Tratamento do cálculo renal infantil

Imagem ilustrativa

1 janeiro, 2024

Quando o tratamento conservador não é indicado, os métodos minimamente invasivos podem ser uma opção

O cálculo renal, condição também conhecida como pedra nos rins ou litíase renal, é caracterizado pela formação de pequenas massas sólidas nos rins, geralmente compostas por sais minerais e outras substâncias. Embora seja mais comum em adultos, também pode ocorrer em crianças, sendo de grande importância estar atento aos sintomas e procurar atendimento médico especializado para fazer o melhor tratamento do cálculo renal infantil.

A solução que você precisa contra os cálculos renais: descubra agora mesmo!

Principais sintomas do cálculo renal infantil

O cálculo renal em crianças pode apresentar sintomas específicos que, muitas vezes, são diferentes dos observados em adultos. Assim, é necessário estar atento ao seguintes sinais e sintomas e procurar atendimento médico especializado sempre que necessário:

• Dor abdominal intensa;
  • Dor lombar;
  • Sangue na urina ou urina escurecida;
  • Náuseas e/ou vômitos;
  • Febre;
  • Infecção de urina.

Diagnóstico do cálculo renal infantil

O diagnóstico dessa condição deve ser feito o mais precocemente possível, sendo de grande importância para iniciar o tratamento do cálculo renal infantil e prevenir complicações graves, como pielonefrite, doença renal crônica e hidronefrose. Nesse sentido, o diagnóstico inclui uma combinação entre história clínica, exame físico do paciente, exame laboratorial e exames de imagem, como ultrassonografia ou tomografia computadorizada de abdômen.

Tratamento do cálculo renal infantil

O tratamento do cálculo renal infantil pode variar de acordo com a localização e tamanho do cálculo, bem como com fatores associados à condição médica da criança. Em alguns casos, mudanças na dieta e aumento da ingestão de líquidos podem ser suficientes para permitir que os cálculos renais sejam eliminados naturalmente.

No entanto, em situações mais complexas, especialmente em crianças que apresentam recorrência do quadro, o uso de medicações que ajudam na regulação de íons e sais no organismo é importante para evitar a formação de novos cálculos.

Já em situações mais complexas, que dependem do tamanho do cálculo, sua localização no trato urinário e o estado clínico da criança, a cirurgia pode ser necessária para complementar o tratamento do cálculo renal infantil.

Métodos cirúrgicos minimamente invasivos para cálculo renal

Uma abordagem cada vez mais comum no tratamento do cálculo renal infantil são os métodos cirúrgicos minimamente invasivos, pois são técnicas que oferecem benefícios significativos, como menor tempo de recuperação, menos complicações pós-operatórias e menor desconforto para a criança. Entre os procedimentos disponíveis para essa finalidade, destacam-se os tratamentos endoscópicos com aparelhos flexíveis, tratamentos percutâneos, laparoscópicos associados ou não ao robô e a Litotripsia Extracorpórea por Ondas de Choque (LECO).

Os tratamentos endoscópicos com aparelhos flexíveis são os menos invasivos, pois são utilizados os próprios orifícios naturais do trato urinário para a remoção dos cálculos – uretra e ureter. Uma pequena câmera é inserida nessas estruturas até atingir a região dos cálculos, que são fragmentados com laser e removidos. A desvantagem desse método relaciona-se com a dimensão dos cálculos, pois tem bons resultados com cálculos de até 1,5 cm.

No caso de cálculos maiores e mais complexos, como os coraliformes, emprega-se o tratamento percutâneo – nefrolitotomia percutânea. Essa técnica apresenta excelentes resultados para cálculos grandes, apesar de ser uma cirurgia com risco maior.

Por isso, especificamente para crianças, nos cálculos coraliformes, pode-se usar a LECO como uma opção. É um procedimento que requer anestesia geral em crianças, em que os cálculos são fragmentados com a transmissão da energia do aparelho para os cálculos, através da pele da criança. Por outro lado, muitas vezes são necessárias muitas sessões de LECO para a fragmentação de cálculos de maior porte.

Por fim, existem cálculos grandes não elegíveis para o tratamento endoscópico e que estão localizados em uma região que teria a possibilidade de ser removido por completo, sem fragmentação, por via abdominal. Nesses casos, realizamos a pielolitotomia ou ureterolitotomia laparoscópica, associado ou não ao robô.

Na Clínica do Dr. Rafael Locali o atendimento humanizado e de qualidade é a nossa prioridade. Tire dúvidas ou agende uma avaliação!

Prevenção do cálculo renal infantil

Em crianças, prevenção do cálculo renal é fundamental, devido ao grande risco de recorrência ao longo da vida. Por isso, realizar uma boa avaliação metabólica do paciente, para tentarmos identificar a possível causa é de vital importância. No entanto, como regra geral, ter uma dieta com baixo sódio e adequada ingestão de água são medidas simples, mas que já têm um impacto grande para evitar a recorrência dos cálculos.

Além disso, incentivar hábitos saudáveis, como a prática regular de atividades físicas, pode contribuir para a prevenção de cálculos renais em crianças, principalmente porque a obesidade parece aumentar a prevalência dessa condição.

Quem realiza o tratamento do cálculo renal infantil?

O tratamento do cálculo renal infantil requer uma equipe médica especializada, incluindo urologistas pediátricos experientes, tal como o Dr. Rafael Locali, urologista pediátrico com experiência no tratamento de condições urológicas em crianças.

Tire dúvidas ou marque sua consulta para saber mais a respeito com o Urologista Dr. Rafael Locali.

Rev. Méd. Hosp. São Vicente de Paulo

Jornal Brasileiro de Nefrologia