Hidronefrose na criança: causas e sintomas

Imagem ilustrativa

14 janeiro, 2024

As causas da hidronefrose na criança, na sua maioria, se associam a malformações do sistema urinário

A hidronefrose na criança é uma condição que causa uma dilatação dos rins, mais especificamente da região chamada de “pelve” e que, se não for tratada, pode levar a uma atrofia do órgão e perda da função renal. Essa condição pode ser identificada durante o pré-natal ou após o nascimento, sendo que em 48% dos casos tem resolução espontânea, ou seja, trata-se de um quadro transitório ou apenas de uma variação da normalidade (pelve extra-renal).

Descubra opções de tratamento seguras e eficazes para garantir o bem-estar do seu filho!

Sintomas comuns da hidronefrose na criança

Os sintomas da hidronefrose na criança podem variar de acordo com o grau de comprometimento dos rins, e por isso é essencial que os pais saibam quais são os principais sinais que podem indicar o acometimento por essa condição ou que indiquem alteração na evolução do quadro.

Dor abdominal ou nas costas

Devido à localização dos rins na região lombar, é comum que qualquer processo que cause a inflamação do órgão e/ou dilatação de sua cápsula – como a hidronefrose – gere dor nas costas e, às vezes, no abdômen. No entanto, em processos crônicos de hidronefrose, normalmente, não existe essa queixa de dor. Esse é o cenário mais comum nas crianças, em que grandes hidronefroses, geralmente, não provocam dor.

Inchaço abdominal

Quando o rim aumenta de volume devido ao acúmulo de urina, ganhando grandes proporções, é possível visualizar e até sentir um abaulamento no abdômen da criança. Esse sinal representa uma situação de gravidade e deve ser prontamente diferenciado de outras doenças que podem ter esse mesmo sinal clínico, como tumores abdominais.

Infecções do trato urinário

Um dos fatores que predispõem às infecções de trato urinário é a estase urinária, ou seja, a urina que permanece parada ou movimenta-se lentamente permite que as bactérias se reproduzam e provoquem infecção. Assim, como a hidronefrose na criança, normalmente, é concomitante a uma obstrução de vias urinárias que impede ou dificulta a eliminação de urina, as infecções urinárias recorrentes devem sempre ser cuidadosamente investigadas.

Causas da hidronefrose na criança

Diversos fatores podem desencadear a hidronefrose na criança, e compreender a origem desse quadro é de grande importância para o acompanhamento do paciente e para que o tratamento seja eficaz. Nesse sentido, vale destacar que as principais causas são:

• Estenose da junção ureteropélvica (estenose de JUP), que corresponde a mais de 40% dos quadros;
  • Refluxo vesicouretral (RVU);
  • Megaureter obstrutivo;
  • Megaureter não-obstrutivo e não-refluxivo;
  • Válvula de uretra posterior (VUP);
  • Rim multicístico displásico (RMD).

Na Clínica do Dr. Rafael Locali o atendimento humanizado e de qualidade é a nossa prioridade. Agende uma consulta!

Como é realizado o diagnóstico?

O diagnóstico preciso da hidronefrose na criança é crucial para um plano de tratamento bem-sucedido, que em grande parte das vezes consiste em acalmar os pais e manter um acompanhamento periódico com o uropediatra para avaliar a possibilidade de resolução espontânea.

Durante o pré-natal, o diagnóstico da hidronefrose na criança é feito através das ultrassonografias. Assim, nos casos em que a hidronefrose é identificada ainda na vida intrauterina, é fundamental que nas primeiras 48 horas de vida do bebê seja realizado um ultrassom para confirmar o diagnóstico e, se possível, identificar também a causa do quadro.

Da mesma forma, é através de exames de imagem, como o ultrassom de rins e vias urinárias, que é possível diagnosticar de forma segura a hidronefrose na criança maior que apresente algum dos sintomas já citados.

Tratamento da hidronefrose em crianças

Na maior parte das vezes em que a hidronefrose na criança é diagnosticada durante o pré-natal, em praticamente todas as situações, não há qualquer necessidade de tratamento cirúrgico ainda durante a gestação, pois a condição pode ser transitória e ter resolução espontânea, ou, nos casos em que se observa piora da hidronefrose ao longo da gestação, o tratamento deve ser iniciado somente após o nascimento. De qualquer forma, toda hidronefrose identificada ao longo da gestação deve ser seguida em conjunto com o uropediatra, pois, em alguns casos, especialmente nos pacientes com válvula de uretra posterior (VUP), o tratamento deve ser iniciado logo após o nascimento.

Quem realiza o tratamento de hidronefrose na criança?

O tratamento especializado da hidronefrose na criança requer a expertise de um uropediatra capacitado e especializado, como o Dr. Rafael Locali, que se destaca como referência na área.

Tire dúvidas ou marque sua consulta para saber mais a respeito com o Urologista Dr. Rafael Locali.

Jornal Brasileiro de Nefrologia

UpToDate