Agende sua consulta
Agende uma consultaFale conosco pelo WhatsApp

Caroços no pênis: o que pode ser?

Menino jogando futebol.
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

13 setembro, 2022

Conheça as principais causas que podem levar ao aparecimento de verrugas e caroços na região peniana.

Encontrar uma espécie de caroço no pênis ou lesões de pênis pode ser assustador para alguns homens, que logo pensam poder ser sinal de alguma doença grave ou de doença sexualmente transmissível (DST). Outros não veem tais caroços como motivos de preocupação, pois acreditam que sejam simples “espinhas” que apareceram no órgão.

Na verdade, é muito comum o aparecimento de lesões no pênis e existem várias possibilidades de causas do aparecimento de um cistos, espinha ou caroço no pênis, e nem todos eles são graves ou de difícil tratamento, podendo aparecer em qualquer idade.

Por isso, vamos entender algumas causas mais comuns de caroço no pênis, como tratá-los e qual é o momento de procurar um médico urologista.

O que é um caroço no pênis?

Caroço, na realidade, é um termo não técnico, ou seja, leigo sobre as lesões de crescimento benigno que podem surgir na pele e ter diversas causas.

Quando surgem na pele da região peniana, podem precisar de um simples tratamento ou de uma intervenção mais complexa. Algumas vezes, alterações na pele do pênis são confundidas com caroços e, na verdade, não o são. Por isso, é muito importante procurar um urologista a qualquer sinal de alteração na região.

As causas mais comuns de lesões no pênis

Existem diversos tipos de lesões que podem aparecer no pênis. Dentre as principais, estão:

  • Verrugas genitais;
  • Úlceras genitais;
  • Manchas ou placas vermelhas;
  • Manchas ou lesões brancas;
  • Câncer de Pênis.

Lembrando que algumas “lesões” são, na verdade, estruturas que fazem parte do pênis e não são doenças. Por exemplo, as glândulas de Tyson que servem para lubrificar o pênis e ficam ao redor da glande. Estão presentes em todos os homens, no entanto, em alguns podem ser mais exuberantes com aspecto verrucoso, dando a aparência de ser alguma doença, mas não são.

Veja detalhadamente sobre cada uma delas, a seguir.

Verrugas genitais (HPV)

As verrugas genitais são manifestações comumente causadas pelo papilomavírus humano (HPV), que pode ser transmitido por via sexual. As verrugas genitais tendem a surgir de forma agrupada e são benignas. As lesões não costumam doer.

Como tratar

É importante procurar um médico assim que se note o aparecimento de verrugas, devido ao risco de infecção pelo HPV, que só é diagnosticada por exames específicos. Existem casos de verrugas genitais que regridem espontaneamente graças à ação do sistema imunológico. Mas, em alguns casos, pode haver evolução para câncer de pênis se não tratadas. Os tratamentos variam de aplicações tópicas com imiquimode 5%,  Podofilox a 0,5 %, crioterapia, destruição eletrocirúrgica, destruição com laser ou excisão cirúrgica. A escolha do melhor tratamento deverá ser feita após avaliação do urologista.

Úlceras Genitais

Classificamos como úlceras quando o tecido mais superficial da pele é perdido.

As úlceras genitais podem ser causadas por várias doenças dentre elas as mais frequentes são:

– Sífilis;

– Cancroide;

– Herpes genital;

– Donovanose (Granuloma inguinal);

– Linfogranuloma venéreo;

– Úlcera Aftosa;

– Doença de Behçet.

Como tratar

O tratamento dependerá da causa das úlceras. O urologista avaliará com exame físico e exames laboratoriais específicos para realizar o diagnóstico etiológico.

Manchas ou placas Vermelhas

As lesões que provocam machas ou placas vermelhas na pele do pênis também são inúmeras, que podem ser provocadas por agentes infecciosos até ser decorrente de doenças autoimunes. As mais comuns são:

– Dermatite atópica;

– Dermatite de contato;

– Candidíase;

– Psoríase;

– Pitiríase rósea e versicolor.

Como tratar

Quando provocada por agentes infecciosos, o tratamento habitualmente é realizado com antifúngicos (tópicos ou oral) associado a cuidados locais. Por outro lado, quando for decorrente do contato com certos agentes químicos, como, por exemplo, amaciantes de roupas ou sabão em pó que estejam impregnados na roupa íntima, é mandatória a interrupção do uso desses produtos.

Manchas ou lesões brancas

A pigmentação da pele depende da melanina contida nos melanossomos produzida pelos melanócitos, e a variação da pigmentação ocorre por diferenças na quantidade de melanócitos e por causa da quantidade e tamanho dos melanossomos. Dessa forma, lesões brancas podem surgir a partir de danos aos melanócitos, levando a uma redução temporária na produção de melanina, isto é, hipopigmentação, ou pela destruição total dos melanócitos, resultando na ausência de pigmentação, ou seja, despigmentação.

Dessa forma, as doenças que podem provocar manchas ou lesões brancas na região genital são:

Vitiligo;

– Hipopigmentação ou despigmentação pós-inflamatória;

– Líquen escleroso;

– Líquen plano (alguns casos).

Como tratar

O tratamento mais adequado depende de cada causa, variando desde uma conduta expectante, isto é, aguardar que irá melhorar sozinho, até tratamentos com corticoides ou mesmo ressecções cirúrgicas.

Câncer de pênis

Ainda que seja um tipo raro de câncer, pode ser uma consequência de diversos fatores, como infecção pelo vírus HPV, pouca higienização e estreitamento do prepúcio. Os primeiros sinais são a presença de uma pápulas da cor da pele ou pápulas verrucosas róseas. Podem ser facilmente confundidos com caroços no pênis sem perigo, porém, precisam de tratamento rápido.

Como tratar

O tratamento do câncer de pênis depende do estadiamento da doença que inclui, inicialmente, uma biópsia e avaliação das características histológicas e de exames de imagem para estadiamento. Normalmente é uma doença de tratamento cirúrgico, e a complexidade do procedimento depende do grau de invasão e disseminação da doença.

Ao identificar um caroço no pênis, quem eu devo procurar?

O médico urologista é o profissional especialista em tratar as doenças que atingem a área do pênis. Ao identificar qualquer caroço no pênis, é importante fazer uma avaliação completa para determinar sua causa e iniciar o tratamento adequado o mais rapidamente possível, caso haja necessidade.

Ainda que muitas vezes não pareçam graves, algumas doenças, como as causadas pelo HPV ou o câncer de pênis, podem se agravar se não tratadas a tempo e de forma adequada.

Tire dúvidas sobre caroços no pênis ou marque sua consulta para saber mais a respeito desta e de outras questões com o Urologista Dr. Rafael Locali. 

Fontes:

Atlas de Dermatologia Genital – Segunda Edição – Libby Edwards & Peter J Lynch

Instituto Nacional do Câncer

Sociedade Brasileira de Urologia

Sociedade brasileira de Dermatologia

Ministério da Saúde

Dr. Rafal Locali
Dr. Rafael Fagionato Locali
Urologista
CRM 133874
Logo Dr. Rafael Locali
planeta_22 planeta_11 planeta_22 planeta_11menino_footer_blog_interno