Avaliação metabólica analisa riscos de formação de cálculos renais

28 maio, 2018

O cálculo renal, conhecido popularmente como “pedra nos rins”, tem como principal sintoma uma dor muito forte, além de poder causar inúmeros problemas urinários, sendo o pior deles a perda do funcionamento dos rins.

Os rins filtram todo o sangue do nosso corpo, retirando o excesso de substâncias que podem nos fazer mal, eliminando-as na forma de urina. As pedras dos rins se formam quando existe um desequilíbrio nos eletrólitos presentes na urina, e alguns pacientes possuem um problema que permite que esses desequilíbrios ocorram mais facilmente, formando cálculos repetidas vezes.

Para descobrir se o paciente possui risco de formar novos cálculos, o médico realiza a avaliação metabólica, através de exames de sangue e urina. O objetivo é identificar se existe alguma alteração que permita que os cálculos se formem repetidas vezes! Dessa forma, é possível tratar essa alteração, diminuindo ou até mesmo impedindo que novos cálculos sejam formados!

Quem tem cálculo renal, não deve deixar de realizar a avaliação metabólica.

Dr. Rafael F. Locali | Urologista | CRM 133874

Sua saúde é preciosa e deve ser bem cuidada! Essa consciência é importante para que você esteja bem para desfrutar momentos felizes ao redor das pessoas que ama. Por isso, sempre procure um profissional capacitado para atendê-lo integralmente. As informações neste site pretendem apoiar e não substituir a consulta médica. Procure sempre uma avaliação pessoal com um médico da sua confiança. Não tenho conflitos de interesse a declarar.