8 de março de 2018

É uma honra cuidar da sua saúde!

Hoje nós comemoramos o dia internacional da mulher, data que deve ser celebrada pelas grandes conquistas obtidas por todas elas ao longo dos séculos. Devemos lembrar que não só nesse dia, mas em todos, é necessário amar, cuidar e acima de tudo respeitar as mulheres que fazem parte de nossas vidas.
2 de março de 2018

Hérnia Inguinal Infantil é mais comum nos meninos!

Nos primeiros anos de vida, é comum que algumas crianças apresentem nódulos na região da virilha, que podem ser uma hérnia inguinal. De cada 20 bebês que nascem, no mínimo um estará propenso a ter esse tipo de hérnia, especialmente os meninos prematuros.
26 de fevereiro de 2018

Retirada do rim por videolaparoscopia. Quais são as vantagens?

O procedimento cirúrgico para remoção do rim ou parte dele é chamada de nefrectomia. A técnica radical remove todo o órgão, já a parcial apenas a parte doente, preservando os tecidos saudáveis.
22 de fevereiro de 2018

O que é bexiga neurogênica na infância?

A bexiga neurogênica é um distúrbio vesico-esfincteriano que pode afetar os portadores de doenças do sistema nervoso central ou periférico. É um problema que ocorre na inervação da bexiga e musculatura do assoalho pélvico, que constitui o esfíncter urinário, fazendo com que eles trabalhem de maneira errada.
8 de fevereiro de 2018

Testosterona: Repor ou não?

A testosterona é o principal hormônio sexual masculino, contudo, pode ser encontrado em menores quantidades nas mulheres. Produzida pelos testícul0s, é responsável pela origem de características sexuais secundárias, como por exemplo o desenvolvimento da massa óssea e musculatura. Possui também um papel importante na disposição e atividade sexual.
2 de fevereiro de 2018

Atividade física favorece funcionamento dos rins

Entre os órgãos mais importantes do corpo humano estão os rins, cujas funções são controlar o volume de água do corpo, filtrar o sangue para retirar as impurezas e produzir hormônios, que auxiliam no controle da pressão arterial, na renovação das células do sangue e na absorção de nutrientes dos alimentos ingeridos.
26 de janeiro de 2018

O que é uma torção de testículo?

A torção do testículo é um problema raro e surge, principalmente, entre jovens com até 25 anos.
22 de janeiro de 2018

Frutas são fortes aliadas contra a impotência sexual!

Acredito que seja de conhecimento de todos que manter hábitos saudáveis só trazem benefícios para nossa saúde.
19 de janeiro de 2018

Cuidados urológicos na infância evitam problemas na vida adulta

Muitas pessoas acreditam que os problemas urológicos podem aparecer apenas na vida adulta do homem ou quando ele se tornar idoso. Mas isso não é verdade! Algumas doenças podem aparecer ainda na infância e merecem total atenção, porque uma vez não tratadas podem causar problemas futuros.
19 de janeiro de 2018

Infecção de urina em idosos: os cuidados precisam ser redobrados

Você sabia que a infecção de urina é a doença bacteriana mais comum do Brasil? Pois é. E a infecção não escolhe faixa etária… ela pode afetar desde crianças, como falamos no post do mês passado, até os idosos.
12 de janeiro de 2018

Check-up urológico: comece o ano cuidando da sua saúde!

O ano novo já chegou e você deve estar fazendo muitos planos para 2018, certo? Entre os objetivos para esse ano, cuidar melhor da sua saúde é um deles?
12 de janeiro de 2018

Você sabia que no verão aumentam os casos de pedras no rim?

O verão está chegando. A estação mais aguardada pela maioria das pessoas. Época de férias, sol, praia, piscina e muita diversão.
11 de janeiro de 2018

Dieta rica em proteínas pode prejudicar os rins?

Atualmente, é muito comum ver pessoas que praticam exercícios físicos e cuidam da estética corporal realizarem dieta hiperproteica, aquela que privilegia um consumo maior de proteínas.
11 de janeiro de 2018

Infecção urinária infantil: Atente-se aos sintomas!

Uma das queixas urológicas mais comuns na infância é a infecção urinária, e pode ocorrer até mesmo com recém-nascidos.
11 de janeiro de 2018

6 cuidados necessários para a limpeza da região íntima masculina!

A higiene íntima masculina vai além do apenas enxaguar e ensaboar o órgão genital durante o banho.
24 de novembro de 2017

Pense no presente para viver os melhores momentos no futuro! Previna-se contra o Câncer de Próstata

Depois do outubro rosa, mês de conscientização do câncer de mama, chegou a vez dos homens! Chegamos em novembro, um mês onde tudo fica azul!
24 de novembro de 2017

Problemas sexuais masculinos: Qual médico procurar?

Sabemos que o desempenho sexual está diretamente relacionado a autoestima. Os distúrbios sexuais são muito comuns entre homens e mulheres, mas a boa notícia é que, para a maioria deles, têm tratamento!
8 de novembro de 2017

Enurese noturna, ou o famoso “xixi na cama”. Quando procurar tratamento?

A enurese noturna, popularmente conhecida como “xixi na cama”, é uma condição considerada normal em crianças até os 5 anos, pois até essa fase o mecanismo urinário ainda está em desenvolvimento.
7 de novembro de 2017

O que você precisa saber sobre o Câncer de Bexiga!

O câncer de bexiga está entre os tumores mais comuns que atinge o trato urinário, tanto nos homens quanto nas mulheres. Existem 3 tipos de câncer que se iniciam nas células que revestem a bexiga. O mais frequente é o carcinoma de células transicionais, seguido do carcinoma de células escamosas e adenocarcinoma. O principal fator de risco para o câncer de bexiga é o tabagismo. Fumar aumenta em muitas vezes a chance de desenvolver o câncer, quando comparado àqueles que… CONTINUE LENDO
7 de novembro de 2017

Cistite de repetição. O que fazer??

Embora possuam sintomas similares, cistite e infecção urinária não são sinônimos. A cistite é uma inflamação na bexiga, que pode ser causada por vários fatores. Dentre esses fatores, o mais comum é a infeção do trato urinário (ITU) por uma bactéria. No entanto, existem outras causas de cistite, como a cistite intersticial, glandular, actínica, e outras tantas! Hoje quero falar sobre a cistite causada por uma bactéria, que é a infeção do trato urinário. A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU)… CONTINUE LENDO
20 de outubro de 2017

Alterações da urina que devemos ficar atentos!

Você sabia que a cor da urina pode representar algum problema de saúde? Atente-se a coloração, o cheiro e o aspecto de sua urina. O sistema urinário é responsável pela produção e eliminação da urina, e tem a função de filtrar o sangue e eliminar as impurezas que circulam no organismo. O interessante é que o aspecto e a cor da urina podem nos revelar muitas alterações no nosso corpo. Por isso, precisamos prestar bastante atenção nisso, para que possamos… CONTINUE LENDO
10 de outubro de 2017

Reposição hormonal masculina: Quando devo começar?

Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), 57% dos homens nunca ouviram falar em andropausa e 71% não conhecem seus sintomas. Bom, se você está entre esses números, essa informação é para você. ⤵️ Acontece que, a partir dos 40 anos, se inicia a redução natural e progressiva dos níveis de testosterona. Esse processo ganhou o nome de Andropausa. Com isso, em alguns homens, podem começar a surgir alguns sintomas que indicam a necessidade de reposição hormonal, como desânimo, falta de… CONTINUE LENDO
4 de outubro de 2017

Estenose de JUP em crianças: Procure um urologista pediátrico!

Junção Ureteropiélica, mais conhecida como JUP, é a região que marca a transição entre a pelve renal e o ureter. Infelizmente, em algumas crianças, essa área nasce estreita, o que indica a Estenose de JUP, condição em que ocorre a dificuldade ou até mesmo obstrução da drenagem da urina produzida pelo rim, acarretando em diferentes graus de dilatação renal (hidronefrose). ⤵️ A Estenose de JUP na infância é uma anomalia congênita, e pode ser identificada durante a ultrassonografia pré-natal, na qual… CONTINUE LENDO
27 de setembro de 2017

