Agende uma consultaFale conosco pelo WhatsApp

O distúrbio androgênico do envelhecimento masculino pode trazer sintomas psicológicos. Saiba o que é!

O distúrbio androgênico do envelhecimento masculino pode trazer sintomas psicológicos. Saiba o que é!
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

O distúrbio androgênico do envelhecimento masculino pode trazer sintomas psicológicos. Saiba o que é!

6 abril, 2018

Os níveis de testosterona usualmente são reduzidos de acordo com o avanço da idade. Cerca de 25% dos homens maduros têm de leve a moderada deficiência desse hormônio.

A testosterona afeta a função sexual, humor, massa muscular, regulação dos lipídios, formação óssea, produção de células vermelhas do sangue e na função imunológica. Com o envelhecimento do homem, esse hormônio tende a diminuir, contribuindo para uma piora da saúde em geral.

A Deficiência Androgênica do Envelhecimento Masculino (DAEM) difere da menopausa em muitos aspectos: Não ocorre em todos os homens que envelhecem, raramente apresenta sintomas típicos e não se manifesta em uma faixa etária estreita. Isso torna o diagnóstico mais complicado.

Alterações de humor, cansaço, sensação de perda de energia, redução da libido são sinais percebidos.

O tratamento dessa deficiência é importante para evitar doenças e elevar a qualidade de vida no envelhecimento. É importante refletir que os anos passam para todos, por isso, devemos pensar na velhice enquanto ainda somos jovens, pois é nessa fase que podemos fazer escolhas adequadas que refletirão futuramente. Se tivermos opções saudáveis, colheremos bons frutos.

Hábitos diários saudáveis ajudam no envelhecimento com saúde. Alimentação adequada e exercícios físicos regulares auxiliam homens e mulheres a chegar a velhice com vigor. Evitar hábitos nocivos como o tabagismo e o consumo excessivo de álcool também é uma boa escolha.

A reposição hormonal não deve ser vista como a única opção para o resgate da juventude. Além disso, deve ser feita com critérios baseados na necessidade de cada paciente, desde que exista a ausência de contraindicações.

Homens que fazem reposição hormonal precisam ser acompanhados por um urologista de confiança, para avaliar a eficácia dos tratamentos por meio de exames, além de monitorar efeitos adversos.

Dr. Rafael F. Locali | Urologista | CRM 133874

É isso.
Sua saúde é preciosa e deve ser bem cuidada! Essa consciência é importante para que você esteja bem para desfrutar momentos felizes ao redor das pessoas que ama. Por isso, sempre procure um profissional capacitado para atendê-lo integralmente. As informações neste site pretendem apoiar e não substituir a consulta médica. Procure sempre uma avaliação pessoal com um médico da sua confiança. Não tenho conflitos de interesse a declarar.

Dr. Rafal Locali
Dr. Rafael Fagionato Locali
Urologista
CRM 133874
Logo Dr. Rafael Locali

Ao clicar em enviar os dados, você concorda com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE

planeta_22 planeta_11 planeta_22 planeta_11 menino_footer_blog_interno