Saiba quando suspeitar da hipertensão arterial secundária!

Saiba quando suspeitar da hipertensão arterial secundária!

17 agosto, 2017

Há alguns dias eu atendi um paciente que me perguntou o que era hipertensão secundária. Como é um assunto importante e pouco explicado, resolvi escrever sobre isso hoje, para tentar esclarecer algumas coisas.

A hipertensão essencial é uma doença bem comum, e todos nós conhecemos muitas pessoas que tem esse problema. Habitualmente, atinge pessoas mais maduras, sendo bem pouco comum em crianças ou adultos jovens, e normalmente conseguimos controlar com poucos medicamentos.

Por outro lado, a hipertensão secundária é causada por alguma outra doença que faz aumentar a nossa pressão. Por isso, sempre que identificamos hipertensão em jovens ou quando precisamos tomar muitos remédios para controlar nossa pressão, devemos pensar que podemos ter hipertensão secundária.

Dentre as doenças que podem causar hipertensão secundária estão o feocromocitoma, hiperaldosteronismo, estenose de artéria renal, rim contraído, entre outras. Cada uma dessas doenças possui um tratamento específico, mas o melhor de tudo é que podemos acabar com a pressão alta de tratarmos corretamente o problema que a está causando!

Sua saúde é preciosa e deve ser bem cuidada! Essa consciência é importante para que você esteja bem para desfrutar momentos felizes ao redor das pessoas que ama. Por isso, sempre procure um profissional capacitado para atendê-lo integralmente. As informações neste site pretendem apoiar e não substituir a consulta médica. Procure sempre uma avaliação pessoal com um médico da sua confiança.

Dr. Rafael F Locali | Urologista |CRM 133874
Não tenho conflitos de interesse a declarar.

planeta_22 planeta_11 planeta_22 planeta_11 menino_footer_blog_interno