+55 |11| 5579-9090
+55 |11| 99802-1564
Rua José Antônio Coelho, 801 Térreo - Vila Mariana CEP: 04011-062
O distúrbio androgênico do envelhecimento masculino pode trazer sintomas psicológicos. Saiba o que é!
6 de abril de 2018
Disfunção erétil, como resolver?
23 de abril de 2018

A dilatação anormal das veias que drenam o sangue da região dos testículos chama-se varicocele. A doença é comum nos adolescentes, os quais cerca de 15% são portadores.

O sangue dos testículos são recolhidos por várias veias. Como existem dois testículos, há dois grupos de vasos sanguíneos, um de cada lado. Logo acima do escroto, são originadas veias maiores, já no abdome, o grupo de vasos se transforma em duas veias gonadais, uma do lado direito e outra no esquerdo.

A veia direita termina obliquamente na veia cava, um pouco abaixo do rim. A posição e a grossura da veia facilitam a locomoção do sangue. Já a veia gonadal esquerda aflui em ângulo reto na veia renal esquerda, que é fina, dificultando a entrada sanguínea. Sendo assim, 90% dos casos de varicocele são do lado esquerdo.

A principal causa da doença é o funcionamento indevido ou a falência das válvulas da veia gonadal. Quando o desempenho é normal, o sangue sobe, as válvulas fecham e ele não retorna. Essa deficiência leva à má drenagem sanguínea e acúmulo de sangue, forçando e dilatando as veias.

Homens com histórico da doença na família estão mais sujeitos, por isso, pais com varicocele devem ficar atentos e levar os filhos ao urologista diante de qualquer suspeita. Tumores também são uma causa da varicocele, pois pressionam as veias testiculares, dificultando a drenagem sanguínea.

Geralmente não produz sintomas, mas em situações graves pode proporcionar dor e atrofia do órgão. O principal sinal são as veias proeminentes nos testícul0s, principalmente no esquerdo.

O diagnóstico inicial é clínico e confirmado por meio do exame de ultrassonografia. Se seu filho apresenta algum sintoma, marque uma consulta com o urologista para avaliação, pois quando não tratada, a varicocele é uma das principais causas de infertilidade nos homens adultos.

Dr. Rafael F. Locali | Urologista | CRM 133874

Sua saúde é preciosa e deve ser bem cuidada! Essa consciência é importante para que você esteja bem para desfrutar momentos felizes ao redor das pessoas que ama. Por isso, sempre procure um profissional capacitado para atendê-lo integralmente. As informações neste site pretendem apoiar e não substituir a consulta médica. Procure sempre uma avaliação pessoal com um médico da sua confiança. Não tenho conflitos de interesse a declarar.