Saiba os sinais de alerta que podem indicar a condição e qual médico procurar
O refluxo vesicoureteral é uma condição frequentemente encontrada em bebês e crianças. Alguns nascem com refluxo vesicoureteral devido a um problema na estrutura de um dos dois ureteres. Outros desenvolvem a condição mais tarde, por motivos como a incapacidade da bexiga de esvaziar completamente.
No texto a seguir, saiba mais sobre essa condição, quais os sintomas do refluxo vesicoureteral e como ele é diagnosticado.
O que acontece no refluxo vesicoureteral?
O trato urinário é uma via unidirecional, que conduz a urina dos rins até a uretra. O refluxo vesicoureteral ocorre quando a urina vai na direção errada, ou seja, em vez de fluir dos rins para os ureteres e a bexiga, onde permanece até ser eliminada, a urina flui para trás, voltando para os ureteres.
Principais sintomas do refluxo vesicoureteral
Os sintomas de refluxo vesicoureteral geralmente são decorrentes de uma infecção do trato urinário (ITU). Os mais comuns incluem:
Infecção urinária recorrente
Um dos principais sintomas do refluxo vesicoureteral são as infecções urinárias frequentes. Em crianças pequenas, essas infecções podem ser difíceis de detectar. Febre sem causa aparente, irritabilidade e vômitos são os sinais mais comuns de ITU. Já em crianças maiores e adultos, os sintomas podem ser mais evidentes, como dor ou urgência para urinar.
Alterações no crescimento e desenvolvimento
Casos não tratados de refluxo vesicoureteral podem afetar o crescimento da criança. A presença constante de infecções e o comprometimento renal podem impactar o ganho de peso e a estatura.
Sensação de queimação ao urinar
A sensação de ardência ou queimação ao urinar é comum em episódios de infecção urinária associados ao refluxo vesicoureteral.
Dor abdominal ou lombar
A dor no abdômen ou na região lombar é outro sintoma de refluxo vesicoureteral, principalmente durante ou após urinar. Isso pode indicar que a urina está retornando para os rins, causando inflamação ou infecção.
Sangue na urina ou urina turva ou com cheiro ruim
Outro dos sintomas do refluxo vesicoureteral inclui alterações na urina, como presença de sangue, urina turva ou odor forte e desagradável. Esses são alguns dos sinais de possível infecção ou irritação do trato urinário.
Por que é importante identificar os sintomas precocemente?
Assim que os primeiros sintomas do refluxo vesicoureteral surgem, é importante consultar um especialista para evitar complicações como:
- Cicatrizes renais: sem tratamento, as infecções do trato urinário podem causar danos permanentes ao tecido renal, conhecidos como cicatrizes. Cicatrizes extensas podem levar à hipertensão e insuficiência renal;
Diagnóstico e tratamentos do refluxo vesicoureteral
O diagnóstico do refluxo vesicoureteral envolve uma combinação de exames clínicos e de imagem que são solicitados pelo médico com base nos sintomas do refluxo vesicoureteral relatados pelos pais. Os mais comuns incluem uretrocistografia retrógrada e miccional, ultrassom e cintilografia renal, além de exames de sangue e de urina.
As opções de tratamento para refluxo vesicoureteral dependem da gravidade da doença, da idade da criança, dos sintomas do refluxo vesicoureteral e do tipo de refluxo, e incluem:
- Observação: crianças com refluxo vesicoureteral leve podem ser apenas acompanhadas pelo médico, sem necessidade de intervenção;
- Antibióticos preventivos: algumas crianças recebem uma dose baixa de antibiótico todos os dias para diminuir o risco de desenvolver uma infecção urinária enquanto aguardam para ver se o refluxo vesicoureteral se resolve espontaneamente;
- Cirurgia: se o refluxo vesicoureteral for grave e não melhorar, ou se houver infecções urinárias renais recorrentes com febre, a criança pode se beneficiar de uma cirurgia que corrige a válvula com vazamento entre a bexiga e o ureter. Os procedimentos incluem:
Reimplante ureteral: a conexão entre o ureter e a bexiga é corrigida para que a urina flua apenas em uma direção;
Injeção endoscópica: uma substância é injetada na área onde o ureter encontra a bexiga para impedir o refluxo da urina.
Quando procurar um cirurgião uropediátrico?
A consulta com um cirurgião uropediátrico é indicada nos seguintes casos:
- Infecções urinárias recorrentes;
- Diagnóstico de refluxo vesicoureteral;
- Suspeita de comprometimento renal;
- Falha no tratamento clínico;
- Presença de sintomas urinários persistentes, como dor, ardência ou sangue na urina.
Cabe ao urologista pediátrico avaliar o caso e indicar o melhor tratamento para preservar a função renal e garantir o desenvolvimento da criança.
Agende uma consulta com o Dr. Rafael Locali – Urologista Pediátrico.
Fontes:





