A escolha pelo tratamento mais adequado depende das causas relacionadas à infecção. Na maioria das vezes ele é feito com o uso de medicamentos, porém, em alguns casos, pode ser necessária cirurgia
As crianças, assim como os adultos, também estão sujeitas a terem infecção urinária, ou infecção do trato urinário (ITU). Segundo dados da Sociedade Brasileira de Pediatria, a infecção urinária é a segunda infecção bacteriana mais frequente nesse público, principalmente entre as meninas. Ela atinge 8,4% das garotas e 1,7% dos meninos menores de sete anos de idade.
Os meninos, nos primeiros três meses de vida, são mais propensos a apresentar o problema. Porém, conforme a criança vai crescendo, a infecção urinária se torna mais prevalente entre as meninas.
Seu filho sente dor para urinar? Pode ser infecção!. Agende uma consulta!
Sintomas da infecção urinária em crianças
Os sintomas de infecção urinária neste público variam conforme a idade, especialmente porque as criancinhas menores não conseguem verbalizar o que estão sentindo.
Muitas vezes, o único sintoma objetivo é a febre. No entanto, esta é comum a várias outras doenças, como gripe, pneumonia, gastroenterites e outras. Dessa forma, é bem importante a realização de exames de urina para a confirmação da infecção do trato urinário, especialmente se não existem outros sintomas, como tosse, diarreéia ou coriza, que possam nos ajudar a descartar a infecção de urina.
No entanto, existem alguns sintomas que nos ajudam a perceber a infecção de urina, especialmente nas criancinhas menores, como:
- Febre;
- Irritabilidade;
- Inapetência (falta de apetite);
- Dor e ardência ao urinar;
- Presença de sangue na urina;
- Necessidade urgente de urinar;
- Urina com cheiro forte;
- Dor lombar.
A ITU pode classificada em baixa (cistite), quando acomete somente a bexiga e habitualmente não provoca febre, e em ITU alta (pielonefrite), quando acomete os rins, provando febre e sintomas clínicos mais expressivos.
Tratar infecção urinária cedo evita complicações renais. Agende uma avaliação!
Causas da infecção urinária em crianças
Embora a infecção urinária seja um dos problemas mais frequentes na pediatria, ela não é uma doença esperada nessa faixa etária. Por isso, caso ela se manifeste nas crianças com menos de dois anos de idade, é recomendado consultar um especialista para que ele investigue a possibilidade de o problema ter alguma relação com uma malformação congênita do trato urinário (nos rins, ureteres e/ou bexiga).
Dentre as malformações mais comuns, destacam-se:
- Refluxo vesicoureteral;
- Estenose da junção ureteto-piélica (JUP);
- Megaureter congênito;
- Ausência de circuncisão;
- Duplicidades ureterais com ureter ectópico.
Tratamento infecção urinária em criança
O tratamento da infecção urinária em criança basicamente é feito com o uso de medicamentos antibióticos. A escolha pela medicação adequada é feita com base nos resultados do antibiograma (parte do exame de urocultura), que mostra a sensibilidade da bactéria aos vários tipos de antibiótico.
No decorrer do tratamento da infecção urinária em criança o médico uropediatra também pode receitar medicamentos para aliviar a dor e garantir maior conforto da criança. Em média, o tratamento da infecção urinária em criança com o uso de medicamentoso dura entre 7 e 10 dias.
Nos casos de maior gravidade, ou quando a criança não consegue se alimentar de maneira adequada, o tratamento da infecção urinária em criança deve ser realizado em ambiente hospitalar, dependendo do quadro geral de saúde da criança.
O tratamento da infecção urinária em criança pode ser feito em casa, quando o quadro for mais leve. O manejo da doença inclui ainda, além do uso de medicamentos, orientações sobre cuidados de higiene, regulação do hábito intestinal, avaliação de sintomas ginecológicos e a presença de fimose. Assim, é possível evitar que a doença se manifeste novamente.
Quando a infecção urinária em criança está relacionada à malformação congênita, causando anomalias estruturais do trato urinário, o tratamento da infecção urinária em criança deve ser indicado após uma avaliação minuciosa da malformação. Em geral, nesse caso, o especialista pode optar pelo tratamento cirúrgico.
Preciso de um urologista para meu filho!
Tratamento da infecção urinária em criança: como é a cirurgia
A correção de anomalias que possam estar ocasionando o quadro de infecção urinária em criança pode ser feita pela cirurgia robótica. Trata-se de um procedimento menos invasivo, com menor sangramento e riscos de complicações, com menor tempo de hospitalização e recuperação, menos dor e cicatrizes mais discretas.
Durante o procedimento, o cirurgião faz entre três e cinco pequenas incisões na área a ser operada, por onde são inseridas delicadas pinças cirúrgicas e uma pequena câmera, com grande poder de aumento. O médico controla o robô de dentro da sala cirúrgica, o que garante mais precisão nos movimentos.
Saiba mais sobre o tratamento de infecção urinária em criança entrando em contato!
Fontes: