Cirurgia robótica em crianças: como funciona?

Imagem ilustrativa

9 fevereiro, 2023

A redução de complicações e o pós-operatório mais rápido e confortável são alguns dos benefícios da cirurgia robótica

A história da cirurgia robótica se iniciou em 1999 com a criação do primeiro “robô” cirúrgico, o da Vinci®, que só chegou ao Brasil em 2008 e que se expandiu muito rápido: segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), o Brasil é o país que mais faz cirurgia robótica em toda a América Latina.

Porém, a disseminação e o crescimento da técnica no país não ocorreu de forma desorganizada. Esse tipo de procedimento é regulamentado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e só pode ser realizado por profissionais capacitados e com considerável treinamento e experiência.

O que é a cirurgia robótica?

A cirurgia robótica é um procedimento minimamente invasivo, realizado a partir de pequenas incisões (cortes) na pele do paciente, por onde são inseridos equipamentos cirúrgicos e uma câmera que permite que o cirurgião visualize as estruturas internas do corpo em imagem tridimensional.

Como essa técnica apresenta muito mais benefícios para o paciente, a cirurgia robótica em crianças é a preferência de muitos médicos, principalmente porque a recuperação é mais rápida, menos dolorosa e não deixa grandes cicatrizes.

Cirurgias robóticas na urologia em crianças

Na urologia, a cirurgia robótica em crianças também tem crescido rapidamente, pois essa técnica permite uma visão ampla e tridimensional da cavidade abdominal, além de haver menor risco de contaminação e infecção hospitalar. Atualmente, os equipamentos de cirurgia robótica urológica em crianças estão adaptados para os procedimentos pediátricos, principalmente com relação ao tamanho dos instrumentos manuseados.

Uropediatra Dr. Rafael Locali.

Ajudamos você a encontrar a melhor solução para a saúde do seu filho.
Entre em contato e saiba mais.

Agenda sua consulta

Quando é indicada?

Nem todas as cirurgias têm indicação para serem feitas por técnicas minimamente invasivas, principalmente os casos de tumores aderidos ou que envolvam grandes vasos ou estruturas nervosas. Mas, por outro lado, a cirurgia robótica em crianças é a via de acesso preferencial para alguns tratamentos urológicos, tais como:

• Pieloplastia;
  • Reimplante ureteral para correção de refluxo vesicoureteral;
  • Nefrectomias parciais ou radicais;
  • Anastomoses uretero-ureterais;
  • Remoção de tumores do trato urinário.

Enquanto nos métodos tradicionais de cirurgia aberta há maior risco de sangramento, contaminação do campo cirúrgico, pós-operatório com mais dor e recuperação mais lenta, a cirurgia robótica em crianças permite mais controle da área manipulada, além das câmeras aumentarem a imagem sem perder definição, garantindo melhor visualização de todo o procedimento do que nas cirurgias abertas.

Como a cirurgia robótica em crianças é feita?

A cirurgia robótica em crianças é feita com equipamentos adaptados ao uso pediátrico, principalmente com relação ao tamanho dos “braços” robóticos. Para fazer tal procedimento é preciso, também, que o cirurgião seja altamente capacitado em cirurgia robótica e tenha realizado uma grande quantidade de procedimentos sob severa supervisão.

As possíveis complicações da cirurgia robótica em crianças são exatamente as mesmas da cirurgia aberta, como os sangramentos, riscos de lesões em tecidos adjacentes e infecções hospitalares. Caso haja alguma complicação durante o procedimento, toda a equipe está preparada para lidar com a situação e finalizar o procedimento com total segurança.

Assim, a única desvantagem da cirurgia robótica é o custo, principalmente porque o equipamento do robô não é coberto pelos planos de saúde, e, habitualmente, o paciente necessita arcar com esses custos. Porém, dependendo do hospital em que a cirurgia for realizada      não existe ônus para o uso do equipamento, sendo oferecido como cortesia aos pacientes.

Cirurgia robótica em crianças: benefícios

A preferência pela cirurgia robótica em crianças se dá pelos benefícios proporcionados tanto ao paciente quanto à família, visto que há uma diminuição no tempo de permanência hospitalar, quando essa é a via de acesso, e nos riscos de complicações.

Assim, pode-se elencar que os principais benefícios da cirurgia robótica em crianças e adultos, já relatados por estudos diversos, são:

• Menos dor no pós-operatório;
  • Melhor resultado estético;
  • Permite que o cirurgião realize movimentos finos com maior precisão e delicadeza;
  • Menor tempo de hospitalização;
  • Menor risco de infecções e complicações;
  • Retorno mais rápido às atividades normais.

Tire dúvidas ou marque sua consulta para saber mais a respeito com o urologista Dr. Rafael Locali.

Conselho Federal de Medicina

Revista Brasileira de Anestesiologia