Cistite de repetição: causas, sintomas e tratamentos

Imagem ilustrativa da cistite de repetição

26 julho, 2023

É preciso reconhecer e tratar a cistite de repetição para evitar complicações que levem à perda de função renal

A Infecção do Trato Urinário (ITU) é uma das doenças mais comuns em crianças, principalmente no primeiro ano de vida, quando a incidência é de aproximadamente 1,4%, especialmente no sexo masculino. Após esta idade, a incidência diminui significativamente nos meninos, mas permanece relativamente alta nas meninas até os 6 anos de idade, sendo que, até os 11 anos, cerca de 3% das meninas terão ao menos um episódio sintomático de ITU frente a 1% dos meninos.

Estima-se, também, que 8% a 30% das crianças que já apresentaram ITU terão uma ou mais reinfecções sintomáticas ao longo da vida. Esta situação pode caracterizar a cistite de repetição, uma condição em que o paciente desenvolve infecções repetidas do trato urinário inferior, especialmente da bexiga, causando desconforto e sintomas incômodos.

Preciso de um uropediatra para o meu filho!

Causas da cistite de repetição

As causas da cistite de repetição na população pediátrica têm algumas particularidades com relação às dos adultos, principalmente por alterações anatômicas do trato urinário comuns aos primeiros anos de vida. São elas:

Malformações do trato urinário e disfunções miccionais

Algumas crianças podem nascer com malformações congênitas ou outras alterações anatômicas no trato urinário, como refluxo vesicoureteral (fluxo anormal de urina da bexiga para os rins), que aumentam o risco de infecções urinárias recorrentes. Além disso, algumas crianças têm problemas de esvaziamento adequado da bexiga, que pode levar aos episódios de infecção.

Constipação

Crianças que são constipadas têm um risco muito maior de desenvolver episódios repetidos de infecção do trato urinário. Muitas vezes, conseguimos solucionar o problema somente ajustando a dieta e o volume de água que a criança ingere, pois isso ajuda a melhorar o hábito intestinal da criança.

Higiene inadequada

A falta de higiene adequada, principalmente na menina, pode facilitar a entrada de bactérias na uretra e bexiga e predispor à cistite de repetição.

Diminuição da imunidade

Um sistema imunológico enfraquecido devido a condições como diabetes, HIV/AIDS ou tratamentos imunossupressores pode tornar uma pessoa mais propensa a tais recorrências.

Outros fatores

Uso de cateteres urinários, cálculos renais e maus hábitos de micção também são fatores que podem contribuir para a cistite de repetição.

Preciso de um uropediatra para o meu filho!

Sintomas da cistite de repetição

Os sintomas da cistite de repetição são mais inespecíficos na criança do que no adulto, principalmente nos lactentes (até os 2 anos de idade), que não conseguem se comunicar adequadamente. Dentre os sintomas, tem-se febre, perda de apetite, vômitos, dores abdominais, ganho de peso insatisfatório, prostração e outros.

Assim, além dos sinais acima citados — que podem indicar a presença de algum quadro infeccioso —, é importante que os pais fiquem atentos a algumas especificidades que podem ajudar a guiar o diagnóstico, como:

• Aumento da frequência urinária;
  • Dor ao urinar;
  • Alteração na cor da urina;
  • Urina com odor fétido;
  • Incontinência ou retenção urinária.

Tratamentos para cistite de repetição

O tratamento das infecções do trato urinário ITUs é comumente feito com antibioticoterapia empírica, ou seja, o antibiótico é escolhido pelo médico considerando os agentes etiológicos com maior probabilidade de estar causando a infecção.

Porém, nos quadros de cistite de repetição, é preciso tomar cuidados maiores, visto que a recorrência pode indicar ou que os episódios anteriores não foram adequadamente tratados ou que novos agentes etiológicos estão infectando a criança.

Nesses casos, o exame de urocultura é fundamental para ajudar a escolher a melhor medida terapêutica, pois indicará quais são as bactérias e outros microrganismos que estão colonizando o trato urinário do paciente. Além disso, o antibiograma ajuda o médico a identificar as resistências das bactérias aos antibióticos disponíveis.

Por fim, quando a causa da cistite de repetição é uma malformação congênita que leva a alterações anatômicas, pode ser necessário realizar a correção cirúrgica com um uropediatra para que não haja mais recorrências.

Preciso de um uropediatra para o meu filho!

Como prevenir a cistite de repetição?

As crianças com diagnóstico de cistite de repetição ou de recorrência de ITU em qualquer porção do trato urinário podem se beneficiar de uma terapia profilática com antibióticos, ou seja, do uso diário e contínuo de medicamentos por um longo prazo, que pode variar de seis meses a dois anos.

A importância da profilaxia para evitar a cistite de repetição é evitar a evolução do quadro para infecção renal – a pielonefrite – e, consequentemente, a formação de cicatrizes renais que comprometem a função do órgão.

Além disso, tomar cuidados com a higiene, hábitos e imunidade são medidas que ajudam a reduzir os quadros frequentes.

Tire dúvidas ou marque sua consulta para saber mais a respeito com o urologista Dr. Rafael Locali.

Universidade de São Paulo (USP);

Sociedade Brasileira de Urologia;