Agende uma consultaFale conosco pelo WhatsApp

Testosterona: Repor ou não?

Testosterona: Repor ou não?
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

Testosterona: Repor ou não?

8 fevereiro, 2018

A testosterona é o principal hormônio sexual masculino, contudo, pode ser encontrado em menores quantidades nas mulheres. Produzida pelos testículos, é responsável pela origem de características sexuais secundárias, como por exemplo o desenvolvimento da massa óssea e musculatura. Possui também um papel importante na disposição e atividade sexual.

Os níveis de testosterona tendem a cair conforme o homem vai envelhecendo. Esse declínio começa ao atingir a maturidade, e prossegue com o passar dos anos, contudo, essa velocidade varia para cada caso.

A queda da testosterona causa a diminuição da massa óssea, massa muscular e da força física, além do acúmulo de tecido adiposo, fadiga, tendência à depressão e piora da função sexual.

É considerado que níveis normais de testosterona total para homens adultos variam de 300 a 1000 nanogramas por decilitro de sangue. Contudo, os valores são muito extensos, dificultando a precisão do que seja normal, alto ou baixo para uma pessoa.

A queda de testosterona que gera sintomas como dificuldade de ereção, cansaço, insônia e acúmulo de gordura passou a ser chamada andropausa. Caso essa deficiência seja diagnosticada, o tratamento indicado é a reposição hormonal, que pode ser feita por via oral, injetável e em gel.

Quando houver a suspeita de níveis baixos de testosterona, nunca se deve realizar a reposição hormonal sem ter um diagnóstico médico confirmando a deficiência do hormônio. Converse com o seu médico, peça para que ele explique os benefícios e os riscos associados à reposição da testosterona para o seu caso. Os homens com problemas cardiovasculares, por exemplo, merecem atenção redobrada na sugestão do método.

Consulte um urologista de confiança e converse sobre isso, caso esteja sentindo alguns dos sintomas.

Que saber mais? Agende o seu horário, terei o prazer em ajudar.

Dr. Rafael F. Locali | Urologista | CRM 133874

É isso.
Sua saúde é preciosa e deve ser bem cuidada! Essa consciência é importante para que você esteja bem para desfrutar momentos felizes ao redor das pessoas que ama. Por isso, sempre procure um profissional capacitado para atendê-lo integralmente. As informações neste site pretendem apoiar e não substituir a consulta médica. Procure sempre uma avaliação pessoal com um médico da sua confiança. Não tenho conflitos de interesse a declarar.

Dr. Rafal Locali
Dr. Rafael Fagionato Locali
Urologista
CRM 133874
Logo Dr. Rafael Locali

Ao clicar em enviar os dados, você concorda com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE

planeta_22 planeta_11 planeta_22 planeta_11 menino_footer_blog_interno