Vejo muitos homens com algumas dúvidas sobre a vasectomia. A mais frequente com certeza é se a vasectomia pode interferir na potência do homem durante a relação sexual. Por isso, resolvi esclarecer essa questão para vocês.
A vasectomia é uma técnica que interrompe a circulação dos espermatozoides produzidos pelos testículos.
Esse é um método muito seguro de evitar a concepção. Porém, muitos homens não realizam a cirurgia por medo de eventuais problemas, como distúrbio na ereção, por exemplo. Esse é um mito, pois a vasectomia torna o homem estéril, mas não atrapalha na produção de testosterona e nem no desempenho sexual masculino.
O procedimento consiste na interrupção de um canal, chamado deferente, longe anatomicamente dos nervos e artérias usados na ereção. Não há nenhum prejuízo em relação à potência ou performance sexual do homem após a vasectomia.
Podemos dizer que a libido do vasectomizado até melhora, pois a preocupação de uma gravidez indesejada não existe mais. Isso acontece também nas parceiras, que perdem o medo de engravidar e por isso, no ponto de vista sexual, a cirurgia representa um benefício ao casal que não quer ter filhos.
Dr. Rafael F. Locali | Urologista | CRM 133874
É isso.
Sua saúde é preciosa e deve ser bem cuidada! Essa consciência é importante para que você esteja bem para desfrutar momentos felizes ao redor das pessoas que ama. Por isso, sempre procure um profissional capacitado para atendê-lo integralmente. As informações neste site pretendem apoiar e não substituir a consulta médica. Procure sempre uma avaliação pessoal com um médico da sua confiança. Não tenho conflitos de interesse a declarar.