Atendimento Vila Mariana - SP

Agende uma consulta Fale conosco pelo WhatsApp

Cirurgia robótica para reimplante ureteral

Médico no controle de aparelho de cirurgia robótica
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

5 novembro, 2025

Técnica cirúrgica tem se mostrado uma das melhores opções no tratamento de diversas condições urológicas

O reimplante ureteral é um procedimento cirúrgico utilizado para corrigir alterações na junção entre o ureter e a bexiga. Nos últimos anos, uma das técnicas que vêm se destacando como uma forma segura e eficaz de tratamento é a cirurgia robótica para reimplante ureteral. O texto a seguir aborda em detalhes este procedimento.

Qual o objetivo do reimplante ureteral?

O reimplante ureteral é um procedimento cirúrgico realizado para corrigir a posição de um ou ambos os ureteres, tubos que transportam a urina dos rins para a bexiga. Este procedimento é normalmente realizado para tratar o refluxo vesicoureteral, uma condição em que a urina flui de volta da bexiga para os rins, podendo causar danos renais e infecções, mas pode receber ainda outras indicações.

Logo Dr. Rafael Locali

Saiba se o reimplante de ureter é indicado para o caso do seu filho!

Em que casos o reimplante ureteral é indicado?

As principais indicações para o reimplante ureteral incluem:

  • Refluxo vesicoureteral;
  • Estenose ureteral;
  • Obstrução ureteral;
  • Lesões traumáticas;
  • Complicações pós-cirúrgicas que envolvam a junção do ureter com a bexiga;
  • Anomalias congênitas como síndrome de ureter duplex ou ureterocele.

Cirurgia robótica para reimplante ureteral: como é feita?

A cirurgia robótica para reimplante ureteral envolve o uso de tecnologia robótica minimamente invasiva para fazer pequenas incisões no abdômen, por onde são inseridos os instrumentos necessários para o procedimento e uma microcâmera. Durante a cirurgia, o cirurgião remove qualquer parte doente do ureter e o reimplanta, fixando a conexão com a bexiga.

O cirurgião controla o robô de dentro da sala de cirurgia. Os braços robóticos reproduzem os movimentos das mãos do cirurgião, garantindo precisão, delicadeza e ampla liberdade de execução.

Após a cirurgia robótica para reimplante ureteral é comum o uso de um cateter temporário, que será retirado após a cicatrização.

Pós-operatório e recuperação da cirurgia robótica

O pós-operatório da cirurgia robótica para reimplante ureteral costuma ser mais confortável do que em outras técnicas cirúrgicas, por se tratar de uma técnica minimamente invasiva. Sintomas como dor leve ou desconforto ao urinar podem ocorrer nos primeiros dias.

O tempo de internação costuma ser de aproximadamente 24 horas – mas pode variar, dependendo da complexidade da cirurgia. Após a alta hospitalar da cirurgia robótica para reimplante ureteral, com a criança em casa, os pais devem se atentar para alguns cuidados, como:

  • Manter as incisões limpas e secas;
  • Manter a criança em repouso nas primeiras semanas;
  • Evitar que a criança pratique atividades físicas intensas, assim como brincadeiras agitadas que possam causar algum impacto na região operada;
  • Manter a criança bem hidratada;
  • Seguir corretamente o uso dos medicamentos prescritos

Vantagens da cirurgia robótica para reimplante ureteral

A cirurgia robótica para reimplante ureteral oferece uma série de benefícios quando comparada às técnicas convencionais (cirurgia aberta e laparoscopia). Entre eles, destacam-se:

  • Incisões menores, o que resulta em menos dor e melhor resultado estético;
  • Recuperação mais rápida;
  • Menor tempo de internação;
  • Menor risco de sangramento e infecções;
  • Menor uso de medicações;
  • Maior ergonomia para o cirurgião, o que reduz a fadiga e melhora o desempenho, especialmente em cirurgias longas

Diferença entre a cirurgia robótica e métodos tradicionais

A principal diferença entre a cirurgia robótica para reimplante ureteral e os métodos tradicionais (aberta ou laparoscópica) está na tecnologia utilizada. Enquanto a cirurgia aberta exige uma incisão maior e maior tempo de recuperação, a cirurgia robótica combina os benefícios da laparoscopia com maior precisão e controle dos movimentos, proporcionando assim os benefícios citados anteriormente.

É possível que o refluxo volte após a cirurgia?

As taxas de sucesso da cirurgia robótica para reimplante ureteral costumam ser altas, no entanto, existe uma chance, ainda que pequena, do refluxo urinário retornar, principalmente se houver alterações anatômicas persistentes. Por isso, o paciente deve fazer acompanhamento pós-operatório e exames de imagem para avaliar a eficácia da cirurgia.

Qual médico realiza a cirurgia robótica para reimplante ureteral?

A cirurgia robótica para reimplante ureteral é realizada por urologistas pediátricos especializados em cirurgia robótica. Esses profissionais possuem treinamento específico em técnicas minimamente invasivas, garantindo maior segurança e resultados mais favoráveis no procedimento.

 

Fontes:

Dr. Rafael Locali

PubMed

Sociedade Brasileira de Urologia

Dr. Rafal Locali
Dr. Rafael Fagionato Locali
Urologista
CRM 133874
Logo Dr. Rafael Locali
planeta_22 planeta_11 planeta_22 planeta_11menino_footer_blog_interno