Entenda como é feita essa cirurgia e descubra qual médico faz a cirurgia de fimose
A fimose é uma condição na qual o prepúcio, a pele que cobre a cabeça do pênis (glande), não pode ser retraído completamente, impedindo a exposição da glande. Essa situação é comum em bebês e crianças pequenas.
No entanto, em alguns casos a fimose pode persistir até a adolescência ou a fase adulta, podendo causar dor ou desconforto ao tentar retrair o prepúcio, infecções frequentes devido à dificuldade de higienizar a área corretamente, dificuldade para urinar e dor durante a relação sexual. Esses casos demandam intervenção médica para evitar complicações.
O tratamento da fimose pode gerar inúmeras dúvidas entre os pais e até mesmo no paciente, sendo que uma das principais delas é: “Qual médico faz a cirurgia de fimose?”. Saiba a resposta para essa e outras questões a seguir!
Quero agendar uma consulta com um cirurgião de fimose!
Índice
Quando a cirurgia de fimose é indicada?
A cirurgia de fimose, conhecida como circuncisão ou postectomia, é indicada quando a condição não se resolve naturalmente e causa problemas de saúde ou desconforto. As principais situações que justificam a realização da cirurgia são:
- Fimose;
- Infecções recorrentes devido à dificuldade de higienização adequada;
- Dificuldade para urinar;
- Parafimose, quando o prepúcio é retraído e fica preso atrás da glande, sem conseguir voltar à posição original;
- Desconforto durante a relação sexual;
- Cicatrizes no prepúcio.
Nessas situações, é necessário pesquisar qual médico faz a cirurgia de fimose e planejar a intervenção juntamente com o especialista, de modo a reduzir riscos de complicações e melhorar o bem-estar do paciente.
Como a cirurgia de fimose é realizada?
A circuncisão é um procedimento simples e relativamente rápido, que tem como principal objetivo a remoção do excesso de pele do prepúcio para permitir a exposição completa da glande, resolvendo a dificuldade de retração característica da fimose.
Além da questão sobre qual médico faz a cirurgia de fimose, uma dúvida bastante comum a respeito da intervenção é sobre como o procedimento é realizado. Em geral, as etapas do tratamento incluem:
- Anestesia do paciente (habitualmente, anestesia geral associada a bloqueio peniano);
- Exposição da glande, secção do freio e remoção do excesso de prepúcio;
- Cauterização e sutura nas bordas do prepúcio para evitar sangramentos e para unir as camadas da pele remanescente;
- Caso necessário, o cirurgião pode realizar pequenos ajustes na pele ao redor da glande para garantir que a cicatrização ocorra de forma adequada e esteticamente agradável;
- Realização de curativo ao redor da área operada para proteger o local.
Qual médico faz a cirurgia de fimose?
A cirurgia de fimose deve ser realizada por um médico com conhecimento aprofundado no sistema urinário e aparelho reprodutor masculino. Sendo assim, a resposta para a pergunta sobre qual médico faz a cirurgia de fimose é: o urologista.
Por que o urologista é o especialista ideal?
O urologista é o especialista ideal para realizar a cirurgia de fimose porque ele é o médico que possui formação e experiência específicas no diagnóstico e tratamento de doenças e condições que afetam o sistema urinário e os órgãos genitais masculinos. Sendo assim, sua expertise não inclui apenas o diagnóstico e tratamento de problemas como a fimose, mas também de outros distúrbios urológicos que podem afetar a função sexual e reprodutiva.
Além disso, este especialista possui treinamento para lidar com diferentes tipos de cirurgias na região genital, como a circuncisão, assegurando que o procedimento seja feito com precisão, segurança e eficiência. Ele também acompanha o paciente no período pós-operatório, monitorando sua recuperação e garantindo o sucesso do tratamento.
Dr. Rafael Locali: especialista em cirurgia de fimose
O Dr. Rafael Locali é médico formado pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo, com residência médica realizada na área de Cirurgia Geral, Urologia e Transplante Renal na Universidade de São Paulo. O profissional possui, ainda, treinamento específico em cirurgias avançadas e metodologias robóticas.
O Dr. Rafael preza pelo atendimento cuidadoso e humanizado, voltando seu olhar para a forma como as crianças enxergam o mundo e entendendo seus receios, sempre tentando fazer com que o processo de tratamento seja mais tranquilo para os pais e para os pacientes infantis.
Agora que você já sabe qual médico faz a cirurgia de fimose, entre em contato e conheça o trabalho do Dr. Rafael Locali!
Fontes: