Higiene íntima masculina: como fazer e qual a sua importância?

Imagem ilustrativa

14 maio, 2024

Uma higiene íntima adequada pode reduzir os riscos de o homem desenvolver câncer de pênis

A higiene íntima masculina é muito mais do que uma prática voltada à estética e aos hábitos sociais e sexuais, devendo, portanto, ser encarada como forma de prevenção contra importantes doenças urogenitais. Afinal, segundo o Ministério da Saúde, uma higiene íntima adequada reduz os riscos de o homem adquirir infecções agudas e doenças graves, incluindo o câncer de pênis.

Dessa forma, é importante que desde o nascimento do menino, os pais sejam adequadamente orientados quanto à higiene íntima masculina para que se torne um hábito e seja repassado ao menino durante seu desenvolvimento. Além disso, o acompanhamento com um urologista deve ser estimulado desde a infância para ajudar na prevenção contra as mais diversas doenças e para desenvolver, no homem, a preocupação e o cuidado com a própria saúde.

Faça o acompanhamento da saúde íntima do seu filho com um uropediatra qualificado!

Cuidados com a higiene íntima masculina

Os cuidados com a higiene íntima masculina incluem tanto a higienização adequada dos órgãos genitais quanto o hábito de identificar alterações e lesões de pele que possam indicar doenças ou condições tratáveis.

Limpeza diária

A adequada higienização da região genital masculina é necessária para evitar o acúmulo de sujeira ao longo do dia, o que pode criar um meio ideal para que bactérias e fungos se reproduzam e causem infecções urogenitais. Assim, principalmente os homens que ficam fora de casa a maior parte do dia precisam ter cuidados extras com a higienização.

Lavagem e secagem

Durante o banho, o homem deve optar pelo uso de sabonetes neutros, pois ajudam a manter o equilíbrio do pH genital além de evitar irritações em locais mais sensíveis. Além disso, é essencial secar completamente a região para evitar a proliferação de fungos, microrganismos que encontram no meio úmido o ambiente ideal para crescer e se reproduzir.

Troca frequente de roupas íntimas

Utilizar roupas íntimas limpas e secas também faz parte da higiene íntima masculina, principalmente após o banho e a prática de exercícios físicos extenuantes. Além disso, sempre que possível deve-se preferir cuecas mais largas e feitas de tecido não-sintético, como o algodão, que reduzem a umidade local.

Prevenção contra doenças sexualmente transmissíveis

Além da orientação de utilizar preservativo em qualquer relação para prevenir a transmissão de doenças, é essencial que após as relações sexuais o pênis seja adequadamente lavado e secado, bem como todos os meninos devem ser vacinados contra o HPV.

Qual a importância da higiene íntima masculina?

O papel e importância da higiene íntima masculina vão além do cuidado estético com a região genital e da prevenção do mau odor. Afinal, pacientes com higiene precária são mais propensos a desenvolver:

• Infecções de trato urinário;
  • Infecções sexuais de diferentes gravidades;
  • Câncer de pênis;
  • Inflamação na glande (balanite);
  • Transmissão de doenças infecciosas.

Marque sua consulta para saber mais a respeito com o urologista Dr. Rafael Locali!

Higiene íntima x câncer de pênis

Segundo o Ministério da Saúde, o câncer de pênis é uma condição maligna que representa aproximadamente 2% de todos os tipos de câncer que afetam os homens, mas que pode levar a complicações funcionais importantes, como a amputação do órgão. Assim, embora essa doença tenha diversos fatores de risco associados, já se sabe que há uma importante relação entre o câncer de pênis e uma higiene íntima masculina inadequada.

Além disso, é válido ressaltar que, segundo o Ministério da Saúde, os seguintes fatores aumentam o risco de desenvolvimento do câncer de pênis:

• Baixas condições socioeconômicas;
  • Baixa instrução escolar;
  • Higiene íntima inadequada;
  • Estreitamento do prepúcio;
  • Infecção pelo papilomavírus humano (HPV).

Consequências da higiene íntima masculina precária

A negligência com a higiene íntima masculina pode predispor a uma série de complicações à saúde do homem, incluindo infecções urinárias recorrentes, dermatites, doenças sexualmente transmissíveis, balanopostite (inflamação da glande e do prepúcio) e até mesmo o desenvolvimento de câncer de pênis. Portanto, manter uma rotina de higiene íntima adequada com acompanhamento médico especializado e periódico são medidas fundamentais para prevenir uma série de doenças e melhorar a saúde e a qualidade de vida dos homens.

Ministério da Saúde;

Dráuzio Varella;