Tipos mais frequentes de hérnias: conheça quais são!

Imagem ilustrativa

14 maio, 2024

As hérnias inguinais são os tipos mais frequentes de hérnias em homens, mulheres e crianças

Uma hérnia ocorre quando um órgão ou tecido se projeta através de uma abertura em sua parede muscular ou tecido circundante, gerando uma protrusão muitas vezes dolorosa. Assim, nos tipos mais frequentes de hérnias, é preciso acompanhar o quadro e realizar intervenções cirúrgicas em situações específicas, principalmente se houver complicações agudas.

Realize o tratamento de hérnias com um urologista qualificado!

O que é uma hérnia?

Uma hérnia ocorre quando uma parte de um órgão se projeta através de uma abertura na parede abdominal (conjunto de tecidos formado por músculos e aponeurose muscular), formando um abaulamento ou protrusão. Essa abertura normalmente surge em locais naturalmente mais frágeis na parede abdominal, que são: região umbilical, região inguinal (virilha) ou sobre locais de incisões cirúrgicas prévias.

Ao passar por essa abertura anormal, os órgãos podem provocar dor ou mesmo desencadear processos mais graves, como encarceramento ou estrangulamento dessas estruturas, levando a uma emergência cirúrgica.

Quais são os tipos mais frequentes de hérnias?

Os tipos mais frequentes de hérnias diferem-se pela sua localização, causa e sintomas.

Hérnia inguinal

Os tipos mais frequentes de hérnias são as inguinais, que correspondem a cerca de 75% das hérnias de parede abdominal. Segundo a Sociedade Brasileira de Hérnia e Parede Abdominal (SBH), estima-se que aproximadamente 20% dos homens e 3% das mulheres apresentarão hérnia inguinal em algum momento da vida.

Esse tipo de hérnia ocorre devido a uma fraqueza na região da virilha, que pode ser congênita (aproximadamente dois terços) ou desenvolvida ao longo do tempo devido ao enfraquecimento da musculatura. Dentre os sintomas, estão o surgimento da protuberância durante movimentos de esforço, causando dor e desconforto na virilha.     .

Hérnia umbilical

A hérnia umbilical é mais comum na criança do que no adulto, sendo que a SBH recomenda que se aguarde até cerca de 2 anos de idade para então fazer a cirurgia, visto que na maioria das vezes fecha espontaneamente até essa idade. Já no adulto, a hérnia umbilical é mais comum nas mulheres do que nos homens.

Dentre as principais causas, estão o enfraquecimento da musculatura abdominal devido principalmente à obesidade e à gestação     .

Hérnia incisional

Outro quadro que faz parte dos tipos mais frequentes de hérnias é a hérnia incisional, que ocorre quando uma região já abordada cirurgicamente enfraquece e ali, no local da cicatriz, forma-se uma protrusão. Dentre os fatores de risco associados, estão:

• Infecção da ferida operatória;
  • Obesidade;
  • Desnutrição;
  • Idade avançada;
  • Uso de corticoides.

Outros tipos de hérnias

Os tipos mais frequentes de hérnias também incluem:

• Hérnias epigástricas: na linha média do abdômen;
  • Hérnias femorais: a maioria ocorre nas mulheres;
  • Hérnias lombares;
  • Hérnias internas: não há projeção visível para o meio externo, é decorrente de aderências intra-abdominais, na sua maioria.

Marque sua consulta para saber mais a respeito com o urologista Dr. Rafael Locali!

Como é o tratamento para hérnia?

O tratamento para hérnia depende do tipo e gravidade da hérnia, além do perfil do paciente. De forma geral, o tratamento definitivo costuma ser a cirurgia, com uso ou não de tela para reforço da parede abdominal. A colocação de tela depende da região e tipo da hérnia, tamanho do defeito herniário, assim como a idade do paciente (muito raramente é necessária a colocação de tela em crianças).     .

Quando a cirurgia de hérnia é indicada?

A cirurgia de hérnia é frequentemente indicada nos seguintes casos:

• Quando causa dor persistente ou desconforto significativo;
  • Quando há risco de complicações, como estrangulamento, em que o tecido herniado fica preso e privado de sangue;
  • Quando interfere nas atividades diárias do paciente;
  • Quando não “fecha” sozinha na criança por volta dos 2  anos (no caso de hérnia umbilical, pois hérnias inguinais sempre são operadas).

Com relação ao procedimento cirúrgico, nos tipos mais frequentes de hérnias tende-se a reposicionar os órgãos e tecidos no local correto e colocar uma tela sobre a área enfraquecida para ajudar na sustentação e evitar a recidiva do quadro. Com relação à técnica, pode-se optar pela cirurgia aberta ou pela videolaparoscopia, associado ou não ao uso do robô, sendo essa uma abordagem minimamente invasiva, mas com necessidade de anestesia geral.

Portanto, o tratamento dos tipos mais frequentes de hérnias geralmente é baseado em abordagens cirúrgicas, sendo que a técnica escolhida deve ser discutida entre médico e paciente.

SBH;

Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões.