Agende sua consulta
Agende uma consulta Fale conosco pelo WhatsApp

Especialista em hipospádia

Médico especialista em hipospádia
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

12 setembro, 2024

A cirurgia de correção de hipospádia deve ser feita até os dois anos de idade

A hipospádia é uma condição congênita que, segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), afeta 1 a cada 300 meninos nascidos vivos. Nesses pacientes, o meato uretral está localizado na região ventral do pênis e, como essa condição pode se manifestar de formas diferentes, é importante que um especialista em hipospádia avalie o paciente para, junto da família, definir a melhor conduta e tratamento.

Logo Dr. Rafael Locali

Quero agendar com um especialista em hipospádia!

O que é hipospádia?

A hipospádia é uma malformação congênita do pênis, em que a abertura da uretra não está localizada na ponta do órgão, mas em algum ponto ao longo do seu eixo inferior. Além disso, alguns pacientes podem ter também uma curvatura peniana ventral aumentada e uma má distribuição do prepúcio.

Assim, após o diagnóstico, o especialista em hipospádia pode classificar o quadro de acordo com a posição da abertura uretral. Existem várias formas de classificar a hipospádia, mas habitualmente se classifica de acordo com o posicionamento do meato:

  • Glandar: meato se encontra na base da glande, o que torna o diagnóstico mais difícil para um não especialista;
  • Coronal: meato está na coroa da glande;
  • Subcoronal: meato está logo abaixo da coroa da glande;
  • Peniana distal: meato está no corpo do pênis, mais próximo da glande;
  • Médio-peniana: meato está exatamente no meio da haste peniana;
  • Penoscrotal: meato está entre o pênis e o escroto;
  • Escrotal: meato está no escroto;
  • Perineal: quando o meato uretral se abre no períneo, região posterior ao escroto.

O papel do especialista em hipospádia

O médico especialista em hipospádia é o urologista pediátrico, profissional que tem formação e experiência no diagnóstico e tratamento dessa condição, garantindo um acompanhamento personalizado para cada caso e opções de tratamento individualizadas. Junto disso, o profissional deve garantir que os familiares compreendam o que é a hipospádia e quais os benefícios da abordagem por ele proposta, além de estar preparado para lidar com os anseios e dúvidas dos pais.

Vale destacar, também, que o monitoramento após a cirurgia é fundamental para garantir uma recuperação adequada e identificar possíveis complicações. Por isso, um urologista pediátrico deve sempre estar pronto para atender as preocupações dos pais, mesmo em horários não comerciais.

Logo Dr. Rafael Locali

Consulte-se com o Dr. Rafael Locali: especialista em hipospádia!

Quando procurar um médico especialista em hipospádia?

Na avaliação do recém-nascido, ainda na sala de parto, o pediatra deve fazer um exame físico completo, buscando identificar anomalias anatômicas. Assim, se nesse momento o menino for diagnosticado com hipospádia, é preciso que os familiares procurem um urologista pediátrico para avaliar o grau e planejar o tratamento.

Porém, há casos em que o bebê tem alta da maternidade sem ter sido diagnosticado. Nesses casos, sempre que os pais notarem alguma alteração no pênis ou dificuldade de micção, é preciso procurar um especialista em hipospádia.

Como é feito o diagnóstico da hipospádia?

O diagnóstico é realizado pelo especialista em hipospádia através de um exame físico detalhado, que deve incluir avaliação do prepúcio, da curvatura peniana e busca ativa dos testículos. Caso alguma outra alteração seja identificada, como a criptorquidia, outros diagnósticos devem ser realizados.

Quais são as opções de tratamento?

Segundo a SBU, o tratamento para a hipospádia é a correção cirúrgica, que deve ser feita entre 6 meses e 2 anos de idade. Assim, após o diagnóstico inicial, o especialista em hipospádia deve reavaliar o paciente em 6 a 12 meses para planejar, de fato, a cirurgia. Em alguns casos, pode ser necessário prescrever hormônio – intramuscular ou pomada – para aumentar o pênis e facilitar o procedimento em si.

Com relação à cirurgia de hipospádia, existem diversas abordagens que podem ser escolhidas de acordo com a experiência do médico e as características anatômicas do pênis. Porém, é importante que os pais estejam cientes que o método de escolha só será definido no centro cirúrgico, após sedação e avaliação completa da condição.

Vantagens de se consultar com um especialista em hipospádia

Consultar um especialista em hipospádia oferece diversas vantagens, como:

  • Tratamento personalizado;
  • Acesso a técnicas cirúrgicas modernas;
  • Acompanhamento de longo prazo e suporte contínuo;
  • Uso dos melhores materiais cirúrgicos, incluindo fio de sutura adequado para um melhor resultado estético;
  • Acesso a hospitais altamente equipados;
  • Acesso a anestesistas especializados em crianças.

Portanto, não hesite em procurar um especialista em hipospádia, como o Dr. Rafael Locali, para uma avaliação detalhada e um plano de tratamento adequado.

Entre em contato e agende uma consulta.

 

Fonte:

Manual de Uropediatria – SBU

Dr. Rafal Locali
Dr. Rafael Fagionato Locali
Urologista
CRM 133874
Logo Dr. Rafael Locali
planeta_22 planeta_11 planeta_22 planeta_11menino_footer_blog_interno