Tumores do trato urinário: riscos, sintomas e tratamento

Imagem ilustrativa

14 maio, 2024

Tumores de diversos graus podem acometer o trato urinário e impactar a qualidade de vida do paciente

Os tumores do trato urinário representam uma condição em que ocorre uma multiplicação celular exagerada com a consequente formação de massas tumorais em qualquer órgão ou porção desse sistema (incluindo os rins, ureteres, bexiga, uretra, pênis e próstata) e que podem evoluir para um câncer. Por isso, pessoas que têm fator de risco aumentado para esse tipo de tumor devem estar atentas aos principais sinais e sintomas que demandam uma investigação médica detalhada.

Vale ressaltar que, de forma geral, a maioria dos tumores do trato urinário são mais prevalentes em homens e em idosos, com uma incidência que aumenta conforme o envelhecimento. Porém, o principal fator de risco, seja para homem ou para a mulher, é o tabagismo, um hábito presente em 50% dos pacientes com câncer de bexiga, por exemplo.

Realize o tratamento de tumores do trato urinário com um urologista qualificado!

Tipos de tumores do trato urinário

Os tumores do trato urinário são classificados de acordo com a localização (órgão e invasão tecidual) e o tipo de células predominantes. Com relação aos órgãos acometidos, os tumores podem estar presentes nos rins, bexiga, ureteres, uretra, pênis e próstata.

Já com relação aos tipos celulares, eles variam de acordo com o órgão em que o tumor primário se origina. Nos rins, por exemplo, a maioria dos tumores é o carcinoma de células claras, na bexiga o carcinoma urotelial (células transicionais), enquanto que no câncer de próstata há um predomínio de adenocarcinoma.

Como tratar as diferentes formas de câncer do trato urinário?

O tratamento para tumores do trato urinário é definido pelo médico urologista em conjunto com o paciente, familiares e uma equipe multidisciplinar de profissionais da saúde. Dentre as opções disponíveis, estão a cirurgia, quimioterapia e radioterapia, sendo que a escolha por uma delas ou uma combinação de estratégias depende das características do tumor e do perfil do próprio paciente, como comorbidades, idade e expectativa de vida.

Além disso, a escolha pelo tratamento dos tumores do trato urinário deve considerar se é um tumor primário e recém diagnosticado ou se já há metástases regionais e complicações.

Quais os fatores de risco?

Vários fatores podem aumentar o risco de um paciente desenvolver tumores do trato urinário, como a exposição a produtos químicos carcinogênicos, histórico familiar de câncer urológico, idade avançada e certas condições médicas, como obesidade e hipertensão. Porém, o fator mais importante – e que tem a vantagem de ser modificável – é o tabagismo, que aumenta a chance de uma pessoa desenvolver qualquer tumor de trato urinário.

Além disso, determinados tipos de câncer do trato urinário (como o tumor de pelve renal e de ureter) são muito mais comuns em homens, de tal forma que o sexo também é um fator de risco para tumores do trato urinário. Por outro lado, as mulheres são quatro vezes mais propensas a desenvolverem câncer de uretra do que os homens.

Marque sua consulta para saber mais a respeito com o urologista Dr. Rafael Locali!

Quais os sintomas?

Como os tumores do trato urinário podem aparecer em locais muito variados, os sintomas também são diversos. Assim, qualquer um dos seguintes sinais ou alterações devem ser investigados por um urologista:

• Sangue na urina;
  • Dor ao urinar;
  • Perda de peso inexplicável;
  • Cólica renal;
  • Dor lombar persistente.

Prevenção de tumores do trato urinário

Embora nem todos os casos de tumores do trato urinário possam ser prevenidos, algumas medidas podem ajudar a reduzir o risco e também a identificar a doença no início para que o tratamento tenha mais sucesso. Assim, dentre as medidas mais importantes para a prevenção desses tumores estão a cessação do tabagismo, evitar a exposição a produtos químicos cancerígenos, manter uma dieta saudável e equilibrada, controlar o peso corporal e manter uma hidratação adequada.

Por fim, é sempre importante lembrar que os homens devem fazer o rastreio adequado do câncer de próstata e qualquer pessoa com história familiar positiva para algum tumor de trato urinário deve ter um acompanhamento urológico periódico.

SBU;

SBCancer;