O que é bexiga neurogênica na infância?

O que é bexiga neurogênica na infância?

22 fevereiro, 2018

A bexiga neurogênica é um distúrbio vesico-esfincteriano que pode afetar os portadores de doenças do sistema nervoso central ou periférico. É um problema que ocorre na inervação da bexiga e musculatura do assoalho pélvico, que constitui o esfíncter urinário, fazendo com que eles trabalhem de maneira errada.

Pode decorrer de doenças congênitas da coluna vertebral e medula, traumas medulares, tumores, mielites, além de neuropatias congênitas e adquiridas. Nas crianças, a maior parte dos casos de bexiga neurogênica tem origem devido a doenças neurológicas congênitas.

Quase sempre a patologia envolve alterações na função do armazenamento ou esvaziamento da urina. Os sintomas possuem características individualizadas para cada criança, sendo muito variável. Geralmente, a incontinência urinária é o primeiro sinal.

Para avaliar o paciente e realizar o diagnóstico correto, é preciso uma análise clínica, por meio do histórico da criança e exames físicos minuciosos. Os detalhes sobre como foi a transição das fraldas para o autocontrole também são importantes.

O tratamento da bexiga neurogênica precisa ser iniciado após o diagnóstico para a prevenção de lesões nos rins. Pode ser realizado por meio do cateterismo vesical intermitente, anticolinérgicos e antibióticos. A cirurgia também é uma opção aos que não apresentam avanços com os tratamentos.

Dr. Rafael F. Locali |Urologista Infantil| CRM 133874

Sua saúde é preciosa e deve ser bem cuidada! Essa consciência é importante para que você esteja bem para desfrutar momentos felizes ao redor das pessoas que ama. Por isso, sempre procure um profissional capacitado para atendê-lo integralmente. As informações neste site pretendem apoiar e não substituir a consulta médica. Procure sempre uma avaliação pessoal com um médico da sua confiança. Não tenho conflitos de interesse a declarar.

planeta_22 planeta_11 planeta_22 planeta_11 menino_footer_blog_interno