Posso ter infecção urinária de repetição por conta de um cálculo renal?

12 fevereiro, 2016

Frequentemente observamos homens e mulheres que sofrem com repetidos episódios de infecção urinária (ITU). Definimos ITU recorrente como três ou mais episódios de infecção ao ano, e, apesar de sua relação com o cálculo renal não obstrutivo não ser totalmente clara, é comum observarmos essa associação.

Um estudo americano publicado em outubro de 2015 avaliou 120 pacientes com ITU de repetição e cálculo renal assintomático, que foram submetidos à cirurgia para remoção dos cálculos. O objetivo era avaliar como esses pacientes se comportavam em relação à infecção urinária após a cirurgia. Os pacientes foram divididos em dois grupos conforme a resposta à ITU. No grupo 1 (58 pacientes) ficaram aqueles que não apresentaram mais ITU após a remoção dos cálculos, num seguimento de um ano; no grupo 2 (62 pacientes) ficaram os pacientes que continuaram a apresentar ITU, no mesmo período de seguimento. Uma cuidadosa avaliação entre esses grupos, mostrou que nem o tipo de procedimento cirúrgico para remoção dos cálculos (ureteroscopia flexível, nefrolitotripsia percutânea ou litotripsia extra-corpórea), nem o tempo de internação, e nem o tipo de cálculo foi determinante para acabar definitivamente com a infecção. Isso evidencia que o mais importante foi remover as pedras, independente da forma. Além disso, esse estudo mostrou, também, que os homens com diabetes têm menos chance de ficarem livres da infeção após a remoção das pedras.

Dessa forma, a grande mensagem que essa pesquisa nos deixa é que se você tem ITU de repetição e também tem cálculo renal, existe uma chance de aproximadamente 50% de você ficar livre das infecções se remover todos cálculos.