Cirurgia robótica de rim: saiba tudo sobre!

Imagem ilustrativa

10 junho, 2024

Através da cirurgia robótica é possível realizar procedimentos urológicos com muito mais segurança e conforto ao paciente

A cirurgia robótica de rim é uma técnica cirúrgica minimamente invasiva que tem crescido exponencialmente nas últimas duas décadas, pois permite realizar uma grande variedade de procedimentos urológicos garantindo maior precisão cirúrgica e, consequentemente, uma série de benefícios ao paciente.

Marque uma consulta com um urologista qualificado!

O que é a cirurgia robótica de rim?

Um dos maiores avanços tecnológicos da Medicina no século 21 é a cirurgia robótica. Afinal, com essa técnica o cirurgião utiliza um console para controlar braços mecânicos com instrumentais cirúrgicos que simulam os movimentos que seriam realizados pelo médico em um procedimento aberto, porém com muito mais precisão.

Ou seja, com a cirurgia robótica de rim é possível alcançar regiões anatômicas mais profundas, com maior precisão nas ações e de forma muito menos invasiva e traumática para o paciente. Por isso, a urologia é a especialidade cirúrgica que mais utiliza essa tecnologia nos dias de hoje.

Quais são os tipos de cirurgia dos rins?

A urologia utiliza a cirurgia robótica de rim há mais de 20 anos, o que permitiu ampliar a aplicação dessa modalidade para diversos procedimentos e tipos de cirurgia, que estão expostos a seguir.

Nefrectomia radical ou parcial

Pacientes com câncer de rim podem precisar remover o órgão (total ou parcialmente) através da nefrectomia, procedimento que pode ser feito por cirurgia robótica, visto que o equipamento proporciona melhor visualização ao cirurgião e maior articulação dos instrumentos. Além disso, segundo estudos comparativos, os pacientes que fizeram nefrectomia por via robótica permanecem menos tempo internados, perdem menos sangue e têm menos complicações do que aqueles submetidos ao procedimento aberto.

Pieloplastia

A pieloplastia é um tipo de cirurgia robótica de rim que é indicada para o tratamento da estenose de JUP (junção ureteropélvica), um quadro caracterizado por obstrução      na região em que o ureter se une ao rim. Nesse procedimento reconstrutivo, o urologista remove a parte mais estreita do ureter para restabelecer o fluxo urinário normal.

Pielolitotomia

Devido à alta prevalência de cálculos renais, a pielolitotomia robótica é uma das opções para o tratamento de cálculos piélicos de grande volume, em que o procedimento feito por via endoscópica seria contra-indicado.

Marsupialização de cisto renal

Esse tipo de cirurgia robótica de rim é indicada para tratar cistos renais que causam sintomas ao paciente, como dor lombar ou abdominal, alteração urinária, obstrução intestinal e até mesmo desconforto respiratório. Através dessa técnica, o trauma gerado pelo procedimento é muito menor, permitindo ao paciente uma melhor recuperação.

Marque sua consulta para saber mais a respeito com o urologista Dr. Rafael Locali!

Vantagens e desvantagens da cirurgia robótica de rim

A cirurgia robótica de rim é uma abordagem terapêutica que, como todas as outras, oferece uma série de vantagens e algumas desvantagens. Dentre as principais vantagens estão:

• Menor tempo de internação;
  • Recuperação domiciliar mais rápida;
  • Menor risco de complicações;
  • Cicatriz pequena;
  • Menor perda de sangue e necessidade de transfusão;
  • Melhor visão para o cirurgião e maior precisão com os instrumentos.

Por outro lado, esse tipo de procedimento tem um custo mais elevado para o paciente e não está amplamente disponível, devendo ser realizado por urologistas experientes e com acesso a centros de saúde de alta tecnologia.

Riscos da cirurgia robótica de rim

Embora a cirurgia robótica de rim seja um dos procedimentos mais seguros para pacientes que necessitam de uma intervenção cirúrgica, ainda existem alguns riscos associados, como infecção, lesão de órgãos adjacentes e complicações anestésicas.

Como é o pré e pós-operatório?

O pré-operatório da cirurgia robótica de rim envolve uma avaliação médica completa do paciente e preparação para o procedimento, que inclui jejum prévio e, a depender do caso, exames laboratoriais ou cardíacos.

Já com relação ao pós-operatório, o tempo de internação hospitalar pode ser reduzido pela metade quando comparado à cirurgia aberta. No caso de nefrectomia parcial, por exemplo, os pacientes que fizeram cirurgia robótica ficaram em média 1 a 2 dias internados, enquanto aqueles que fizeram a cirurgia aberta ficaram ao redor de 3 a 5 dias.

Além disso, por ser um procedimento muito menos traumático para o corpo do paciente, a recuperação em casa costuma ser muito mais tranquila, as cicatrizes são pequenas (aproximadamente 8 mm para os acessos robóticos e 12 mm para o acesso do cirurgião auxiliar) e a volta às atividades cotidianas é mais precoce.

Quanto custa uma cirurgia robótica de rim?

Os custos da cirurgia robótica de rim podem variar dependendo do tipo de procedimento, da complexidade do caso, localização e experiência do médico, entre outros fatores.

Para saber todos os detalhes sobre a cirurgia robótica, inclusive os custos deste procedimento, entre em contato e marque sua consulta com o urologista Dr. Rafael Locali.

Fonte:

Urologia UERJ