Agende uma consultaFale conosco pelo WhatsApp

Urologista Rafael Locali

Urologista Rafael Locali

Dr. Rafael Fagionato Locali

CRM 133.874 / RQE 607564

Urologista especialista em crianças e cirurgias robóticas, o Dr. Rafael Locali é formado pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp-EPM). Após realizar residência nas áreas de Cirurgia Geral, Urologia e Transplante Renal na Universidade de São Paulo (USP), o médico aperfeiçoou seus conhecimentos na área de Urologia Pediátrica por meio de um programa de Observership no Children´s Hospital da Harvard Medical School, Estados Unidos.

O especialista Dr. Rafael Locali também possui treinamento específico em cirurgias avançadas, bem como tratamentos minimamente invasivos para câncer urológico e demais doenças complexas que afetam o sistema urinário. A atuação profissional do urologista Dr. Rafael Locali, portanto, destaca-se principalmente por sua aprofundada capacitação para oferecer procedimentos pouco invasivos para corrigir doenças e malformações urológicas. Além de ter realizado residência médica de Urologia em um dos centros universitários mais conceituados da América Latina (USP), capacitou-se em outros grandes centros de treinamento em cirurgia laparoscópica urológica avançada no IRCAD-Barreto e realizou sua capacitação em cirurgia robótica no Centro de Treinamento de Cirurgia Robótica em Bogotá, recebendo a certificação de Console Surgeon.

O Dr. Rafael Locali tem um olhar bastante especial para o cuidado com as crianças e bebês. Ele consegue ver o mundo por meio dos olhos delas, de modo a reduzir o medo e receio das crianças durante o exame físico e procedimentos cirúrgicos. Bastante atencioso e cuidadoso, passa aos pais extrema confiança e assertividade na indicação de tratamentos aos seus pacientes. Esse diferencial de ser um médico bastante humano, faz com que o processo de tratamento de doenças urológicas complexas seja mais suave e tranquilo aos pacientes e seus familiares.

Atualmente, além de atender em consultas particulares, o urologista atua na seleta equipe especializada em Urologia Pediátrica do Hospital Municipal Infantil Menino Jesus, que se dedica ao atendimento de crianças com doenças urológicas complexas do Brasil inteiro. O profissional também é membro da Sociedade Brasileira de Urologia e atua ativamente para a disseminação do conhecimento científico em âmbito nacional e internacional, acumulando em seu currículo diversas premiações e artigos publicados.

planeta_22 planeta_11

Resumo

Formado na Escola Paulista de Medicina - Universidade Federal de São Paulo

Residência Médica de Cirurgia Geral na Universidade de São Paulo

Residência Médica de Urologia na Universidade de São Paulo

Especialização em Transplante Renal na Universidade de São Paulo

Fellowship em urologia pediátrica na Harvard Medical School - Childrens Hospital, Boston - EUA

Fellowship em Oncologia urológica e cirurgia robótica na Cornell University - Presbyterian New York Hospital, New York - EUA

Médico da equipe de Transplante Renal da Disciplina de Urologia do Hospital das Clínicas da USP

Médico do grupo de Litíase Renal do Hospital de Transplantes do Estado de SP - Euryclides de J. Zerbini/Brigadeiro

Médico do Corpo Clínico do Hospital Sírio-Libanês

A Clínica

O Dr. Rafael se preocupa com o bem-estar e conforto de seus pacientes. Localizada na Vila Mariana, em São Paulo, a clínica do Espaço Médico Descomplicado oferece:

  • Atendimento humanizado;
  • Estacionamento terceirizado coberto com manobrista;
  • Acessibilidade completa;
  • Brinquedoteca para seus filhos.

Acompanhamento domiciliar: Um outro diferencial disponibilizado pelo Dr. Rafael Locali aos seus pacientes é a possibilidade de um acompanhamento domiciliar para aqueles que possuem mobilidade reduzida, além de acompanhá-los em eventuais internações.

Imagem galeria 1
Imagem galeria 2
Imagem galeria 3
Imagem galeria 4

Hospitais de atuação

Urologista infantil: entenda o que faz este especialista

A urologia pediátrica é uma especialidade que se se dedica ao estudo, diagnóstico e tratamento de problemas e alterações do aparelho urinário e dos genitais de bebês, crianças e adolescentes de ambos os sexos (meninos e meninas). O urologista infantil, portanto, cuida de estruturas como rins, uretra, ureteres, glândula adrenal (suprarrenal) e bexiga de meninos e meninas com idade entre 0 e 18 anos, além de órgãos do sistema reprodutor como pênis, testículos, próstata, vesícula seminal e vagina.

O urologista pediátrico acompanha o desenvolvimento do sistema genitourinário dos pacientes, identificando alterações congênitas (de nascimento), disfunções urológicas e malformações dos aparelhos urinário e genital. O especialista também pode auxiliar os pais no que diz respeito à criação de hábitos saudáveis, sobretudo em relação à higienização íntima, desfralde e xixi na cama, de modo a prevenir doenças e garantir a qualidade de vida dos pacientes.

Um profissional capacitado e humano como Dr. Rafael Locali faz com esses processos sejam mais tranquilos e suaves para paciente e toda família.

Dr. Rafael Locali: urologista pediátrico

O urologista pediátrico Dr. Rafael Locali é um profissional altamente capacitado a realizar o diagnóstico e acompanhamento clínico e cirúrgico de doenças urológicas que afetam crianças e bebês, realizando procedimentos minimamente invasivos para o tratamento dessas doenças. Possui aprofundado conhecimento e experiência em cirurgias robóticas, um tipo de intervenção menos traumático para o paciente e que traz diversas vantagens ao processo de recuperação.

Urologista_Rafael_Locali

Entre os principais procedimentos cirúrgicos realizados pelo urologista, é possível destacar:

  • Cirurgia de fimose: corrige o excesso de pele que recobre a região da cabeça do pênis;
  • Cirurgia de criptorquidia: trata uma condição em que um ou ambos os testículos não descem corretamente até a bolsa testicular. A cirurgia reposiciona os testículos na bolsa testicular, evitando prejuízos na função e produção de espermatozoides e hormônios;
  • Pieloplastia: procedimento desobstrutivo que trata o estreitamento da ligação entre a pelve renal e o ureter, uma condição que atrapalha o fluxo urinário. Este procedimento pode ser realizado por via laparoscópica ou robótica;
  • Cirurgia de incontinência urinária: visa solucionar quadros de perda involuntária de urina;
  • Cirurgia de hipospádia: corrige malformação congênita caracterizada pela localização inadequada do orifício por onde sai a urina.

Além disso, o urologista pediátrico trata de diversas outras enfermidades que podem afetar os órgãos que compõem o sistema urinário das crianças, tais como:

  • Cálculos renais infantis;
  • Refluxos vesicoureterais;
  • Hidronefroses ou dilatação dos rins e ureteres;
  • Estenose da junção ureteropiélica (JUP);
  • Infecção urinária de repetição;
  • Tumores renais;
  • Traumas ou torções testiculares;
  • Disfunções miccionais;
  • Bexiga neurogênica;
  • Desordens do desenvolvimento sexual;
  • Varicocele;
  • Hérnia inguinal;
  • E muito mais.

O especialista também cuida de problemas diagnosticados no pré-natal, tais como rins dilatados e alterações de bexiga identificados no ultrassom obstétrico. Dr. Rafael Locali orienta a gestante sobre a gravidade do problema e repercussões clínicas a serem enfrentadas pelo bebê ao nascer.

Como é o trabalho do urologista infantil?

O Dr. Rafael Locali preza pelo cuidado atencioso com o paciente, sempre adequando sua postura e linguagem para que crianças e pais se sintam acolhidos e compreendidos. Sempre que possível, o urologista tenta trazer leveza e ludicidade às consultas, aliando momentos de descontração ao profissionalismo, oferecendo assim atendimento qualificado e caloroso.

Para garantir que suas consultas sejam personalizadas e humanizadas, o Dr. Rafael tem como princípio entender quem seu paciente realmente é: o que inclui conhecer as particularidades e necessidades da criança, bem como as principais preocupações de seus pais. Uma vez que seus pacientes são um público bastante delicado e específico, o urologista prefere ser muito detalhista em suas conversas no consultório.

É importante destacar que os pais ou adulto referência cumprem um papel fundamental quando o assunto é manutenção da saúde e bem-estar dos pacientes pediátricos, e a parceria entre os responsáveis e o especialista é essencial para o sucesso dos tratamentos. A comunicação adequada entre médico e pais é muito importante para a identificação dos problemas urológicos e realização do tratamento mais adequado.

Cirurgia robótica na urologia

Uma das especialidades do Dr. Rafael Locali é a execução de cirurgias robóticas, um procedimento minimamente invasivo que é realizado com auxílio de um robô controlado pelo urologista. Este dispositivo de última geração é equipado com instrumentos cirúrgicos e uma câmera de alta resolução, que são inseridos no corpo do paciente através de pequenas incisões laparoscópicas.

Por ter caráter minimamente invasivo, a cirurgia robótica traz diversas vantagens para o tratamento de doenças urológicas na pediatria, sobretudo no que está relacionado à rápida recuperação do paciente. Uma vez que as crianças têm necessidades específicas e menor paciência para se submeter a tratamentos prolongados, este tipo de intervenção é considerado ideal para este público.

Outros benefícios importantes da cirurgia robótica que merecem ser destacados são a redução do risco de infecção, menor tempo de internação, rápida recuperação pós-operatória, menor dor no pós-operatório, sangramento mínimo e melhor resultado estético ao paciente. Com essas características, a cirurgia tende a ser menos traumática para a criança que, dependendo da idade em que for submetida à cirurgia, nem se lembrará dela.

