Cisto de cordão espermático: o que é, causas, sintomas e tratamento

Imagem ilustrativa

12 abril, 2023

Trata-se de um tipo de hidrocele que se apresenta como uma massa indolor na região logo acima do testículo ou na região inguinal

O cisto de cordão espermático – ou hidrocele de cordão – é uma condição benigna que afeta crianças e adultos de ambos os sexos, sendo cerca de 15 vezes mais prevalente nos meninos, especialmente naqueles nascidos antes da 37ª semana de gestação. Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), esse diagnóstico faz parte das “doenças do conduto peritônio-vaginal”, pois ocorre quando há um erro no fechamento desse conduto, levando a um acúmulo de líquido na proximidade dos testículos.

O que é um cisto de cordão espermático?

O cisto de cordão espermático pode ser explicado como um “acúmulo” de líquido próximo aos testículos – que ocorre devido ao fechamento inadequado do conduto peritônio-vaginal – levando à formação de um cisto indolor, benigno e de aspecto endurecido. Ao notar alterações na região escrotal ou genital dos meninos, principalmente a formação de cistos ou tumorações, é fundamental que os pais busquem atendimento médico imediato para descartar causas que demandam cirurgia de urgência, como encarceramento de hérnia, torções do testículo ou tumores testiculares.

Uropediatra Dr. Rafael Locali.

Ajudamos você a encontrar a melhor solução para a saúde do seu filho.
Entre em contato e saiba mais.

Agenda sua consulta

O que causa o cisto de cordão espermático?

Na criança, a principal causa de cisto de cordão espermático é a congênita, ou seja, está relacionada com o desenvolvimento pré-natal. Nesses casos, ocorre uma falha no fechamento do chamado “processo vaginal”, que é uma evaginação do peritônio na região inguinal, levando a um acúmulo gradual de líquido e à formação de um cisto.

Sabe-se que esse processo de migração da camada peritoneal para a região escrotal e o fechamento do conduto ocorrem, naturalmente, por volta da 36ª semana da gestação, e por isso tanto a prematuridade, quanto problemas no desenvolvimento e crescimento do feto, podem ocasionar falhas de fechamento e formação de um cisto de cordão espermático.

Porém, há também os casos chamados de adquiridos, que é quando crianças mais velhas, adolescentes e até adultos desenvolvem o cisto de cordão espermático. Esse diagnóstico tardio pode estar relacionado a processos inflamatórios, traumas, torção testicular, tumor ou também de forma idiopática, que é quando não se conhece a causa.

Fatores de risco

O principal fator de risco para se desenvolver o cisto de cordão espermático é a prematuridade, pois o parto antes das 37 semanas de idade gestacional pode interromper o processo natural de fechamento do processo vaginal. Porém, isso não significa que todos os prematuros terão esse diagnóstico, assim como não impede que meninos nascidos a termo o desenvolvam.

Diagnóstico do cisto de cordão espermático

O diagnóstico de cisto de cordão espermático é aventado pelo médico a partir da história clínica e do exame físico completo, em que se constata a presença de uma massa indolor aderida ao cordão espermático, desde o testículo até o orifício externo do canal inguinal.

Nessas situações, o uropediatra pode obter a confirmação diagnóstica a partir de uma ultrassonografia da bolsa testicular, exame que também ajuda a excluir outras causas de cisto na região escrotal, principalmente a hérnia inguinal encarcerada.

Sinais e sintomas

Geralmente essa condição é indolor, e o único sinal presente no paciente é o surgimento de uma tumoração cística, móvel e de consistência endurecida localizada acima dos testículos.

Tratamento do cisto de cordão espermático

O tratamento padrão para o cisto de cordão espermático é a cirurgia, sendo que na impossibilidade de diferenciar esse quadro de uma hérnia encarcerada, o procedimento deve ser realizado de imediato para evitar complicações.

Já nos casos em que há confirmação diagnóstica do cisto de cordão, pode-se adotar uma conduta expectante, ou seja, apenas acompanhar e observar a evolução do quadro. Nos casos em que não há regressão espontânea ou existe aumento do volume do cisto, deve-se realizar a cirurgia.

A técnica cirúrgica consiste em uma exploração do canal inguinal para remover o cisto de cordão espermático.

Como prevenir?

Para prevenir a ocorrência do cisto de cordão espermático congênito, as principais recomendações são:

• Realizar um pré-natal adequado;
  • Não consumir substâncias tóxicas para o feto durante a gestação;
  • Fazer todos os exames da gestação, incluindo sorologias e ultrassons;
  • Seguir as recomendações médicas individualizadas para reduzir as chances de parto prematuro.

Possíveis complicações do cisto de cordão espermático

Embora seja uma condição benigna, o diagnóstico e tratamento adequados do cisto de cordão espermático buscam reduzir as chances de complicações futuras, associadas principalmente à atrofia testicular e infertilidade.

Como o urologista Dr. Rafael Locali pode te ajudar?

O urologista pediátrico Dr. Rafael Locali pode realizar os exames necessários para diagnosticar o cisto de cordão espermático e instituir o melhor tratamento para cada paciente.

Tire dúvidas ou marque sua consulta para saber mais a respeito com o Urologista Dr. Rafael Locali.

Sociedade Brasileira de Pediatria