Conheça os benefícios da cirurgia minimamente invasiva urológica

A medicina está em constante evolução, principalmente na área da cirurgia urológica com as técnicas de cirurgias minimamente invasivas. Com esse tipo de cirurgia, podemos realizar procedimentos sem cortes na pele ou com incisões cutâneas mínimas. 👇 A cirurgia robótica e a videolaparoscopia são alguns exemplos de cirurgias minimamente invasivas. Eu realizo, em meus pacientes, esses procedimentos para tratar diversas doenças, como câncer de próstata ou de rim, hiperplasia prostática benigna, nódulos ou tumores de glândulas adrenais, tratamento dos cálculos renais… CONTINUE LENDO
21 de setembro de 2017

Saiba como identificar sintomas de tumores do trato urinário.

Os órgãos que fazem parte do trato urinário são os rins, ureteres, bexiga e uretra. Qualquer um desses órgãos podem desenvolver câncer, mas um dos mais comuns é o câncer de bexiga. Sabemos que esse câncer tem uma associação muito forte com o tabagismo, pode acometer tanto homens quanto mulheres. Quanto maior a nossa idade, maior a chance de desenvolvermos esse tipo de problema, por isso, consultas regulares com o urologista podem ajudar a identificar precocemente essa doença!  O sinal… CONTINUE LENDO
15 de setembro de 2017

Eu realmente preciso fazer o exame de toque retal?

Infelizmente ainda existe muito preconceito em torno do exame de toque retal. Mas, saiba que ele é um dos melhores métodos para detectar anormalidades na próstata. É importante lembrar que o exame de toque retal não serve somente para nos ajudar a detectar câncer de próstata, mas também serve para avaliar a hiperplasia prostática benigna (próstata grande), prostatites e até abscessos de próstata!Por isso ele é tão valioso. Sempre que detectarmos esses problemas em sua fase inicial o tratamento é… CONTINUE LENDO
12 de setembro de 2017

Conheça os sintomas da Epididimite!

Epididimite é a inflamação do epidídimo, uma estrutura localizado na parte de trás do testículo, que é responsável por armazenar e transportar os espermatozoides. Geralmente, acomete homens com idade entre 19 e 35 anos, porém homens de todas as idades podem ter a doença. De maneira geral, a epididimite é uma infecção bacteriana, e pode ou não correlacionar-se com doenças sexualmente transmissíveis. Manifesta-se com aumento do volume do epidídimo e dor local. Em muitos casos a epididimite acomete o testículo também,… CONTINUE LENDO
6 de setembro de 2017

Já levou o seu filho ao Uropediatra?

Você sabia que os problemas urológicos são muito comuns em bebês e crianças? Além disso, alguns podem ser observados ainda durante a gestação devido às malformações congênitas. 👇 Para evitar danos ou sequelas no futuro, é muito importante levar o seu filho para um check-up com o uropediatra, o urologista que possui um conhecimento especifico para tratar as doenças urológicas próprias dessa faixa etária. Entre as patologias mais comuns nessa fase da vida, podemos destacar: fimose, hipospádias, criptorquidia, refluxo vésico-ureterais, estenoses… CONTINUE LENDO
28 de agosto de 2017

A hidrocele precisa de tratamento?

Alguns homens me procuram no consultório por aumento do volume do escroto. Eles não tem nenhuma dor, mas relatam um grande incômodo relacionado a esse problema. Na maior parte das vezes, ao examinar o paciente, já é possível identificar a doença. A hidrocele é um acúmulo anormal de líquido no interior do escroto, mais especificamente no interior da túnica vaginal. Em pequena quantidade não causa nenhum desconforto, mas em quantidade maior pode causar dor, incômodo ao andar ou até pode… CONTINUE LENDO
23 de agosto de 2017

Conheça os sintomas do câncer de testículo!

Sempre que temos dor, desconforto ou aumento no volume dos testículos ficamos muito preocupados. Muitos homens me procuram com essas queixas, e invariavelmente dizem: “Isso não pode ser câncer?“ O câncer de testículo não é muito frequente e acomete, mais comumente, adultos jovens. Percebemos algo de estranho quando o testículo começa a aumentar de tamanho. Normalmente esse aumento de volume não é acompanhado de dor. A taxa de cura do câncer de testículo é extremamente alta, especialmente quando o diagnóstico… CONTINUE LENDO
17 de agosto de 2017

Saiba quando suspeitar da hipertensão arterial secundária!

Há alguns dias eu atendi um paciente que me perguntou o que era hipertensão secundária. Como é um assunto importante e pouco explicado, resolvi escrever sobre isso hoje, para tentar esclarecer algumas coisas. A hipertensão essencial é uma doença bem comum, e todos nós conhecemos muitas pessoas que tem esse problema. Habitualmente, atinge pessoas mais maduras, sendo bem pouco comum em crianças ou adultos jovens, e normalmente conseguimos controlar com poucos medicamentos. Por outro lado, a hipertensão secundária é causada… CONTINUE LENDO
8 de agosto de 2017

Se eu tiver um cisto no rim, é grave?

É verdade que os cistos de rim causam bastante preocupação nas pessoas. Já perdi o número de vezes em que atendi um paciente aflito por descobrir que tem esse problema. No entanto, na maior parte das vezes, os cistos renais não causam nenhum mal. Na verdade, só descobrimos os cistos porque fazemos exames para investigar outros problemas. Dessa forma, uma vez sabendo desses cistos, basta que nós realizemos um acompanhamento para avaliar se existe crescimento ou não. Por outro lado,… CONTINUE LENDO
5 de agosto de 2017

Doenças da próstata na terceira idade

Hoje gostaria de fazer um alerta sobre alguns problemas bem comuns nos homens que estão na melhor idade: as doenças da próstata. ⤵️ Nos homens mais maduros, a próstata habitualmente aumenta de tamanho, trazendo vários problemas. O mais comum é a hiperplasia prostática benigna (próstata aumentada), seguido pelo câncer de próstata e as infecções da próstata. Por isso, é fundamental o acompanhamento com o urologista, para realizar um check-up, com o intuito de identificar e tratar precocemente esses problemas! Só… CONTINUE LENDO
5 de agosto de 2017

Dilatação dos rins do bebê identificada no pré-natal

Não tem momento de maior expectativa do que realizar o ultrassom no pré-natal. Temos a chance de ver nosso filhinho sendo formado, acompanhando cada passo desse processo maravilhoso e tão esperado. Ficamos tranquilos quando o médico nos fala que está tudo normal, mas muitos temores tomam conta de nós quando alguma coisa anormal é vista. A dilatação dos rins não é um achado muito incomum no ultrassom morfológico, e pode corresponder a alguns problemas do trato urinário, como estenose de… CONTINUE LENDO
2 de agosto de 2017

Atente-se: sangue no esperma pode indicar problemas!

Concordo que a presença de sangue no esperma causa um certo grau de desespero. Já atendi vários pacientes com essa queixa, e, por isso, gostaria de esclarecer alguns pontos importantes. Esse problema se chama hemospermia, e normalmente é uma condição benigna e autolimitada. Isso quer dizer que pode ocorrer uma vez e nunca mais aparecer. Pode ser ocasionada por algum problema inflamatório ou infeccioso, especialmente nos pacientes mais jovens. Por outro lado, nos pacientes mais maduros, a hemospermia precisa ser… CONTINUE LENDO
27 de julho de 2017

Saiba como é diagnosticado o Nódulo na Glândula Adrenal!

Lembro-me muito bem de um paciente que chegou bastante preocupado em meu consultório, trazendo nas mãos um laudo de exame, que dizia que ele tinha um nódulo na adrenal. Ele estava simplesmente desesperado! ⤵️ As glândulas adrenais ficam logo acima dos rins e desempenham funções de extrema importância para o bom funcionamento do nosso corpo. O aparecimento de nódulos nem sempre é uma situação grave. Na verdade, muitas vezes isso não causará nenhum problema. No entanto, é muito importante ser… CONTINUE LENDO
27 de julho de 2017

4 principais doenças que causam dor ao urinar!

Muitos pacientes me procuram com queixa de que estão sentindo ardência ou dor ao urinar. De fato, é uma queixa bastante comum. O nome desse sintoma é disúria, e pode estar presente em diversas doenças. ⚠️⚠️ Mas hoje vou falar um pouco sobre as principais patologias que podem causar dor ao urinar, e precisam de atenção: ⤵️ 1- Infecção do trato urinário: pode afetar a bexiga, a uretra ou, quando mais grave, os rins. É a causa mais frequente de… CONTINUE LENDO
25 de julho de 2017

Conheça os dois tipos mais frequentes de Hérnias

Todos as pessoas conhecem alguém que tem, ou que já foi operado de hérnia na região umbilical ou na região da virilha, também conhecida como região inguinal. De fato, é um problema bem comum e que traz um imenso desconforto, pois podem limitar os movimentos, causar dor e abaulamentos que distorcem nossa imagem, além de poder causar complicações intestinais muito graves. A hérnia, tanto umbilical, quanto inguinal, advém de uma fraqueza da parede abdominal. Dessa forma, essa região mais fraca… CONTINUE LENDO
29 de junho de 2017

Câncer de rim é possível retirar só o tumor?

A neoplasia de rim é uma doença cujo melhor tratamento é a cirurgia. De fato, existem tratamentos com quimioterapia, mas, sem dúvida alguma, os melhores resultados são aqueles em que a cirurgia consegue retirar completamente o tumor.
22 de junho de 2017

Me arrependi da vasectomia. É possível revertê-la?

O desejo de aumentar a família com a vinda dos filhos é maravilhosa. No entanto, alguns casais decidiram, no passado, realizar a cirurgia de vasectomia, pois acreditavam que a chama de ter uma nova criança em casa jamais reacenderia.  
14 de junho de 2017

Salvando vidas, gota a gota.

Anualmente, milhões de pessoas têm as suas vidas salvas graças à doação de sangue. Quando os pacientes tem uma anemia muito severa, sofrem acidentes graves ou mesmo serão submetidos à cirurgias de grande porte, às vezes, é necessário transfundir sangue. Isso garante que nosso corpo continue funcionando bem, e consigamos enfrentar, firmes, a luta do tratamento.
13 de junho de 2017

Hipospádia na criança, saiba como tratar!

O canal da urina é chamado de uretra, enquanto que sua abertura na ponta do pênis é conhecido como meato uretral. Algumas vezes, as criancinhas, tanto meninos quanto meninas, podem nascer com essa abertura fora do lugar correto. Essa condição é chamada de hipospádia, e é muito mais comum nos meninos.
8 de junho de 2017

3 dúvidas mais comuns sobre a vasectomia

A vasectomia é um método extremamente eficaz de esterilização masculina definitiva. Indica-se o procedimento para todo homem com mais de 25 anos, com pelo menos dois filhos, e que não tenha mais desejo reprodutivo A cirurgia é rápida, pouco invasiva e com retorno rápido às atividades. É uma alternativa ao uso de qualquer outro método contraceptivo para as mulheres. Abaixo listei as dúvidas mais comuns sobre o procedimento:
19 de maio de 2017

Você sabe o que é Criptorquidia?

Alguns meninos, infelizmente, nascem com o testículo fora da bolsa testicular (escroto). Essa condição é chamada de criptorquidia, e pode acometer um ou os dois testículos.
9 de maio de 2017

Por que as mulheres também devem ir ao urologista?

A maioria das mulheres, infelizmente, ainda desconhece os benefícios que uma consulta com o urologista pode trazer para a saúde.
27 de abril de 2017

Quando levar as crianças ao urologista?

A saúde das nossas crianças é muito importante, por isso, o acompanhamento regular com os pediatras é fundamental. No entanto, existem algumas situações em que o urologista pediátrico precisa participar desse trabalho.  
7 de abril de 2017

Cuidar da saúde também é coisa de homem

Hoje é comemorado o Dia Mundial de Combate ao Câncer! O intuito é conscientizar a população mundial sobre os exames para a prevenção e controle do câncer. Quanto mais pessoas divulgarem informações sobre o tema, maior será o impacto da campanha. Então, vamos fazer a nossa parte?
6 de abril de 2017

No próximo dia 06 de abril, embarcarei para o Nepal!

