+55 |11| 5579-9090
+55 |11| 99802-1564
Rua José Antônio Coelho, 801 Térreo - Vila Mariana CEP: 04011-062
Disfunção erétil, como resolver?
23 de abril de 2018
Conheça os tipos de tumores renais e saiba como evita-los
16 de maio de 2018

A hidronefrose é uma doença relativamente comum nas crianças. Consiste na dilatação do sistema urinário (rim e ureteres), podendo ser congênita (hidronefrose fetal) ou adquirida, o que é menos frequente entre os casos. Normalmente o diagnóstico é por meio da ultrassonografia, ainda na gravidez.

As dilatações leves e moderadas podem ser solucionadas sozinhas, antes ou após o nascimento. Já as dilatações maiores podem ser o motivo de infecção urinária e causar danos ao rim, requerendo tratamento rápido, para não causar a perda do funcionamento normal do rim.

Entre as principais causas da hidronefrose fetal persistente após o nascimento estão a estenose de junção ureteropiélica (JUP), refluxo vesicoureteral, estenose da junção ureterovesical, duplicação pieloureteral e válvula de uretra posterior.

Os sintomas podem variar entre os pacientes. Algumas crianças não apresentam qualquer queixa, já outras têm infecção de urina, sangramento na urina, dor abdominal ou lombar.

Esses sinais estão associados ao bloqueio da passagem de urina, que provoca dilatação.

Logo após o nascimento da criança, deve ser realizada a ultrassonografia das vias urinárias para comprovar e verificar o grau da hidronefrose. Algumas crianças necessitam ser

submetidas aos tratamentos, que na maioria das vezes curam a doença.

Dr. Rafael F. Locali | Urologista | CRM 133874

Sua saúde é preciosa e deve ser bem cuidada! Essa consciência é importante para que você esteja bem para desfrutar momentos felizes ao redor das pessoas que ama. Por isso, sempre procure um profissional capacitado para atendê-lo integralmente. As informações neste site pretendem apoiar e não substituir a consulta médica. Procure sempre uma avaliação pessoal com um médico da sua confiança. Não tenho conflitos de interesse a declarar.