Por que mulheres também devem ir ao urologista?

Imagem ilustrativa

14 maio, 2024

A população feminina representa grande parte dos pacientes com problemas do sistema urinário, portanto as mulheres também devem ir ao urologista

Embora o urologista seja tradicionalmente associado ao cuidado da saúde do sistema urinário masculino, as mulheres também devem ir ao urologista, afinal, esse médico é especializado em condições e doenças que afetam o trato urinário como um todo. Além disso, as mulheres correspondem à principal parcela dos pacientes com queixas urinárias, sendo que as condições mais comuns entre elas são a infecção urinária de repetição, a incontinência urinária e a bexiga hiperativa.

Assim, as mulheres devem ir ao urologista sempre que tiverem quaisquer queixas urinárias, visto que é um profissional preparado para lidar com as infecções urinárias, cálculos renais, tumores de rim, disfunções miccionais      e diversas outras situações que podem levar a complicações e impactar a qualidade de vida da paciente.

Faça o acompanhamento da sua saúde com um urologista qualificado!

O médico urologista também atende mulheres?

Sim, o urologista também atende mulheres. Apesar da associação comum da urologia à saúde masculina, esses médicos são treinados para diagnosticar e tratar uma ampla variedade de condições do trato urinário, tanto em homens quanto em mulheres. Portanto, mulheres também devem ir ao urologista.

O que é a urologia feminina?

A urologia feminina é uma especialização que se concentra no diagnóstico e tratamento de distúrbios do sistema urinário e genital feminino, o que inclui condições como:

• Infecções do trato urinário;
  • Incontinência urinária;
  • Cálculos renais;
  • Dor pélvica crônica;
  • Distúrbios da bexiga.

Por que as mulheres também devem ir ao urologista?

As mulheres também devem ir ao urologista para garantir a saúde do sistema urinário e genital, tanto para cuidar de doenças e condições atuais quanto para prevenir determinados quadros, como a infecção urinária recorrente. Assim, o urologista para mulher é importante para:

• Diagnosticar precocemente condições urinárias;
  • Tratar distúrbios crônicos da bexiga;
  • Tratar e acompanhar o quadro de incontinência urinária;
  • Avaliar e tratar problemas sexuais;
  • Prevenir complicações durante a gravidez.

Marque sua consulta para saber mais a respeito com o urologista Dr. Rafael Locali!

Em quais casos é indicado procurar um urologista para mulher?

Existem diversas situações pelas quais as mulheres devem ir ao urologista, principalmente para lidar com condições crônicas do sistema urinário.

Infecções do trato urinário recorrentes

As mulheres devem ir ao urologista quando tiverem infecções recorrentes do trato urinário, pois é necessário investigar a causa, visto que as complicações não são infrequentes. Por isso, quando indicado, é necessário iniciar tratamento profilático com medicação para evitar novos casos e suas complicações.

Incontinência urinária

Diversos motivos podem levar à incontinência urinária, incluindo alterações anatômicas e fisiológicas do corpo feminino, sendo que o urologista para mulher pode ajudar a identificar a etiologia do quadro e a tratar adequadamente a condição.

Dor pélvica crônica

Outra situação pela qual as mulheres também devem ir ao urologista é no caso de dor pélvica crônica, que pode ocorrer pelas mais diversas condições e tem grande impacto na qualidade de vida da mulher. Assim, é fundamental tentar identificar a causa e, quando possível, tratar.

Pedras nos rins

As mulheres devem ir ao urologista sempre que tiverem pedras nos rins, tanto para acompanhar o quadro agudo quanto para identificar condições que predispõem o surgimento da condição e diminuir a recorrência.

Tumores de rins

Qualquer tumor no rim, seja ele benigno ou maligno, deve ser acompanhado e tratado com um urologista para mulher. Por isso, queixas clínicas relacionadas ao sistema urinário devem sempre ser investigadas para descartar malignidade.

Distúrbios da bexiga

Condições que acometem a bexiga, principalmente as crônicas, demandam um tratamento e acompanhamento altamente especializados, sendo que as mulheres também devem ir ao urologista para tratar a condição de base e para evitar complicações que são bastante comuns.

Ou seja, procurar um urologista é um cuidado essencial para que as condições médicas sejam adequadamente tratadas e acompanhadas, garantindo assim o bem-estar das mulheres.

Rafael Locali.