Agende uma consulta Fale conosco pelo WhatsApp

Quanto custa uma cirurgia de fimose?

Mulher pensativa sentada em sofá com bebê no colo

2 setembro, 2024

O valor da cirurgia deve contemplar a experiência da equipe médica, a estrutura hospitalar e a atenção personalizada do cirurgião

A cirurgia de fimose, também conhecida como postectomia ou circuncisão, é um dos procedimentos cirúrgicos mais realizados no mundo e que consiste na remoção do prepúcio, a pele que cobre a cabeça do pênis. Este procedimento é indicado quando a fimose causa desconforto, infecções recorrentes ou outros problemas de saúde conforme será visto adiante.

Assim, saber quanto custa uma cirurgia de fimose é interesse comum de todos os pais de meninos com fimose ou que buscam a circuncisão por motivos culturais ou religiosos.

Quero saber mais sobre a cirurgia de fimose!

O que é e o que causa a fimose?

A fimose é uma condição em que o prepúcio não se retrai sobre a cabeça do pênis, deixando a glande exposta, e que está presente em aproximadamente 4% dos recém-nascidos. Porém, além da causa congênita (presente desde o nascimento), a fimose pode ser adquirida ao longo da vida devido a infecções, inflamações ou cicatrizes.

Por isso, saber quanto custa uma cirurgia de fimose é importante para que essas famílias analisem as indicações para o procedimento e façam um planejamento financeiro.

Cirurgia de Fimose

Quando a cirurgia de fimose é indicada?

Além de saber o preço da cirurgia de fimose, é fundamental que os pais compreendam as indicações médicas para realizar o procedimento, que são:

• Presença de alterações anatômicas no trato urinário, como refluxo vesicouretral, válvula de uretra posterior e outras;
  • Infecções recorrentes do prepúcio e da glande (balanopostite);
  • Impossibilidade de expor a glande;
  • Balanite xerótica obliterante, uma infecção crônica que aumenta o risco de câncer de pênis.

Vale destacar, ainda, que os recém-nascidos sem alterações anatômicas na via urinária não têm indicação médica formal de realizar a cirurgia. Porém, essa é uma questão que deve ser discutida entre médico e familiares, assim como o preço da cirurgia de fimose.

Saiba se o tratamento cirúrgico é indicado para seu caso!

Quanto custa a cirurgia de fimose?

O preço da cirurgia de fimose pode ser bastante divergente entre os cirurgiões, pois envolve vários fatores como os que veremos a seguir:

Quais são os custos envolvidos na cirurgia de fimose?

Para responder quanto custa uma cirurgia de fimose, é preciso avaliar diversos fatores, que vão desde a experiência e o atendimento do cirurgião, até aspectos técnicos e suporte pós-operatório.

Honorários do cirurgião

Os honorários do cirurgião são uma parte significativa do custo total e varia de acordo com a experiência do médico e com a atenção que o profissional dará para a família e pacientes. Assim, é importante procurar um urologista pediátrico que já tenha realizado milhares de procedimentos e que tenha a preocupação de oferecer suporte durante o pós-operatório, assim como preocupação com o aspecto estético ao final do procedimento.

Honorários do anestesiologista

O anestesiologista é responsável por garantir que o paciente esteja confortável e seguro durante a cirurgia, sendo que seus honorários variam de acordo com a complexidade da anestesia necessária. Porém, sabendo que a abordagem pediátrica requer um conhecimento específico em anestesia, também é importante escolher um profissional qualificado ao pesquisar quanto custa uma cirurgia de fimose.

Honorários do auxiliar médico

O auxiliar médico tem a função de ajudar o cirurgião durante o procedimento, garantindo que tudo ocorra de maneira eficiente. Portanto, os honorários deste profissional também compõem o custo total.

Honorários do instrumentador cirúrgico

O instrumentador é fundamental para a agilidade do procedimento cirúrgico, assim como verificação da disponibilidade e qualidade de todos os materiais empregados na cirurgia.

Agende uma consulta para discutir os detalhes da cirurgia de fimose!

Custos adicionais da cirurgia de fimose

Para saber quanto custa uma cirurgia de fimose, é preciso considerar, também, custos que vão além da própria cirurgia em si, como:

• Exames pré-operatórios que possam ser necessários;
  • Internação hospitalar;
  • Medicamentos necessários para a recuperação;
  • Custos com equipamentos e materiais utilizados durante a cirurgia.

Ou seja, o preço da cirurgia de fimose tem como base uma série de variáveis. Porém, tratando-se de um procedimento cirúrgico em criança, o mais importante é escolher uma equipe médica que passe segurança e tranquilidade aos pais durante todo o preparo cirúrgico e que dê atenção no pós-operatório.

Assim, embora seja necessário ter um planejamento financeiro para realizar a cirurgia, é importante considerar todos os outros fatores além de saber apenas quanto custa uma cirurgia de fimose.

Cuidados importantes no pós-operatório

Os cuidados pós-operatórios são de grande importância para que o paciente tenha uma recuperação rápida e sem complicações. Estes cuidados incluem:

• Higiene adequada: manter a ferida operatória limpa e seca;
  • Seguir rigorosamente as prescrições médicas;
  • Evitar esforço e atividades físicas intensas;
  • Comparecer às consultas de acompanhamento para monitorar a recuperação.

Sabendo que o manejo de uma criança recém-operada pode ser complicado para os pais, é importante, também, escolher um profissional que seja fácil de contatar e que esteja disposto a esclarecer todas as dúvidas durante a recuperação.

Ou seja, ao buscar saber sobre quanto custa uma cirurgia de fimose é fundamental questionar, também, sobre a atenção e os cuidados extra hospitalares que o médico oferece aos pais. O Dr. Rafael Locali, por exemplo, faz questão de manter contato direto com os pais do paciente, proporcionando segurança e tranquilidade.

Entre em contato e agende uma consulta.

Manual de Uropediatria

Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões