O que é bexiga neurogênica na infância?

Imagem ilustrativa de criança sentada no vaso sanitário

7 março, 2024

Incontinência urinária e infecções de repetição são sinais que merecem uma investigação especializada

Embora o ato de urinar pareça algo simples e banal, na verdade é uma função bastante complexa do corpo humano e que envolve, principalmente, os comandos do sistema nervoso central e suas conexões periféricas. Assim, existem condições – a maioria delas presentes ao nascimento – que podem causar bexiga neurogênica na infância e gerar complicações à saúde da criança e a necessidade de adaptações na rotina para uma boa qualidade de vida.

A saúde do seu filho em boas mãos: conheça nossas opções de tratamento para bexiga neurogênica na infância.

O que é bexiga neurogênica na infância?

Quando a criança sofre de alguma disfunção do sistema nervoso que afeta o controle da bexiga, diz-se que é um quadro de bexiga neurogênica na infância. Assim, por ser uma condição que afeta a contração e/ou o relaxamento da bexiga – um órgão muscular – praticamente todos esses pacientes apresentam incontinência urinária, independente da causa neurológica de base.

Ou seja, de forma simplicaficada, na bexiga neurogênica na infância as crianças encontram dificuldade para controlar o esvaziamento da bexiga devido a problemas na “comunicação” entre o cérebro e esse órgão, o que impacta significativamente sua qualidade de vida e de suas famílias. Além disso, crianças com bexiga neurogênica estão mais predispostas a ter complicações decorrentes da estase urinária, como infecções de trato urinário e a formação de cálculos.

Quais são as principais causas?

A bexiga neurogênica na infância pode ter várias causas, sendo as mais comuns relacionadas a questões congênitas, ou seja, doenças que já nascem com a criança. A seguir, estão as principais etiologias desse quadro.

Lesões na medula espinhal

As lesões na medula espinhal, sejam elas traumáticas ou por defeito de fechamento embrionário, representam mais de 90% das causas de bexiga neurogênica na infância, segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria. Isso porque as lesões na medula espinhal podem interferir na transmissão adequada dos sinais nervosos entre o cérebro e a bexiga, levando a problemas de controle urinário.

Mielomeningocele

A mielomeningocele é uma malformação congênita da medula espinhal que ocorre durante o desenvolvimento fetal, de tal forma que quando a criança nasce, parte da medula espinhal e das meninges protetoras estão expostas. Esse quadro representa 85% das causas relacionadas à lesão medular e pode causar danos significativos ao sistema nervoso, resultando em bexiga neurogênica.

Paralisia cerebral

A paralisia cerebral é uma condição neuromotora – não associada a danos diretos à medula espinhal – que também afeta o controle muscular, podendo causar disfunções em diversos órgãos, tal como a bexiga neurogênica na infância. Porém, por haver comprometimentos neurológicos diversos, os cuidados nessa criança devem ser feitos exclusivamente pelos pais e cuidadores durante toda a vida.

Outras condições neurológicas

Além das condições mencionadas acima, outras patologias neurológicas, como espinha bífida, tumores e malformações anorretais podem contribuir para o desenvolvimento da bexiga neurogênica na infância.

Sintomas da bexiga neurogênica na infância

Os sintomas da bexiga neurogênica em crianças podem variar, mas geralmente incluem dificuldade em controlar a micção, causando incontinência urinária e/ou esvaziamento incompleto da bexiga. Consequentemente, as crianças com essa condição enfrentam consequências do quadro, como infecções de urina frequentes e, em casos mais graves, insuficiência renal.

Na Clínica do Dr. Rafael Locali o atendimento humanizado e de qualidade é a nossa prioridade. Agende uma consulta!

Como é realizado o diagnóstico?

O diagnóstico da bexiga neurogênica na infância envolve uma avaliação do uropediatra, que durante a consulta vai avaliar o histórico médico, fazer um exame físico específico e solicitar exames que ajudem na elucidação diagnóstica, como:

• Tomografia computadorizada e ressonância magnética para buscar lesões na medula espinhal;
  • Ultrassonografia de rins e vias urinárias;
  • Uretrocistografia miccional;
  • Estudo urodinâmico.

Tratamentos para bexiga neurogênica na infância

O tratamento da bexiga neurogênica em crianças depende da gravidade dos sintomas e das causas subjacentes, sendo que diferentes abordagens podem ser utilizadas, muitas vezes em combinação, para proporcionar alívio e melhorar a qualidade de vida desses pacientes.

Medicamentoso

O tratamento medicamentoso para a bexiga neurogênica na infância visa a controlar os principais sintomas, como incontinência urinária e espasmos da bexiga, através de medicações anticolinérgicas que ajudam a relaxar a bexiga e melhorar o controle urinário.

Cateterismo Intermitente

Em alguns casos, é necessário realizar o cateterismo limpo intermitente, uma técnica em que a bexiga é esvaziada regularmente por meio da introdução de um cateter na uretra. Isso ajuda a prevenir a retenção urinária, a reduzir o risco de infecções do trato urinário e a preservar a função do trato urinário superior.

Cirurgia

Em situações mais complexas em que o tratamento medicamentoso não proporciona o resultado alcançado, a cirurgia pode ser considerada para aumento da capacidade da bexiga, tratamento da incontinência urinária, criação de vias de cateterismo mais confortáveis para a criança ou simplesmente otimizar a drenagem de urina da bexiga, ureter ou mesmo pelve renal.

Dessa forma, vê-se que a bexiga neurogênica na infância trata-se de uma condição cujo tratamento é desafiador e que requer uma abordagem multidisciplinar para oferecer a melhor qualidade de vida possível para a criança e toda a família. Assim, crianças com história de malformações medulares ou com dificuldade em controlar a urina devem ser avaliadas por um urologista pediátrico experiente.

Tire dúvidas ou marque sua consulta para saber mais a respeito com o Urologista Dr. Rafael Locali.

Sociedade Brasileira de Pediatria

Associação Médica Brasileira