Agende uma consultaFale conosco pelo WhatsApp

Urologista infantil

Urologista_infantilDr. Rafael Locali é urologista infantil que realiza cirurgia robótica e oferece atendimento personalizado e cuidadoso a recém-nascidos, crianças e adolescentes

O urologista infantil é um profissional que se responsabiliza por diagnosticar e tratar problemas do aparelho urinário e dos órgãos genitais de pacientes de ambos os sexos. Este especialista está apto a identificar malformações congênitas (de nascimento), disfunções urológicas e doenças que acometem estruturas como rins, uretra, próstata, glândulas adrenais (suprarrenal), pênis, vagina, testículos, ureteres e bexiga, indicando a melhor abordagem terapêutica para garantir a saúde dos pacientes.

O médico uropediatra Rafael Locali também acompanha o desenvolvimento do sistema urinário de recém-nascidos, prezando pela sua qualidade de vida e manutenção do funcionamento adequado do trato urinário como um todo. É essencial que as enfermidades urológicas sejam identificadas precocemente e tratadas de maneira adequada, evitando assim quadros mais graves, como insuficiência renal. Em geral, grande parte dos problemas urológicos das crianças são identificados ainda durante o pré-natal, com o ultrassom obstétrico.

Qual a importância da uropediatria?

O urologista infantil acompanha e avalia o desenvolvimento do sistema genitourinário de bebês, crianças e adolescentes, identificando alterações significativas e auxiliando os pais que desejam adotar hábitos saudáveis que favorecem a prevenção de doenças urológicas em geral. Trata-se de um profissional de atuação essencial para garantir uma vida saudável, evitando o desenvolvimento de doenças graves no futuro.

Algumas das principais doenças que são tratadas pelo uropediatra são:

  • Fimose;
  • Criptorquidia (testículos não descidos);
  • Hipospádia;
  • Obstrução e estreitamento ureterais;
  • Hidronefroses
  • Estenose de JUP
  • Refluxo vesico-ureteral;
  • Infecção urinária de repetição;
  • Epispádia;
  • Disfunções miccionais;
  • Incontinência urinária;
  • Desordens do desenvolvimento sexual;
  • Traumas ou torções testiculares;
  • Tumores renais;
  • Pedra nos rins;
  • Hérnia inguinal;
  • Hérnia umbilical;

Quando procurar um urologista infantil?

Urologista_infantil_2Não há uma idade ideal e nem momento específico para se consultar com um especialista da área, mas é fundamental que toda criança tenha sua saúde regularmente acompanhada por um médico pediatra. Este é o profissional que vai observar o desenvolvimento individual do paciente, avaliando suas condições gerais de saúde e fazendo encaminhamentos específicos sempre que necessário.

A recomendação para a consulta com um urologista infantil será feita sempre que for identificada alguma alteração no sistema urinário da criança. Os pais ou responsáveis pelo paciente também podem optar por procurar diretamente o uropediatra, caso notem alguma alteração urológica ou genital nos pequenos, tais como incômodo ao urinar, infecções urinárias de repetição, jato urinário alterado, enurese (xixi na cama), incontinência urinária ou mudanças anatômicas significativas.

O urologista infantil também pode ser procurado por pais que desejam receber orientação específica a respeito da saúde urológica da criança. Nestes casos, o especialista poderá avaliar o desenvolvimento do sistema genitourinário do paciente e fornecer informações valiosas no que diz respeito à correta higienização das partes íntimas, desfralde bem como outros cuidados que podem ser incluídos na rotina para ajudar na prevenção de doenças urológicas.

Dr. Rafael Locali: urologista infantil

Formado pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp-EPM), o Dr. Rafael Locali fez residência médica nas áreas de Cirurgia Geral, Urologia e Transplante Renal na Universidade de São Paulo (USP). Em seguida, o médico realizou Observership no hospital infantil Children´s Hospital da Harvard Medical School, Estados Unidos.

A formação do urologista infantil Dr. Rafael Locali também inclui aperfeiçoamentos específicos em cirurgia urológica avançada, procedimentos minimamente invasivos para o tratamento de cânceres urológicos e cirurgia robótica. Dessa forma, o especialista está altamente capacitado para dedicar-se ao cuidado de doenças urológicas complexas por meio de técnicas pouco invasivas. Realizou seu treinamento em cirurgia laparoscópica urológica avançada no IRCAD-Barretos e sua capacitação em cirurgia robótica no Centro de Treinamento em Cirurgia Robótica em Bogotá, recebendo a certificação de Console Surgeon. Atualmente, é médico do seleto Grupo de Urologia Infantil do Hospital Municipal Menino Jesus, tratando de casos urológicos complexos de todo o Brasil e investindo na formação da próxima geração de urologistas. Além disso, é médico da retaguarda do Hospital Sírio-Libanês.

Além disso, O Dr. Rafael Locali preza por um atendimento humanizado do seu paciente, sempre adequando sua postura e linguagem para que crianças e familiares se sintam acolhidos e compreendidos. Sempre que possível, o urologista tenta trazer leveza e ludicidade às consultas, aliando momentos de descontração ao profissionalismo, oferecendo assim atendimento qualificado e caloroso.

Atualmente, o Dr. Rafael Locali destaca-se por realizar cirurgias robóticas em crianças — um tipo de procedimento que pode trazer inúmeras vantagens para o processo de recuperação, mas demanda bastante conhecimento e especialização por parte do cirurgião. Alguns dos principais procedimentos realizados pelo urologista infantil são:

Cirurgia de fimose

Intervenção que retira a parte inelástica da pele do prepúcio, juntamente com seu excesso, permitindo a exposição da glande (cabeça do pênis). A fimose é uma alteração que pode causar desconforto para urinar, aumento de infecções locais e dificuldades de higienização. Dr. Rafael Locali tem a preocupação em realizar a técnica cirúrgica com muito esmero, focando, principalmente, na funcionalidade e estética do pênis da criança ou bebê.

Cirurgia de criptorquidia (Testículos não-descidos)

A criptorquidia é uma condição caracterizada pela ausência de um ou ambos os testículos na bolsa testicular. Este é um problema que pode trazer complicações relacionadas à fertilidade, produção hormonal, torção testicular, risco aumentado de transformação maligna (câncer) e desenvolvimento de hérnias, e deve ser devidamente acompanhado por um urologista infantil.

O tratamento cirúrgico dessa condição depende de:

  • Localização do testículo não-descido;
  • Tamanho do testículo não-descido;
  • Fluxo sanguíneo no testículo não-descido;
  • Cirurgias prévias;
  • Idade da criança;

Pieloplastia

Indicada para restabelecer o fluxo urinário de pacientes com estreitamento da junção pieloureteral, a pieloplastia é uma cirurgia desobstrutiva que visa prevenir complicações como disfunção e falência renal. O procedimento consiste na remoção da porção que apresenta estreitamento e reconstrução da ligação entre ureter e a pelve renal rim. Este procedimento pode ser realizado por via laparoscópica ou robótica.

Cirurgia de incontinência urinária

Visa a tratar a perda involuntária de urina, um distúrbio que pode afetar meninos e meninas de todas as idades e causar grande desconforto, bem como transtornos relacionados à autoestima e qualidade de vida. Em crianças, em geral, a perda urinária relaciona-se à falta de maturidade do controle neurológico da micção. No entanto, em pacientes com doenças neurológicas medulares, como a mielomeningocele, a incontinência urinária por incompetência esfincteriana grave, pode, eventualmente, ser tratada cirurgicamente, com a colocação de esfíncteres artificiais ou slings aponeuróticos, associados ou não à ampliação vesical. Além disso, em casos de hiperatividade vesical refratária ao tratamento medicamentoso, existe a opção de aplicação de toxina botulínica na bexiga, para controle das perdas urinárias. Esses procedimentos reestabelecem a continência vesical e por conseguinte, melhora a qualidade de vida da criança.

Cirurgia de hipospadia

Este é um procedimento que corrige uma malformação congênita na qual o paciente apresenta uma série de alterações genitais, das quais a mais característica é a localização inadequada do orifício por onde sai a urina. O objetivo da cirurgia é proporcionar melhoria funcional e estética ao paciente, restabelecendo o jato urinário e evitando deformações penianas.

Cirurgia robótica: entenda o que é

O urologista infantil Dr. Rafael Locali é especializado na execução de cirurgia robótica urológica em crianças, uma intervenção realizada com auxílio de um robô equipado com uma câmera de alta resolução e pinças especiais, que garantem um movimento muito delicado e preciso. É importante frisar que não é o robô que faz a cirurgia, mas sim o cirurgião. O equipamento simplesmente reproduz os movimentos do cirurgião, minimizando tremores e garantindo uma amplitude de movimento extraordinária. Além do Dr. Rafael Locali, uma equipe formada por cirurgiões auxiliares, instrumentador e anestesista especializado em crianças ficam em campo para auxiliar o cirurgião principal no procedimento cirúrgico.

Os instrumentos cirúrgicos e a câmera são inseridos no paciente através de pequenas incisões, caracterizando este tipo de intervenção como minimamente invasiva. Esta é uma metodologia que possui diversas vantagens em comparação à cirurgia aberta, tais como:

  • Menor sangramento;
  • Rápida recuperação pós-operatória;
  • Redução do risco de infecção;
  • Menor tempo de internação;
  • Melhor resultado estético, com cicatriz discreta.

Esta é uma metodologia cirúrgica muito importante para o trabalho de um urologista infantil, uma vez que crianças tendem a ter menos paciência para longos processos de recuperação pós-operatórios. Os benefícios proporcionados pela cirurgia robótica ajudam a minimizar muitos desconfortos, favorecendo a recuperação do paciente.

Para saber mais sobre o trabalho do uropediatra Dr. Rafael Locali, entre em contato e agende uma consulta com o especialista.

Equipe Anestésica especializada

A anestesia para cirurgia em crianças e, principalmente, bebês tem muitas peculiaridades, e, por isso, requer uma equipe anestésica especializada, visando a garantir a segurança e bem-estar dos pacientes. O urologista infantil Dr. Rafael Locali conta com uma equipe anestésica com grande expertise para anestesia de crianças e bebês, aliando técnica e um atendimento humanizado. Eles garantem que haja:

  • Indução anestésica pouco traumática para a criança;
  • Tranquilidade aos pais, por serem disponíveis para conversas a respeito da anestesia dias antes da cirurgia, explicando todo o passo-a-passo do que será realizado;
  • Controle da dor no intra e pós-operatório;
  • Segurança do procedimento anestésico;
  • Despertar seguro da anestesia;
  • Tudo para que a cirurgia e recuperação do seu(a) filho(a) seja o mais tranquilo possível!

Fontes:

Portal da Urologia;

Instituto de Cirurgia Robótica

planeta_22 planeta_11 planeta_22 planeta_11

Agende sua consulta com o
Uropediatra Dr. Rafael Locali.

Ajudamos você a encontrar a melhor solução para a saúde do seu filho.
Entre em contato e saiba mais.

(11) 99802-1564