Agende sua consulta
Agende uma consultaFale conosco pelo WhatsApp

Hidrocele comunicante: causas, sintomas e tratamento

Imagem ilustrativa em desenho de uma hidrocele comunicante
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

23 maio, 2023

Problema pode ser congênito ou adquirido mais tardiamente, e nem todos os casos têm indicação de tratamento cirúrgico

A hidrocele comunicante é uma condição urológica em que a cavidade peritoneal e o escroto se comunicam através de uma abertura persistente do conduto peritoneovaginal — que deveria ter se fechado durante a vida intrauterina ou logo após o nascimento. Dessa forma, é possibilitada a passagem do líquido abdominal para o escroto, onde se acumula, causando inchaço e aumento do tamanho do escroto     .

Esse quadro afeta cerca de 5% dos recém-nascidos, podendo surgir em até 20% dos bebês com muito baixo peso (menos de 2kg ao nascimento). Estima-se, também, que em 60% dos casos a hidrocele seja unilateral à direita e que em 15% seja bilateral.

Causas da Hidrocele comunicante

A hidrocele comunicante é causada por uma abertura anormal na parede abdominal, que permite que o líquido peritoneal flua para o escroto. Habitualmente é uma condição presente desde o nascimento, portanto, é um problema congênito, apesar de poder se manifestar mais tardiamente. Isso ocorre porque a intensidade da apresentação clínica (aumento do volume escrotal) associa-se diretamente ao tamanho da comunicação persistente.

Por outro lado, existe também a hidrocele NÃO comunicante, que habitualmente é uma condição adquirida e pode ser secundária a traumas e infecções testiculares, e acomete crianças mais velhas e adultos.

Agende sua consulta com o
Uropediatra Dr. Rafael Locali.

Ajudamos você a encontrar a melhor solução para a saúde do seu filho.
Entre em contato e saiba mais.

Agenda sua consulta

Sintomas da hidrocele comunicante

Os sintomas dessa condição geralmente se manifestam como um inchaço causado pelo acúmulo de líquido no escroto, que pode ser uni ou bilateral, acompanhado de desconforto ou dor.

Em alguns casos, o inchaço pode ser tão grande que causa constrangimento estético e dificulta a mobilidade do paciente, além de gerar uma pressão nos testículos, levando a uma sensação de peso ou dor na região, podendo gerar confusão com outras causas de dor testicular.

Diagnóstico da Hidrocele comunicante

O diagnóstico da hidrocele comunicante geralmente é feito a partir de um exame físico que permite avaliar o inchaço no escroto e determinar se há outros sinais de condições médicas associadas. Porém, esse diagnóstico costuma ser confirmado por um médico especialista, como um urologista pediátrico. Além disso, um exame de ultrassom ajuda a visualizar o acúmulo de líquido e avaliar se há uma conexão com a cavidade abdominal.

Tratamento da Hidrocele comunicante

O tratamento da hidrocele comunicante é por meio de intervenção cirúrgica, que consiste em fechar a comunicação indevida entre a cavidade abdominal e o escroto, impedindo assim o acúmulo de líquido. O tratamento da hidrocele comunicante é particularmente importante por conta da sua associação com hérnia inguinal, condição grave em crianças.

Cuidados e recomendações pós-tratamento

Após a cirurgia da hidrocele comunicante, é importante seguir algumas recomendações para garantir uma recuperação adequada e prevenir complicações ou reincidência do quadro, tais como:

  • Fazer acompanhamento regular com um urologista ou uropediatra no caso das crianças;
  • Realizar a higiene local adequadamente após a cirurgia;
  • Em caso de dor excessiva, inchaço, vermelhidão ou febre deve-se buscar atendimento médico imediato.

É fundamental que os pacientes sigam todas as orientações médicas e realizem todos os exames de acompanhamento para garantir a eficácia do tratamento e prevenir recorrências da hidrocele comunicante.

Tire dúvidas ou marque sua consulta para saber mais a respeito com o Urologista Dr. Rafael Locali.

Fontes:

Sociedade Brasileira de Urologia

Dr. Rafal Locali
Dr. Rafael Fagionato Locali
Urologista
CRM 133874
Logo Dr. Rafael Locali
planeta_22 planeta_11 planeta_22 planeta_11menino_footer_blog_interno