O refluxo de urina da bexiga para os ureteres e rins, chamado de refluxo vésico-ureteral, manifesta-se, muitas vezes, por episódios repetidos de infecção do trato urinário. Essas infecções, ao longo do tempo, acabam por causar danos irreversíveis aos rins, culminando com a perda de sua função.

Essa é uma condição que afeta mais comumente crianças, porém, também existe na fase adulta. O tipo de tratamento varia conforme a gravidade do refluxo e o grau de comprometimento da função renal. Dessa forma, as opções terapêuticas variam desde o tratamento profilático com antibiótico para evitar novas infecções, passando pela injeção endoscópica de polímero no meato ureteral, reimplantes ureterais, por via aberta ou videolaparoscópica, e até a nefrectomia, nos casos de perda completa da função renal.

O Dr. Rafael Fagionato Locali é especialista no tratamento clínico e cirúrgico do refluxo vésico-ureteral, por técnicas minimamente invasivas. Para mais informações agende uma consulta com Dr. Rafael Fagionato Locali.

WhatsApp Agende pelo Whatsapp