O acompanhamento e tratamento da fimose podem ser feitos com o urologista pediátrico
Embora a fimose seja uma condição bastante prevalente entre a população masculina, poucos pacientes procuram um especialista em fimose para ter o acompanhamento e tratamento adequados da condição. Porém, é importante que os pais sejam orientados corretamente quanto aos cuidados com o bebê para evitar complicações evitáveis, o que deve idealmente ser feito pelo urologista infantil.
Consulte um urologista especializado em casos de fimose.
Índice
O que é fimose?
A fimose é uma condição urológica caracterizada por um estreitamento do prepúcio, dificultando ou até mesmo impedindo sua retração sobre a glande (cabeça do pênis), podendo gerar desconforto e causar complicações urinárias diversas, como infecções urinárias recorrentes e balanopostites.
Porém, segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, apenas 10% de todos os meninos com fimose manterão esse quadro ao completarem 3 anos de idade. Por isso, toda criança que apresenta essa condição deve idealmente ser avaliada e acompanhada por um especialista em fimose desde o momento do diagnóstico.
O papel do especialista em fimose
O médico especialista em fimose é o urologista, e seu papel é o de diagnosticar e tratar problemas do trato urinário e do sistema reprodutor masculino, podendo, ainda, se subespecializar em urologia pediátrica para atender essa população específica. Vale destacar também que o urologista é um cirurgião e, portanto, está apto a realizar procedimentos cirúrgicos para corrigir a fimose se necessário.
Quando procurar um médico especialista em fimose?
É recomendável procurar um especialista em fimose sempre que houver dificuldades para retrair o prepúcio, além de dor durante a micção ou infecções frequentes. Além disso, o médico especialista em fimose pode ajudar caso a fimose esteja interferindo na qualidade de vida ou na função sexual.
Como é feito o diagnóstico da fimose?
Geralmente, o diagnóstico da fimose é feito pelo pediatra geral, visto que o exame físico urológico é parte fundamental das consultas periódicas de puericultura. Porém, algumas situações podem gerar dúvidas, principalmente se houver aderências ou outras complicações que dificultam a confirmação do diagnóstico.
Assim, sempre que o pediatra desconfiar ou diagnosticar essa condição, é recomendado que a criança seja encaminhada ao médico especialista em fimose, que irá avaliar a capacidade de retração do prepúcio e orientar a família quanto às melhores condutas e tratamento.
Entenda como o especialista em fimose pode ajudar!
Quais são as opções de tratamento?
As opções de tratamento para fimose incluem o uso de pomadas e uma cirurgia chamada postectomia (ou circuncisão), que tem indicações específicas e não precisa ser feita em todos os meninos. Por isso é importante que o especialista em fimose acompanhe a evolução do quadro com o passar do tempo, oriente os pais quanto aos cuidados diários e, se necessário, indique e realize a cirurgia.
Vantagens de se consultar com um especialista em fimose
Por ser uma condição que se resolve sozinha em cerca de 90% dos casos, é importante que todos os meninos com fimose façam um acompanhamento desde o nascimento com o especialista, profissional que saberá exatamente se há necessidade de indicar cirurgia e, caso positivo, defina o melhor momento para a intervenção.
Assim, consultar com um especialista em fimose oferece várias vantagens, incluindo:
- Diagnóstico preciso;
- Acompanhamento especializado;
- Orientações adequadas sobre opções de tratamento;
- Experiência em abordagens cirúrgicas;
- Acompanhamento durante o processo de recuperação.
Dr. Rafael Locali, especialista em fimose!
O Dr. Rafael Locali é urologista pediátrico com ampla experiência na avaliação, acompanhamento e tratamento eficaz da fimose e em diversas outras condições urológicas que afetam o menino desde o nascimento até a vida adulta.
Entre em contato e agende uma avaliação com o Dr. Rafael Locali!
Fontes: