Câncer de bexiga: causas, sintomas e tratamentos

Imagem de uma profissional médica e um ilustração de bexiga.

18 outubro, 2023

Hábitos de vida são importantes fatores de risco modificáveis para o câncer de bexiga

A bexiga é um órgão localizado na região pélvica e que desempenha um papel fundamental no sistema urinário, o de armazenar a urina produzida pelos rins antes de ser eliminada do corpo. Porém, esse órgão pode ser acometido por um processo neoplásico e o paciente desenvolver câncer de bexiga, uma condição que afeta cerca de duas vezes mais os homens do que as mulheres segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca).

Tipos de câncer de bexiga

Assim como outros tipos de câncer, na bexiga essa doença pode ser classificada de acordo com a célula que sofreu alteração e que está replicando em excesso. Essa identificação através de um exame anatomopatológico é fundamental para compreender melhor o comportamento da doença e para direcionar o tratamento mais assertivo para o paciente com câncer de bexiga.

Carcinoma de células de transição (Carcinoma Urotelial)

Este é o tipo mais prevalente de câncer de bexiga e origina-se nas células que revestem o interior do órgão, podendo se manifestar de maneira superficial (não invasiva) ou infiltrativa (invasiva).

Carcinoma de células escamosas

Menos comum que o carcinoma de células de transição, esse tipo de câncer de bexiga se origina nas células planas e finas que podem se formar na bexiga após processos infecciosos e inflamatórios crônicos.

Adenocarcinoma

O adenocarcinoma também pode se originar após um longo tempo de lesões irritativas e inflamatórias na bexiga.

Além destes, há outros tumores menos comuns que podem acometer a bexiga, como paragangliomas, rabdomiossarcomas e infiltração tumoral de outros locais, principalmente de tumores ginecológicos e da região colorretal.

Sinais e sintomas do câncer de bexiga

Os sinais e sintomas podem ser bem variados a depender do tipo e do tempo de progressão, além de inespecíficos, ou seja, podem estar presentes em uma série de condições benignas.

Por isso, é importante que, principalmente pessoas com fatores de risco para esse câncer, estejam atentas a alterações do trato urinário, como:

• Sangue na urina, que pode ser visível ou se manifestar como urina escurecida;
  • Dor ou sensação de queimação ao urinar;
  • Necessidade e desejo frequente de urinar, mas sem conseguir;
  • Perda de peso inexplicável;
  • Dor lombar;
  • História de cistites e pielonefrite.

Quais são as causas?

Assim como outras neoplasias, a causa do câncer de bexiga é variável e depende de uma combinação de fatores que aumentam a predisposição de uma pessoa desenvolver a doença.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer, o tabagismo é um dos mais importantes fatores de risco, de tal forma que os pacientes com esse hábito têm três vezes mais chances de desenvolver o câncer de bexiga do que pessoas que nunca fumaram.

Além disso, a idade e a raça — fatores de risco não modificáveis — também colaboram para o quadro epidemiológico, sendo que homens brancos e de idade avançada configuram o grupo com maior probabilidade natural de desenvolver a doença.

Por fim, a exposição prolongada a compostos químicos diversos pode causar danos celulares a longo prazo que junto de outros fatores predisponentes colaboram para o surgimento. As principais substâncias relacionadas com esse quadro são as aminas aromáticas, benzeno, cromatos, fumo, poeira de metais, agrotóxico, óleos, petróleo e outras.

Diagnóstico do câncer de bexiga

Embora nem sempre essa doença seja diagnosticada no início, quanto antes se obter o diagnóstico do câncer de bexiga, melhores são as chances de sucesso do tratamento. Assim, a investigação deve ser detalhada, principalmente em pacientes acima de 50 anos que apresentam sangue visível na urina.

Dentre as opções de exames disponíveis, a urotomografia e a ressonância magnética são excelentes para a avaliação inicial. No entanto, até mesmo um exame de ultrassom já pode mostrar a presença de lesão na bexiga.

Após a identificação do tumor nesses exames, o próximo passo é fazer uma cistoscopia, que é o método mais indicado para confirmar a doença. Caso a cistoscopia seja positiva para câncer de bexiga, o urologista deve realizar, já no mesmo ato, a ressecção do tumor, para saber o tipo histológico e seu grau de invasão.

Tratamento do câncer de bexiga

A abordagem terapêutica do câncer de bexiga depende do estágio e da classificação da doença. Em casos iniciais e de tumores superficiais, a remoção cirúrgica dessa massa pode ser suficiente, mas nos estágios mais avançados (câncer invasivo ou com metástases) pode ser necessário tanto realizar cirurgias mais extensas quanto associar quimioterapia ou radioterapia.

Câncer de bexiga tem cura?

A perspectiva de cura para o câncer de bexiga varia conforme o estágio da doença no momento do diagnóstico e o tipo específico. Os casos diagnosticados precocemente e tratados rapidamente tendem a ter melhores taxas de sucesso no tratamento e, consequentemente, a alcançar a cura.

O câncer de bexiga pode voltar?

Quanto à recorrência, existe a possibilidade de o câncer de bexiga retornar (recidivar) após o tratamento. Por isso, a monitorização contínua após o tratamento com um urologista especializado é essencial para identificar e abordar qualquer recidiva.

Prognóstico do câncer de bexiga

Não é possível afirmar o prognóstico do câncer de bexiga sem antes realizar uma avaliação dos diversos fatores de influência, como:

• Presença de metástases;
  • Tamanho do tumor;
  • Hábitos de vida do paciente;
  • Resposta ao tratamento;
  • Tipo do tumor.

Prevenção do câncer de bexiga

Embora não haja garantias absolutas na prevenção do câncer de bexiga, algumas medidas podem reduzir o risco de desenvolver a doença, como evitar o tabagismo e a exposição a produtos químicos tóxicos, manter uma alimentação saudável, praticar exercícios físicos regularmente e tratar adequadamente doenças agudas, principalmente do trato urinário.

Existem alimentos que previnem o câncer de bexiga?

Embora não haja alimentos específicos que garantam a prevenção do câncer de bexiga, uma dieta equilibrada pode contribuir para a redução do risco, sendo que alimentos ricos em antioxidantes, como frutas vermelhas e vegetais de folhas verdes, legumes e fibras podem ser benéficos devido às suas propriedades protetoras contra danos celulares.

Além disso, a ingestão adequada de líquidos, especialmente água, ajuda a manter a saúde do trato urinário e pode diminuir o risco de câncer de bexiga.

Tire dúvidas ou marque sua consulta para saber mais a respeito com o Urologista Dr. Rafael Locali.

Instituto Nacional do Câncer

Oncoguia