Torção testicular: causas, sintomas e tratamentos

Imagem ilustrativa de um testículo e uma seta indicando a torção de um dos testículos.

6 dezembro, 2023

Dor súbita e intensa no escroto é um grande indício de torção testicular e deve ser motivo de busca imediata por atendimento médico

A torção testicular — ou torção do testículo — é uma urgência médica que ocorre quando o cordão espermático, estrutura que contém vasos que transportam o sangue para o testículo, se torce, causando dor intensa e súbita. Se a ocorrência não for tratada rapidamente, o quadro pode evoluir com isquemia e necrose do testículo, e consequente morte do órgão.

Preciso de um uropediatra para o meu filho!

Sinais e Sintomas da Torção Testicular

Como a torção do testículo ocorre de forma repentina e com interrupção no suprimento sanguíneo, o paciente costuma relatar uma dor intensa e súbita que rapidamente se torna insuportável. Além da dor, outros sintomas da torção testicular incluem:

• Inchaço do testículo afetado;
  • Vermelhidão ou arroxeamento do escroto;
  • Náuseas e vômitos secundários à dor intensa;
  • Dor abdominal.

É importante observar que a dor e os sintomas da torção do testículo podem ser intermitentes, o que significa que a torção pode ocorrer e desaparecer temporariamente. Porém, esse quadro sempre requer atenção médica imediata, independentemente da gravidade dos sintomas, e a intermitência dos sintomas não deve ser motivo de atraso no tratamento.

Causas da Torção do Testículo

Esta condição geralmente ocorre sem uma causa aparente, embora certos fatores de risco possam aumentar a probabilidade de desenvolvê-la. Um desses fatores é a idade, visto que a torção do testículo é mais comum em adolescentes e adultos jovens, ainda que possa ocorrer em qualquer faixa etária.

Além disso, algumas anomalias anatômicas do cordão espermático podem aumentar a probabilidade da torção, bem como os pacientes que já tiveram torção em um testículo têm maior risco de repetir o quadro, mas no outro testículo.

Diagnóstico de Torção Testicular

A torção do testículo pode ser rapidamente diagnosticada com os sintomas apresentados pelo paciente e o exame físico realizado pelo médico. Assim, mediante tal suspeita, geralmente o profissional solicita uma ultrassonografia com Doppler dos testículos para avaliar o fluxo sanguíneo nos testículos e confirmar o diagnóstico. Por ser uma das poucas emergências em urologia, esse exame é realizado no pronto atendimento.

Na Clínica do Dr. Rafael Locali o atendimento humanizado e de qualidade é a nossa prioridade. Tire dúvidas ou agende uma avaliação!

Tratamento da Torção Testicular

Essa é uma urgência médica que requer tratamento imediato para restaurar o fluxo sanguíneo o mais rápido possível para o testículo afetado e evitar, assim, danos permanentes. Sendo assim, a intervenção cirúrgica é o tratamento de escolha nos casos de torção testicular, e deve ser realizada o mais rápido possível, para aumentar as chances de salvar o órgão. Nessa operação, o cirurgião faz uma incisão no escroto para acessar o testículo e o cordão espermático, seguindo com o “desenrolar” do cordão espermático. Após, avalia-se a qualidade do tecido testicular com o restabelecimento da circulação de sangue. Se houver indícios claros de viabilidade do órgão, procede-se à orquidopexia, isto é, uma fixação do testículo afetado para evitar futuras torções. Se não houver viabilidade testicular após o restabelecimento do fluxo sanguíneo, procede-se à remoção do testículo, também chamado de orquiectomia.

Não é incomum a busca por atendimento médico em fases mais tardias, isto é, com muitas horas de dor testicular. Nesses casos, o testículo, habitualmente, já se encontra inviável, sendo necessário removê-lo por completo.

Sendo assim, o tratamento precoce da torção do testículo é essencial para preservar a função do órgão, manter a fertilidade e evitar complicações, visto que o atraso na busca por atendimento médico pode resultar na morte do testículo, tornando ineficaz a cirurgia de correção.

Complicações da Torção Testicular

Se não for tratada rapidamente, a torção do testículo pode levar a várias complicações, incluindo:

• Atrofia testicular, o que significa que ele encolherá e perderá sua função;
  • Infertilidade, especialmente se ambos os testículos forem afetados;
  • Dor crônica, mesmo após o tratamento.

Ou seja, o tratamento eficaz e o diagnóstico precoce são essenciais para preservar a função do testículo e evitar complicações futuras. Dessa forma, a torção do testículo é uma urgência médica que deve ser rapidamente reconhecida pelo profissional para que não haja atraso nas condutas diagnósticas e de tratamento, bem como é preciso que o paciente, ao sentir dor súbita e intensa no escroto, procure imediatamente um atendimento médico especializado.

Tire dúvidas ou marque sua consulta para saber mais a respeito com o Urologista Dr. Rafael Locali.

FCM Santa Casa de SP