Agende sua consulta
Agende uma consultaFale conosco pelo WhatsApp

Ureteroscopia flexível: tratamento de cálculo urinário infantil

Imagem ilustrativa
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

10 junho, 2024

A ureteroscopia é um dos principais tratamentos para cálculos renais ou ureterais na criança

Diversos distúrbios metabólicos, heranças genéticas e alterações anatômicas podem levar à formação de cálculo urinário nas crianças, o que demanda conhecimento e experiência do urologista para tratar adequadamente essa condição. Nesse sentido, a ureteroscopia flexível é uma opção segura e altamente eficaz de tratamento para cálculos urinários em crianças.

Logo Dr. Rafael Locali

Consulte um urologista pediátrico no caso de cálculo urinário em crianças.

O que é a ureteroscopia flexível?

A ureteroscopia flexível é um procedimento endoscópico cujo objetivo é fragmentar e remover cálculos localizados nos rins ou no terço superior do ureter de maneira segura e pouco invasiva. Assim, visto que essa abordagem não demanda incisões ou cirurgia, ela tem sido uma das opções mais empregadas para o tratamento do cálculo renal infantil.

Como é feita a ureteroscopia flexível?

Para realizar a ureteroscopia flexível, o urologista deve inserir o equipamento pela uretra do paciente, progredindo pela bexiga e ureter até localizar o cálculo. Uma vez localizado, o cálculo é fragmentado a partir da emissão de energia externa (laser), e seus pedaços são coletados em uma “cesta” do ureteroscópio para então serem removidos.

Ureteroscopia flexível para tratamento de cálculo urinário infantil

A ureteroscopia flexível é uma opção muito empregada para o tratamento dos cálculos urinários em crianças, pois permite ao urologista realizar uma intervenção precisa e delicada, minimizando o risco de complicações e acelerando a recuperação do paciente pediátrico. Assim, o procedimento é indicado para as crianças nos seguintes casos:

  • Cálculos múltiplos;
  • Localização anatômica desfavorável;
  • Pacientes com coagulopatias;
  • Falha terapêutica de outras técnicas, normalmente litotripsia extracorpórea por ondas de choque (LECO).

Benefícios da ureteroscopia flexível

Tal como qualquer procedimento minimamente invasivo, a ureteroscopia flexível é um tratamento altamente seguro para o paciente, pois não requer incisões, tem menor risco de lesão ao trato urinário e de sangramento, bem como causa menos dor às crianças e uma recuperação mais rápida.

Vale citar também que, dentre todos os equipamentos que fragmentam cálculos renais (os chamados litotritores), o ureteroscópio flexível é o que produz os menores fragmentos, além de permitir o tratamento de cálculos com qualquer composição química.

Logo Dr. Rafael Locali

Para saber qual o tratamento mais adequado, agende uma consulta.

Cuidados com o pós-operatório

Após realizar a ureteroscopia flexível, em determinados casos, pode ser necessário que a criança faça alguns exames laboratoriais antes de ir para casa, como hemograma e análise de urina. Além disso, é fundamental que após a alta os pais sigam as orientações médicas para garantir uma recuperação adequada e prevenir complicações ao paciente, sendo que os principais cuidados necessários são:

  • Repouso;
  • Hidratação;
  • Manter a dieta padrão, sem restrições;
  • Analgesia conforme necessário;
  • Retorno às consultas de acompanhamento.

Por fim, é preciso ter atenção especial com sinais de infecção urinária após o procedimento, como febre, dor abdominal ou lombar que não passa com medicações e sangramento urinário em grande quantidade, principalmente nos casos mais complexos em que a inserção de um cateter duplo J se faz necessária.

Como é a recuperação da ureteroscopia flexível?

A recuperação da ureteroscopia flexível em crianças costuma ser rápida e raramente apresenta complicações ou necessidade de internação prolongada, sendo que a maioria dos pacientes tem alta em 24 horas e pode retornar às suas atividades normais dentro de alguns dias após o procedimento.

Porém, é importante lembrar que o tempo de recuperação pode variar de acordo com a complexidade do caso e a resposta individual do paciente.

Entre em contato com o Dr. Rafael Locali e tire todas as dúvidas sobre o procedimento.

Fontes:

URO ABC

Ministério da Saúde

Hospital Albert Einstein

Dr. Rafal Locali
Dr. Rafael Fagionato Locali
Urologista
CRM 133874
Logo Dr. Rafael Locali
planeta_22 planeta_11 planeta_22 planeta_11menino_footer_blog_interno