A criança com mais de 5 anos que faz xixi na cama deve ser avaliada por um uropediatra
Um desafio enfrentado por quase todos os pais em algum momento do desenvolvimento de seus filhos é a enurese noturna, ou o famoso “xixi na cama”. Esse quadro é considerado normal em crianças até certa idade, visto que o sistema neurológico de controle da bexiga pode levar um tempo para se desenvolver por completo. Assim, a criança que faz xixi na cama deve ser avaliada individualmente, considerando todos os marcos de seu desenvolvimento em conjunto.
Preciso de um uropediatra para o meu filho!
Índice
Por que a criança faz xixi na cama?
O controle miccional na criança é obtido progressivamente ao longo da infância, pois depende tanto da maturação do sistema nervoso quanto de questões cognitivas. Ou seja, a criança precisa entender que o hábito de urinar deve ser controlado, bem como ela deve ser estimulada e receber reforço positivo para querer ter esse controle.
Assim, até os 5 anos de idade, cerca de 15% das crianças ainda podem fazer xixi na cama ocasionalmente e aos 6 anos, esse número cai para cerca de 5%.
As razões para a criança fazer xixi na cama podem ser fisiológicas – como as causas relatadas acima – ou podem ser patológicas e incluir fatores genéticos, problemas no desenvolvimento do sistema urinário, produção excessiva de urina durante a noite, dificuldades hormonais ou até mesmo questões emocionais, como estresse e ansiedade.
Existe um diagnóstico para a criança que faz xixi na cama?
Sim, esse diagnóstico é a enurese noturna, e pode ser dado através da avaliação médica da criança que faz xixi na cama, que inclui uma análise detalhada da história clínica e um exame físico, além de exames complementares que o uropediatra pode solicitar para descartar possíveis causas subjacentes.
É importante ressaltar que antes dos 5 anos de idade a enurese geralmente não é considerada um problema médico, a menos que esteja associada a outros sintomas preocupantes, como dificuldade no desenvolvimento social e cognitivo. Portanto, se a enurese persistir após essa idade e estiver afetando a qualidade de vida da criança ou causando constrangimento significativo, é recomendável procurar um profissional de saúde para receber uma avaliação adequada.
Preciso de um uropediatra para o meu filho!
Quais riscos de complicações uma criança que faz xixi na cama pode enfrentar?
A enurese noturna, por si só, geralmente não causa complicações médicas graves, mas a criança que faz xixi na cama pode sofrer um impacto significativo na autoestima e na qualidade de vida devido ao constrangimento social e à ansiedade relacionada a esse problema.
O que fazer com uma criança que faz xixi na cama?
Existem algumas medidas que os pais ou responsáveis podem tomar para ajudar uma criança que faz xixi na cama, como:
- Oferecer compreensão e apoio emocional, evitando punições ou repreensões, pois muitas vezes a enurese não está sob o controle dela;
- Estabelecer uma rotina, como criar um horário para fazer xixi antes de dormir e evitar o consumo de líquidos em excesso à noite;
- Incentivar a criança a urinar regularmente durante o dia para fortalecer o controle da bexiga;
- Reduzir o acesso a dispositivos eletrônicos e jogos antes de dormir, pois eles podem atrapalhar o sono e a capacidade de perceber a necessidade de urinar;
- Oferecer recompensas quando a criança consegue passar a noite sem fazer xixi na cama, incentivando o comportamento desejado.
Preciso de um uropediatra para o meu filho!
Tratamento para criança que faz xixi na cama
Se a enurese noturna persistir além dos 5 anos e as estratégias mencionadas acima não apresentarem resultados satisfatórios, é recomendado buscar ajuda médica para o uropediatra avaliar a criança que faz xixi na cama e, se necessário, prescrever tratamentos da enurese noturna específicos.
A depender da causa para a enurese noturna, podem ser prescritas medicações que reduzem a produção de urina durante a noite, terapias comportamentais e outras.
Como o uropediatra Dr. Rafael Locali pode ajudar?
O uropediatra Dr. Rafael Locali é especialista em problemas urológicos infantis, incluindo a enurese noturna e pode fornecer uma avaliação precisa, identificando possíveis causas e recomendando o tratamento mais adequado para a criança que faz xixi na cama.
Tire dúvidas ou marque sua consulta para saber mais a respeito com o urologista Dr. Rafael Locali.
Fontes:
SBU