Retirada do rim por videolaparoscopia: quais são as vantagens?

Imagem ilustrativa de retirada do rim por videolaparoscopia

7 março, 2024

Técnicas cirúrgicas inovadoras, como a retirada do rim por videolaparoscopia, proporcionam menor tempo de internação e uma recuperação mais tranquila aos pacientes

Nefrectomia é o nome dado ao procedimento cirúrgico que envolve a retirada de um ou dos dois rins, seja para fins de transplante, de tratamento oncológico, ou por exclusão funcional. Porém, como esse órgão está localizado na região posterior da cavidade abdominal, em um espaço chamado retroperitôneo, o acesso a ele, assim como todo o manejo cirúrgico, causam traumas diversos aos tecidos adjacentes, o que consequentemente aumenta os riscos de complicações. Nesse sentido, a retirada do rim por videolaparoscopia proporciona inúmeras vantagens para a recuperação do paciente, tendo se tornado a via de acesso preferencial para a nefrectomia.

Com a videolaparoscopia, a retirada do rim tornou-se uma cirurgia menos invasiva, com resultados excelentes e menor impacto no paciente.

Para quem é indicada a nefrectomia?

A cirurgia de retirada do rim é indicada para situações diversas, sendo que as mais comuns envolvem o tratamento do câncer renal e o transplante de rim, nos casos de doador vivo. Assim, a depender de cada caso e paciente, a nefrectomia pode ser total (remoção de todo o rim) ou parcial (remoção de parte do rim), mas independente da área a ser removida, a retirada do rim por videolaparoscopia conquistou seu espaço, pois as vantagens são inúmeras.

Vantagens da retirada do rim por videolaparoscopia

Por ser um processo que, por si só, é menos traumático para as estruturas anatômicas envolvidas, as principais vantagens da retirada do rim por videolaparoscopia estão expostas a seguir.

Menor invasividade

Quando a nefrectomia é realizada por cirurgia videolaparoscópica, todos os equipamentos são inseridos através de pequenas incisões na pele, o que reduz os danos teciduais e a necessidade de manipulação excessiva de órgãos intra-abdominais.

Recuperação mais rápida

A natureza menos invasiva da retirada do rim por videolaparoscopia permite que a própria recuperação do paciente seja mais rápida, visto que os processos inflamatórios associados ao procedimento também são diminuídos. Assim, pacientes geralmente experimentam menos dor pós-operatória e podem retomar suas atividades normais mais precocemente.

Menor perda de sangue

A precisão e a visibilidade aprimoradas na videolaparoscopia contribuem para uma menor perda de sangue durante o procedimento, reduzindo os riscos associados, como anemia, problemas cardiovasculares, complicações cicatriciais e outros.

Menor tempo de internação hospitalar

Em comparação com a cirurgia aberta, a nefrectomia por videolaparoscopia frequentemente resulta em um tempo de internação hospitalar mais curto, proporcionando aos pacientes uma transição mais rápida para o ambiente doméstico.

Além dessas, outras vantagens dessa técnica são:

• Menor risco de infecção de ferida operatória;
  • Menor ocorrência de hérnias incisionais;
  • Menor formação de fístulas urinárias;
  • 75% menos formação de hematomas e seromas – e suas complicações;
  • Melhor resultado estético.

Na Clínica do Dr. Rafael Locali o atendimento humanizado e de qualidade é a nossa prioridade. Tire dúvidas ou agende uma avaliação!

Retirada do rim por videolaparoscopia: como é realizada?

Para que a retirada videolaparoscópica de um dos ou dos dois rins seja realizada, o paciente precisa fazer jejum pré-operatório, ser anestesiado e posicionado da mesma forma como na cirurgia aberta. Porém, após essa etapa, os procedimentos são diferentes.

Para acessar os rins, o cirurgião realiza pequenas incisões em locais estratégicos na pele por onde ele deve passar os trocáteres, equipamentos que serão inseridos na cavidade abdominal e por meio dos quais passarão as pinças cirúrgicas videolaparoscópicas. Além disso, na retirada do rim por videolaparoscopia insere-se uma câmera de alta definição através de um trocater, e injeta-se um gás que distende o abdome do paciente para que a imagem seja melhor captada.

Quanto tempo dura essa técnica?

A nefrectomia por videolaparoscopia tem diversas indicações, sendo que cada caso pode levar um tempo diferente.

Dessa forma, é importante ficar claro que o diagnóstico e tratamento de cada paciente podem ter uma duração diferente do procedimento, mas de forma geral é mais rápido do que os métodos tradicionais.

Pós-operatório e recuperação da retirada do rim por videolaparoscopia

O pós-operatório da nefrectomia por videolaparoscopia é frequentemente caracterizado por um período de recuperação mais curto em comparação à cirurgia aberta, pois há menos danos ao organismo, menos complicações e uma recuperação mais rápida. Porém, o acompanhamento médico continua sendo essencial para garantir uma recuperação completa e monitorar a saúde renal do paciente após a intervenção.

Tire dúvidas ou marque sua consulta para saber mais a respeito com o Urologista Dr. Rafael Locali.

USP

Hospital Albert Einstein