Para conhecer melhor o trabalho do Dr. Rafael Locali, entre em contato e agende uma consulta com o urologista.

Onde o Dr. Rafael Locali realiza suas cirurgias infantis?

Para realização de cirurgias em crianças e bebês é preciso que o hospital tenha estrutura e equipamentos adequados para realização esses procedimentos cirúrgicos, assim com enfermeiros e profissionais de saúde acostumados com o cuidado infantil. O Dr. Rafael Locali realiza procedimentos cirúrgicos nas crianças nos seguintes hospitais:

  • Hospital Sírio Libanês;
  • Hospital Israelita Albert Einstein;
  • Hospital Nove de Julho;
  • Hospital Santa Catarina;
  • Hospital São Luiz — Unidade Itaim;
  • Hospital Samaritano;
  • Hospital Infantil Sabará.

Como é a cirurgia com Dr. Rafael Locali?

Para garantir que a cirurgia seja realizada de forma personalizada e humanizada, o Dr. Rafael Locali tem como princípio entender quem seu paciente realmente é: o que inclui conhecer as particularidades e necessidades da criança, bem como as principais preocupações de seus pais. Uma vez que seus pacientes são um público bastante delicado e específico, o urologista prefere ser muito detalhista em suas conversas no consultório. Com uma cuidadosa anamnese e exame físico, assim como exames laboratoriais e de imagem, o Dr. Rafael Locali consegue:

Urologista_Rafael_Locali_02

  • Avaliar a real necessidade de operar;
  • Explicar as técnicas cirúrgicas;
  • Orientar as alternativas ao tratamento cirúrgico;
  • Explicar as complicações inerentes aos procedimentos (lembrando que nenhuma cirurgia é isenta de riscos);
  • Orientar sobre tempo de internação e recuperação;
  • Escolher o hospital que comporta a cirurgia;
  • Explicar os cuidados pré e pós-operatórios.

É importante destacar que os pais ou adulto referência cumprem um papel fundamental em todo esse processo. Além disso, quando o assunto é manutenção da saúde e bem-estar dos pacientes pediátricos, a parceria entre os responsáveis e o especialista é essencial para o sucesso do tratamento. A comunicação adequada entre médico e pais é muito importante para a identificação dos problemas urológicos e realização do tratamento mais apropriado.

Como funciona o reembolso médico nas cirurgias?

  • Os pacientes que possuem convênio médico, normalmente, têm todos os custos hospitalares relacionados à internação, desde os equipamentos e materiais cirúrgicos, até as medicações empregadas, totalmente cobertos pelo convênio. Dessa forma, em geral, não existe nenhum custo ao paciente em relação ao hospital.
  • Por outro lado, os honorários da equipe médica (cirurgião, auxiliares, anestesista e instrumentador) habitualmente não são, automaticamente, cobertos pelo convênio, exceto nos casos em que a equipe é contratada do plano de saúde. No entanto, praticamente todos os convênios oferecem um benefício aos seus segurados, que é a possibilidade de reembolso parcial, ou total, dos custos dispendidos com os honorários da equipe médica. De fato, o valor reembolsado depende do tipo de plano contratado, ou seja, dentro de um mesmo convênio, existem planos com reembolsos maiores e menores.
  • Dessa forma, é possível sabermos o valor que será reembolsado antes de fazermos a cirurgia. Para tanto, a equipe do Dr. Rafael Locali elabora um relatório de prévia de reembolso, para o paciente enviar ao convênio. Nesse relatório é colocado todo o histórico do paciente para justificar o procedimento cirúrgico, assim como os códigos de cada procedimento, hospital e data em que será realizada a cirurgia, assim como os valores dos honorários médicos da equipe. Além disso, é muito importante anexar junto a esse relatório os resultados dos exames que o paciente fez, e, em alguns casos, até o termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE), assinado pelo próprio paciente ou seu responsável, para que o convênio dê seu parecer.
  • Após um prazo particular de cada convênio, é emitida uma resposta, que é direcionada ao paciente, contendo os valores que serão reembolsados para o procedimento solicitado. É válido ressaltar que esse parecer, normalmente, tem validade de 30 dias, de maneira que é melhor solicitar a prévia do reembolso próximo à data da cirurgia, para não se deparar com surpresas quanto ao valor reembolsado.
  • Em seguida, após a realização da cirurgia e acerto dos honorários de toda a equipe, o Dr. Rafael Locali elabora um relatório detalhado de tudo o que foi realizado, descrevendo a cirurgia e a evolução intra e pós-operatória. Esse relatório deve ser enviado ao convênio, juntamente com as notas/recibos que cada membro da equipe emite em nome do paciente, referente ao acerto dos honorários. Após um período específico de cada convênio, ocorrerá o reembolso diretamente na conta bancária apontada pelo paciente.

Agende sua consulta com o
Uropediatra Dr. Rafael Locali.

Ajudamos você a encontrar a melhor solução para a saúde do seu filho.
Entre em contato e saiba mais.

(11) 99802-1564