Agende sua consulta
Agende uma consulta Fale conosco pelo WhatsApp

Tratamento da varicocele: como funciona?

Imagem ilustrativa anatômica do aparelho reprodutor masculino
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

22 agosto, 2023

O tratamento da varicocele é considerado nos casos em que há sintomas importantes para o paciente e risco de infertilidade

A varicocele é uma condição médica caracterizada pela dilatação anormal das veias que drenam o sangue dos testículos, sendo mais comum do lado esquerdo. Este quadro pode aparecer pela primeira vez na infância ou na puberdade e aumentar com o passar do tempo, estimando-se que esteja presente em cerca de 42% dos idosos

Embora a maioria dos casos não gere sintomas significativos, alguns pacientes podem sentir dor ou desconforto na região escrotal, sensação de peso e atrofia de um ou dos dois testículos. Portanto, obter o diagnóstico é fundamental para iniciar o tratamento da varicocele e evitar complicações a longo prazo, como a infertilidade.

Preciso de um uropediatra para o meu filho!

Principais causas da varicocele

Sabe-se que não existe uma única causa responsável pela varicocele, mas alguns fatores podem contribuir para o seu desenvolvimento, tais como:

  • Malformação dos vasos testiculares durante a vida intrauterina;
  • História familiar (fator genético);
  • Síndrome de “nutcracker”;
  • Compressão extrínseca da veia gonadal por tumor abdominal.

É importante ressaltar que nem todos os homens com esses fatores de risco desenvolvem varicocele, e nas crianças, a condição está mais associada às malformações venosas. Portanto, se houver qualquer sinal de dilatação na região escrotal, é preciso procurar um urologista pediátrico para iniciar o tratamento da varicocele.

Diagnóstico da varicocele

Quando a dilatação é excessiva – geralmente em pacientes adultos – o diagnóstico da varicocele é clínico, ou seja, apenas o exame físico urológico basta para confirmar o quadro. Porém, quando a varicocele é pequena, pode-se lançar mão de alguns exames que ajudam a avaliar a vascularização e a definir o diagnóstico, como o ultrassom Doppler dos testículos, e o ultrassom ou tomografia de abdome, para avaliar se existe alguma alteração abdominal que esteja provocando a varicocele. É válido, ainda, destacar que muitas vezes o diagnóstico é obtido apenas na idade adulta, pois muitos homens buscam atendimento médico com queixa de infertilidade e descobrem que a causa é uma varicocele não diagnosticada na infância. Portanto, é fundamental estar atento e buscar ajuda médica com o uropediatra para diagnosticar precocemente e instituir o correto tratamento da varicocele, prevenindo complicações na vida adulta.

Preciso de um uropediatra para o meu filho!

Tratamento da varicocele

Nem sempre o tratamento da varicocele demanda alguma intervenção, pois na maioria dos casos não há sintomas e ambos os testículos se desenvolvem normalmente. Porém, é preciso que os pacientes com esse diagnóstico façam ao menos um acompanhamento médico anual, que no caso das crianças e varicocele nos adolescentes deve ser feito com um urologista pediátrico.

A conduta, quando expectante, inclui exames físicos anuais, bem como ultrassonografia e análise seminal sempre que disponível. Desta forma, é possível identificar previamente quaisquer sinais de complicações e iniciar o mais rápido possível o tratamento de varicocele, visando evitar a perda de função reprodutiva futuramente.

Como é feito o tratamento da varicocele?

Nos casos em que uma intervenção médica é necessária, deve-se prosseguir com procedimentos cirúrgicos, sendo que os mais indicados e realizados são a ligadura cirúrgica e a embolização da veia testicular. Dentre os benefícios obtidos com a cirurgia como forma de tratamento da varicocele, tem-se o alívio de sintomas, além de uma redução da atrofia testicular, colaborando para a recuperação da fertilidade masculina.

Preciso de um uropediatra para o meu filho!

Quando o tratamento para a varicocele é recomendado?

A intervenção cirúrgica como tratamento da varicocele em crianças e adolescentes deve ser considerada nas seguintes situações:

  • Quando a diferença de volume entre o testículo afetado e o não afetado é maior que 15% ou 2ml;
  • Varicoceles bilaterais;
  • Mediante sintomas, como dor, inchaço testicular e sensação de peso;
  • Mediante resultados anormais na análise do fluido seminal.

Como o uropediatra Dr. Rafael Locali pode ajudar no tratamento da varicocele?

O Dr. Rafael Locali pode realizar o acompanhamento anual do seu filho, avaliando o quadro e sua evolução para identificar quaisquer complicações ou alterações que indiquem a cirurgia como tratamento da varicocele, seja para reduzir sintomas ou para evitar desde cedo a infertilidade.

Tire dúvidas ou marque sua consulta para saber mais a respeito com o Urologista Dr. Rafael Locali. 

Fontes:

Associação Médica Brasileira

UpToDate

Dr. Rafal Locali
Dr. Rafael Fagionato Locali
Urologista
CRM 133874
Logo Dr. Rafael Locali
planeta_22 planeta_11 planeta_22 planeta_11menino_footer_blog_interno