Agende sua consulta
Agende uma consultaFale conosco pelo WhatsApp

Qual a melhor idade para desfraldar?

Pai trocando frauda do bebe
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

7 fevereiro, 2022

Idade dependerá dos sinais que a criança dá sobre usar ou não usar mais fralda

Nem sempre é fácil para os pais, principalmente os de primeira viagem, saber qual a melhor idade para desfraldar o bebê. Mas apesar de esta tarefa parecer complexa, o ideal é que ela seja feita de maneira natural, quando a criança se sentir pronta para isso.

Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, esse é um processo que geralmente se inicia a partir de dois anos e meio de idade, mas pode postergar até os três, quatro anos. Isso porque é nessa faixa etária que a criança passa a comandar os esfíncteres (estruturas que controlam a abertura e o fechamento da uretra e do ânus). (Foto com pais com cara de dúvida)

Além de ter em mente a melhor idade para desfraldar, os pais também devem considerar iniciar o processo no período entre a primavera e o verão. Com o clima mais quente, eles se sentem mais à vontade e já usam menos roupas, o que facilita na hora de tirá-las para usar o banheiro.

Vale lembrar que cabe aos pais saber a melhor idade para desfraldar a criança, porque essa tarefa necessita não só do desenvolvimento físico, mas também emocional do pequeno (a).

Isso significa que, além da idade mínima, a criança precisa ter desenvolvido habilidades para poder lidar com o processo de sair das fraldas. Por isso, mais do que estar atento à melhor idade para desfraldar, é preciso que os pais observem atentamente o desenvolvimento da criança como um todo, o que pode ser visto em alguns sinais que a criança transmite. Além disso, ao observar amiguinhos em processo de desfralde, a criança fica estimulada a iniciar esse processo também. Por isso, muitas vezes, o desfralde é realizado nas escolas.

Sinais de que chegou a melhor idade para desfraldar o bebê

Existem alguns sinais que podem ajudar os pais e descobrir qual a melhor idade para desfraldar o pequeno. (COLOCAR ilustração de crianças no penico)

  • A criança faz coco em horários mais ou menos determinados;
  • Faz movimentos que indicam que está evacuando, como ficar parado em um canto, abaixar ou se esconder dos adultos;
  • Fica um intervalo de três a quatro horas seco (o que demonstra que já há um treinamento da bexiga para segurar a urina). Esse controle pode variar de acordo com o processo de desenvolvimento de cada criança;
  • Faz uma grande quantidade de xixi de uma só vez;
  • Já identifica o xixi e o coco, e até fala quando fez um ou outro na fralda. Essa atitude indica que ele já sabe quando é hora de fazer as necessidades. Desse modo, está pronto para usar o banheiro;
  • Já sabe que a ida ao banheiro está vinculada à higiene pessoal, como fazer xixi, coco, lavar as mãos, escovar os dentes, tomar banho;
  • Consegue ficar sentado em uma única posição em um intervalo de 2 a 5 minutos;
  • Consegue abaixar e levantar a calcinha ou a cueca e a calça;
  • Sente-se incomodado quando a fralda fica suja;
  • Mostra interesse em se sentar no vaso sanitário, mesmo que por brincadeira.

Além disso, os pais também podem dar uma ajudinha quando chegar a melhor idade de desfraldar o filho, por exemplo, explicando que ele está ficando grande e que não precisa mais usar fralda, mas que os pais o ajudarão nessa tarefa.

Também vale perguntar se estão com vontade de ir ao banheiro, pois eles não acham importante fazer xixi e precisam se acostumar a prestar atenção e a comunicar esse desejo.

Os pais também podem investir em acessórios como pinico ou redutor de assento para estimular na criança a vontade de tirar as fraldas.

Quando o desfralde diurno estiver concluído, comece o noturno. Evite dar muito líquido para a criança à noite e leve-o ao banheiro antes de se deitar.

Os pais não devem dar bronca na criança caso ela molhe as calças algumas vezes. Ela ainda está aprendendo, e a função dos pais e mães é oferecer suporte para que ela realize essa conquista. Segundo a Sociedade Internacional de Continência Pediátrica, perdas de urina ou fezes até os cinco anos são consideradas normais, pois a criança está passando por um processo de desenvolvimento e aprendizado.

Abandonar as fraldas é uma transição na vida da criança e requer atenção, participação e paciência dos pais ou responsáveis. Por isso, a melhor idade de desfraldar a criança deve ser estabelecida com base em seu comportamento, quando ela consegue comandar seus movimentos e órgãos para realizar suas necessidades. Muitas vezes, contar com a orientação de um uropediatra pode tornar esse processo mais simples e fácil. Caso você precise de orientações, agende sua consulta com o Dr. Rafael Locali.

Fontes:

Unimed

Sociedade Paraibana de Pediatria

Sociedade Brasileira de Pediatria

Dr. Rafal Locali
Dr. Rafael Fagionato Locali
Urologista
CRM 133874
Logo Dr. Rafael Locali
planeta_22 planeta_11 planeta_22 planeta_11menino_footer_blog_interno