A glândula adrenal desempenha funções de extrema importância para o bom funcionamento do nosso corpo. No entanto, existem algumas situações em que existe a necessidade de sua remoção cirúrgica.

Os nódulos de adrenais, sejam aqueles descobertos incidentalmente em exames de rotina, chamados, por isso, de incidentalomas, ou aqueles que determinam sintomas, merecem ser minuciosamente investigados e tratados.

Existem várias doenças que manifestam-se por meio de nódulos de adrenal, associados ou não à outros sintomas. São elas o hiperaldosteronismo primário, feocromocitomas, carcinomas de adrenal, hiperplasia macronodular, metástases de tumores de outros locais, infecções.

Cada uma dessas condições demanda uma investigação específica, com o intuito de se realizar o melhor tratamento. No entanto, em grande parte das vezes, é necessário realizar a adrenalectomia, ou seja, a remoção da glândula adrenal, habitualmente por videolaparoscopia, gerando menos desconforto para o paciente.

O Dr. Rafael Fagionato Locali é especialista no tratamento das doenças da glândula adrenal, por técnicas minimamente invasivas. Para mais informações agende uma consulta com Dr. Rafael Fagionato Locali.

WhatsApp Agende pelo Whatsapp