Agende sua consulta
Agende uma consultaFale conosco pelo WhatsApp

Saiba como desfraldar seu filho

Imagem de neném engatinhando até as palmas das mãos de sua mão
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

14 agosto, 2023

A dica mais importante para pais que desejam saber como desfraldar uma criança é ter paciência durante o processo

Embora o desfralde seja um marco importante no desenvolvimento infantil e muito esperado pelos pais, se não houver paciência e estratégia, esta pode ser uma transição muito estressante para toda a família. Portanto, saber como desfraldar uma criança é importante para que ela própria compreenda o significado desse momento, bem como para que o processo seja o mais tranquilo possível para os pais.

Preciso de um uropediatra para o meu filho!

Quando se livrar das fraldas?

O desfralde é uma das mais desafiadoras transições da infância, pois além de envolver controle do corpo, envolve aspectos emocionais para toda a família, sendo fundamental que tanto a criança quanto os pais estejam prontos para esse momento.

Assim, essa tarefa só deve ser iniciada mediante estabilidade familiar; e evitada durante momentos de grandes mudanças. Além disso, quando seu filho estiver pronto para iniciar o desfralde, ele próprio dará “sinais de prontidão”, que simbolizam o desejo e necessidade de independência, tais como:

  • Recusar ajuda para concluir tarefas;
  • Conseguir andar e se sentar sem ajuda;
  • Saber puxar as roupas para cima e para baixo;
  • Dizer “não” como sinal de independência;
  • Imitar o comportamento dos familiares.

Com que idade começar o desfralde?

Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), a média de idade em que uma criança completa o desfralde diurno é por volta dos 27 meses de idade, sendo que o controle do esfíncter anal costuma ocorrer antes do vesical. Porém, como o desenvolvimento neuropsicomotor de uma criança só se completa entre 36 e 39 meses, é aceitável e compreensível que algumas crianças levem mais tempo para dar os primeiros sinais.

Assim, espera-se que até os 36 meses (3 anos), seja a melhor idade para o desfralde, a criança já apresente os sinais de prontidão. Caso seu filho não tenha demonstrado nenhum deles, é importante consultar um urologista pediátrico para investigar as possíveis causas e, se necessário, saber como desfraldar seu filho se houver necessidade de alguma adaptação.

Preciso de um uropediatra para o meu filho!

Como desfraldar: dicas indispensáveis para desfraldar seu filho

Algumas dicas de como desfraldar a criança podem ajudar a tornar o processo mais tranquilo para toda a família.

Observe os sinais de desfralde

Além dos sinais de prontidão, é importante observar alguns sinais de que seu filho está pronto para o desfralde com comportamentos específicos, como:

  • Avisar que fez ou vai fazer xixi ou cocô;
  • Evitar fazer na frente de outras pessoas, mesmo estando de fralda;
  • Demonstrar incômodo com a fralda e tentar retirá-la;
  • Quando a fralda permanece seca por pelo menos duas horas.

Estimule e ajude seu filho a se acostumar com o uso do penico

Segundo as orientações da SBP e da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), é mais recomendável utilizar o penico para iniciar a transição. Assim, é importante que os pais estimulem seu interesse por ele, incentivando a exploração com as mãos, permitindo que a criança se sente nele mesmo estando vestida e criando um ambiente de confiança em relação ao seu uso.

Além disso, uma estratégia útil é colocar as fezes removidas da fralda no penico, para que a criança compreenda melhor a finalidade do objeto e o associe com o ato de evacuar.

Preciso de um uropediatra para o meu filho!

Crie uma rotina de estratégia para o desfraldamento

Um dos pontos-chave e uma das principais dicas sobre como desfraldar é criar uma rotina tanto para a criança quanto para os pais, definindo horários para ir até o penico, como ao acordar, após refeições ou antes de dormir.

Elogie o progresso

A faixa etária dos 2 aos 3 anos é justamente quando a criança busca agradar os pais e receber sua aprovação, portanto, toda nova conquista é importante para ela e deve ser reconhecida e elogiada. Use isso ao seu favor durante o processo de desfralde.

Vista seu filho com roupas leves e fáceis de tirar

A criança precisa ter facilidade em tirar a roupa quando sentir vontade de fazer xixi ou cocô, principalmente porque no início é comum que ela procure o penico somente quando sentir urgência de urinar ou defecar. Assim, reduzir os obstáculos é uma forma de não gerar dificuldades e frustrações.

Deixe seu filho aprender a usar o banheiro pela imitação

Mostrar à criança que os pais e irmãos também usam o banheiro é uma forma de estimular o desejo de fazer a transição e ter tal independência, além de permitir que seu filho entenda que esse é um ato comum, realizado inclusive por seus familiares e outros adultos.

Deixe-o um tempo nu

Tirar as fraldas por algumas horas do dia e estimular a criança a procurar o penico quando sentir vontade de fazer xixi ou cocô também é parte da estratégia de como desfraldar a criança, além de ser uma forma de ajudar as que têm mais dificuldade em tirar as calças.

Preciso de um uropediatra para o meu filho!

Converse e estimule seu filho a pedir para ir ao banheiro

Encoraje a criança a comunicar quando quiser urinar ou evacuar, mesmo que seja uma pequena quantidade ou se estiver com a fralda, parabenizando sempre que ela cumprir essa tarefa. Além disso, estar atento aos sinais de que a criança está com vontade é de grande ajuda no processo de como desfraldar, visto que muitas podem ter vergonha de dizer.

Faça o desfralde noturno

Quem busca dicas sobre como desfraldar uma criança precisa saber que os primeiros dias do desfralde noturno podem dar errado, sendo necessário manter a paciência e insistir no processo. Assim, antes de ir para a cama, a criança deve ser estimulada a utilizar o penico, bem como deve urinar imediatamente após acordar no dia seguinte. Não se recomenda acordar a criança no meio da noite para levá-la ao banheiro, pois o impacto no sono pode ser negativo para essa transição e para o desenvolvimento infantil. Além disso, uma boa dica para iniciar o processo de desfralde noturna é avaliar se a fralda amanhece seca. Se isso ocorrer por mais de 15 dias consecutivos, estamos diante de uma boa janela para tentar iniciar o desfralde noturno.

Tenha paciência

Ainda que esse processo seja muito esperado pelos pais, que buscam saber como desfraldar seus filhos, é fundamental ter paciência, pois essa transição pode demorar várias semanas, visto que envolve tanto o controle dos esfíncteres quanto a compreensão da criança sobre o processo e outras questões emocionais.

Preciso de um uropediatra para o meu filho!

Não brigue ou puna seu filho

O desfralde de uma criança é um dos maiores desafios da infância, e brigar com seu filho pode acabar retardando o processo, além de gerar traumas. Portanto, estimule as pequenas conquistas com elogios, e não a puna por estar aprendendo.

Por fim, se estiver com dificuldades ou tiver dúvidas sobre como desfraldar seu filho, um urologista pediátrico pode te ajudar.

Tire dúvidas ou marque sua consulta para saber mais a respeito com o urologista Dr. Rafael Locali.

Fontes:

Sociedade Brasileira de Pediatria

Sociedade Brasileira de Urologia

Dr. Rafal Locali
Dr. Rafael Fagionato Locali
Urologista
CRM 133874
Logo Dr. Rafael Locali
planeta_22 planeta_11 planeta_22 planeta_11menino_footer_blog_interno