Você sabia que a infecção de urina é a doença bacteriana mais comum do Brasil?
Pois é. E a infecção não escolhe faixa etária… ela pode afetar desde crianças, como falamos no post do mês passado, até os idosos. A infecção de urina em idosos, pode trazer algumas complicações, por isso os cuidados devem ser redobrados nessa fase da vida.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia, a partir dos 65 anos, 10% dos homens e 20% das mulheres sofrem com a infecção de urina. Após os 80 anos, os números dobram para os dois grupos.
Com o avançar da idade, nosso sistema imunológico tende a enfraquecer, fator que contribui para a infecção aparecer. Além disso, existem algumas doenças que podem favorecer o surgimento de infecção de urina, como o diabetes mellitus.
Em alguns casos por estar acamado, o idoso pode não apresentar sintomas de que está com uma infecção de urina. Por isso, é muito importante que exista o acompanhamento médico frequente e esteja atento a detalhes, como alteração da cor e odor da urina, sonolência e diminuição da quantidade de urina.
É isso.
Sua saúde é preciosa e deve ser bem cuidada! Essa consciência é importante para que você esteja bem para desfrutar momentos felizes ao redor das pessoas que ama.
Por isso, sempre procure um profissional capacitado para atendê-lo integralmente. As informações neste site pretendem apoiar e não substituir a consulta médica. Procure sempre uma avaliação pessoal com um médico da sua confiança.
Dr Rafael F Locali
Urologista
CRM 133874