No próximo dia 06 de abril, embarcarei para o Nepal! Lá, eu e a Dra. Priscila Matsuoka, vamos participar de um trekking solidário para o Acampamento Base do Everest, com o objetivo de levantar fundos para a reconstrução de escolas destruídas por dois potentes terremotos que há cerca de dois anos atingiram o país.  
30 de março de 2017

Homens de 40 anos ou mais… Atenção!

Medidas preventivas são a prioridade de qualquer profissional de saúde. No entanto, o grande desafio é estimular, no paciente, a importância de auto-cuidado. No caso do urologista, é fundamental que este seja capaz de mostrar, aos homens, necessidade de realizar regularmente seus exames de rotina.
15 de março de 2017

Conheça os benefícios da Postectomia para o seu filho

Muitos pais perguntam-me sobre a fimose e quando eles devem tratar seus filhos. A fimose é uma condição bastante frequente nos meninos. E em alguns casos, é necessário o tratamento cirúrgico para ressecção da parte do prepúcio que está doente. Essa cirurgia chama-se postectomia.
24 de fevereiro de 2017

Saiba mais sobre a importância da vacinação contra o vírus HPV!

   O Ministério da Saúde, na primeira semana de janeiro deste ano, incluiu no calendário vacinal, a vacina de HPV para meninos entre 12 a 13 anos, antes somente oferecidos para meninas.1 Esta faixa-etária, alvo da vacinação, foi pensada para proteger as crianças antes do início da vida sexual.1    O HPV é a doença mais comumente transmitida pelo sexo.2 Estima-se que metade das pessoas sexualmente ativas sejam infectadas pelo papilomavírus durante sua vida. 3  Nos meninos, a estratégia tem… CONTINUE LENDO
25 de janeiro de 2017

Você sabe o que faz um(a) urologista?

Ele é um médico, formado em cirurgia geral e depois especializado em urologia.  Muitos acreditam que é o médico(a) que cuida apenas do homem. Sim, o(a) urologista cuida da saúde geral e faz o check-up dos homens. No entanto, esta especialidade abrange, também, o cuidado de mulheres e crianças. O(a) urologista cuida de problemas relacionados aos rins, ureteres, bexiga, uretra, adrenais, além de testículos, epidídimos e pênis.
12 de julho de 2016

A cirurgia robótica realmente é melhor?

O câncer de próstata é o tumor mais comum no homem, e a cirurgia é uma excelente opção de tratamento definitivo. Os procedimentos minimamente invasivos tem ganhado força, especialmente com o uso da cirurgia robótica, em contraposição à clássica cirurgia aberta para remoção da próstata.
12 de julho de 2016

Dr. Rafael Locali atua como instrutor em cursos de laparoscopia

Nos meses de Abril e Maio de 2015, o Dr. Rafael Fagionato Locali, atuou como instrutor no curso de laparoscopia da FMUSP e do IEP.
12 de fevereiro de 2016

Cirurgia para cálculo renal – Nefrolitotripsia percutânea ou Ureteroscopia flexível? Eis a questão…

Somente os pacientes que tem cálculo renal conseguem descrever o sofrimento e a angústia que essa doença trás. Nunca se sabe quando virá a próxima crise e quanto tempo ela irá durar. Habitualmente, só pensam em se ver livre desse problema. O tipo de tratamento para o cálculo renal varia conforme o tamanho, densidade, localização…às vezes até conforme a sua composição. Na verdade, é uma combinação de medidas nutricionais, comportamentais, medicamentosas e cirúrgicas. Basicamente, existem duas cirurgias para tratamento dos… CONTINUE LENDO
12 de fevereiro de 2016

Posso ter infecção urinária de repetição por conta de um cálculo renal?

Frequentemente observamos homens e mulheres que sofrem com repetidos episódios de infecção urinária (ITU). Definimos ITU recorrente como três ou mais episódios de infecção ao ano, e, apesar de sua relação com o cálculo renal não obstrutivo não ser totalmente clara, é comum observarmos essa associação. Um estudo americano publicado em outubro de 2015 avaliou 120 pacientes com ITU de repetição e cálculo renal assintomático, que foram submetidos à cirurgia para remoção dos cálculos. O objetivo era avaliar como esses… CONTINUE LENDO
WhatsApp Agende pelo Whatsapp