Agende sua consulta
Agende uma consultaFale conosco pelo WhatsApp

Quando levar as crianças ao urologista?

Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

8 novembro, 2022

O urologista pediátrico trata de meninos e meninas desde a vida intrauterina até o final da puberdade

As disfunções do trato geniturinário na criança e no adolescente são relativamente comuns, e compreendem um espectro bastante grande de condições, cuja gravidade são bastante variáveis. Dessa forma, é muito importante que, ao se suspeitar de qualquer disfunção do trato geniturinário, o acompanhamento da criança seja realizada em conjunto com o pediatra geral, que habitualmente assiste a criança.

Dessa forma, ao levar as crianças ao urologista, ela receberá um atendimento médico especializado para tratar doenças urológicas clínica ou cirurgicamente, fornecerá orientações aos pacientes e seus cuidadores, bem como atuará preventivamente contra algumas doenças, atuando conjuntamente com o pediatra da criança

Portanto, os pais devem levar as crianças ao urologista sempre que notarem alguma alteração muito específica no sistema geniturinário ou quando o próprio pediatra fizer tal recomendação.

O que faz o urologista pediátrico?

O urologista pediátrico é o médico especialista em tratar doenças do trato geniturinário em fetos, bebês, crianças e adolescentes, ou seja, desde a vida intrauterina até a vida adulta. É importante lembrar que a urologia pediátrica é uma subespecialidade dentro da urologia, portanto, os urologistas pediátricos, apesar de se dedicarem mais ao tratamento das criancinhas, também são habilitados aos cuidados de pacientes de qualquer idade. O tempo mínimo de especialização do urologista pediátrico é de 5 anos, além dos 6 anos de formação em Medicina, sendo capacitado para oferecer tratamento clínico-cirúrgico a seus pacientes.

Assim, são diversos os quadros e condições que o uropediatra está apto a lidar, tanto em meninos quanto em meninas. Portanto, sempre que houver alterações urinárias ou genitais que preocupem os pais, é recomendado levar as crianças ao urologista.

Agende sua consulta com o
Uropediatra Dr. Rafael Locali.

Ajudamos você a encontrar a melhor solução para a saúde do seu filho.
Entre em contato e saiba mais.

Agenda sua consulta

Os principais problemas tratados pelo urologista pediátrico

A lista de problemas geniturinários tratados pelo urologista pediátrico é muito extensa, mas as queixas e quadros mais frequentes nos consultórios do especialista e que estimulam o responsável a levar as crianças ao urologista são:

  • Distúrbios anatômicos, como fimose, hipospadia, criptorquidia, refluxo vesicoureteral, estenoses da junção ureteropiélica, hidronefroses ou dilatações dos rins e muitos outros;
  • Infecções do trato urinário e inflamações penianas recorrentes, como a balanopostite;
  • Traumas testiculares;
  • Tumores do trato geniturinário, como câncer de rim, testículos, bexiga;
  • Enurese noturna (xixi na cama);
  • Incontinência urinária;
  • Cálculos renais;
  • Doenças neurológicas com repercussões no trato urinário, como mielomeningocele. 

Quando levar uma criança ao urologista?

Como dito, o urologista pediátrico é o médico habilitado para lidar com doenças e síndromes do trato geniturinário de pacientes desde a vida intrauterina até a adolescência. Portanto, se mesmo durante a gestação a mãe descobrir, via ultrassom, que a criança (menino ou menina) tem alterações nos rins, bexiga ou genitálias, já se pode buscar atendimento do especialista.

Outra recomendação é levar as crianças ao urologista se após o nascimento houver alterações na genitália ou no trato urinário que o pediatra geral não consiga tratar, e, nesse caso, o próprio médico vai realizar o encaminhamento ao urologista. Além disso, crianças e adolescentes de todas as idades devem ser levadas ao especialista quando apresentarem infecções urinárias recorrentes, enurese noturna, alterações na frequência da micção e alterações anatômicas.

Por fim, recomenda-se que os adolescentes passem por consultas com o urologista pediátrico para que esse aborde a saúde sexual e forneça orientações sobre infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), bem como acompanhamento de rastreio.

Urologista na infância pode prevenir doenças futuras

As doenças urológicas podem trazer grandes complicações no curto e no longo prazo, como a criptorquidia (testículos não-descidos), que podem comprometer a fertilidade, produção hormonal e aumenta o risco de câncer de testículo, o refluxo vésico-ureteral, que pode comprometer gravemente a função renal, enurese noturna, com repercussões psicológicas e sociais, e muito mais.

Assim, levar as crianças ao urologista é um ato de cuidado muito importante, pois pode prevenir doenças futuras, como infertilidade, curvatura peniana e neoplasias diversas, bem como atuar na prevenção das infecções sexualmente transmissíveis com os adolescentes.

A partir de quantos anos alguém pode se consultar com o urologista?

A consulta com o urologista pode ser feita desde a vida intrauterina, ou seja, desde a identificação de possíveis malformações geniturinárias. Após o nascimento, pode-se levar as crianças ao urologista sempre que os pais tiverem dúvidas mais específicas sobre o sistema genital e urinário e que surgirem alterações miccionais ou anatômicas no bebê, criança ou adolescente.

Tire dúvidas ou marque sua consulta para saber mais a respeito com o Urologista Dr. Rafael Locali

Fontes:

Sociedade Brasileira de Urologia

Sociedade Brasileira de Pediatria

Associação Brasileira de Cirurgia Pediátrica

Dr. Rafal Locali
Dr. Rafael Fagionato Locali
Urologista
CRM 133874
Logo Dr. Rafael Locali
planeta_22 planeta_11 planeta_22 planeta_11menino_footer_blog_interno