Agende uma consulta Fale conosco pelo WhatsApp

Como saber se o bebê tem fimose?

Bebê de toalha segurando brinquedo.

9 setembro, 2024

Saber se o bebê tem fimose é importante para manter um bom acompanhamento médico

Embora a fimose seja uma condição bastante frequente entre os meninos ao nascerem, estima-se que apenas 10% deles permanecem com a condição ao completarem três anos de idade. Por isso, saber se o bebê tem fimose é importante para manter um acompanhamento médico adequado e avaliar a necessidade de intervir com cirurgia.

Agende uma consulta para avaliar melhor o seu caso!

Quais são os tipos de fimose infantil?

Após saber se o bebê tem fimose, é fundamental classificá-la em fisiológica ou patológica.

A fimose fisiológica é aquela que costuma se resolver naturalmente até os 3 anos de idade, que não apresenta complicações durante a infância e que demanda apenas acompanhamento médico com condutas conservadoras.

Já a fimose patológica não se resolve sozinha e pode surgir até mesmo após o nascimento devido a cicatrizes, infecções de repetição ou inflamações. Assim, para saber se o bebê tem fimose mesmo meses ou anos após o nascimento, é importante manter um acompanhamento médico.

Como saber se o meu bebê tem fimose?

Para saber se o bebê tem fimose, é preciso que o urologista ou o pediatra realize um exame físico detalhado. Por isso, é essencial que os pais levem a criança às consultas médicas de rotina para saber se o bebê tem fimose e, se identificar alguma alteração, procurem um urologista pediátrico para avaliar a saúde do pênis e de todo o sistema urinário.

Vale destacar, ainda, que o diagnóstico da fimose inclui uma investigação do histórico médico da criança, buscando sintomas e sinais de infecção urinária ou dificuldades para urinar.

Quais os sintomas que o bebê com fimose pode apresentar?

Embora muitos bebês com fimose não apresentem sintomas significativos, alguns sinais podem indicar a necessidade de atenção médica e ajudam a saber se o bebê tem fimose, como:

• Dificuldade para urinar;
  • Jato urinário fraco;
  • Inchaço do prepúcio;
  • Infecções urinárias de repetição;
  • Vermelhidão ou irritação na área do prepúcio

Agende uma consulta caso seu bebê apresente esses sintomas!

Meu bebê tem fimose: e agora?

Ao saber se o bebê tem fimose, é preciso ter a avaliação de um urologista pediátrico para receber a orientação de tratamento, que consiste em cirurgia. De fato, não é um procedimento que deve ser realizado de urgência/emergência, com raríssimas exceções, por isso, existe a discussão, inclusive, do melhor momento para ser operado.

Quando a intervenção cirúrgica é necessária?

A intervenção cirúrgica para a fimose é a postectomia (circuncisão), e pode ser realizada por indicação médica ou por questões culturais ou religiosas. Entre as indicações médicas para a cirurgia de fimose estão os quadros patológicos, infecções urinárias recorrentes e situações de urgência como a parafimose, quando o prepúcio retrai e não volta a cobrir a glande.

Porém, segundo a Sociedade de Pediatria de São Paulo, essa cirurgia também pode ser justificada como forma de reduzir a incidência de doenças sexualmente transmissíveis e diminuir o risco de o menino desenvolver câncer de pênis na vida adulta.

Ou seja, cada caso deve ser avaliado individualmente, e a decisão por realizar ou não a cirurgia deve ser tomada com base nas recomendações do urologista pediátrico. Portanto, ao saber se o bebê tem fimose, é importante que a família busque um profissional especializado e experiente na área, que tenha uma técnica cirúrgica primorosa, mas também se preocupe com as expectativas e anseios dos pais.

O Dr. Rafael Locali está disponível para esclarecer todas as dúvidas e oferecer o melhor cuidado para seu bebê. Entre em contato e agende uma consulta.

Manual de Uropediatria

Sociedade de Pediatria de São Paulo