O tratamento a disfunções miccionais na infância pode ser feito com a uroterapia
A uroterapia é uma abordagem terapêutica que visa educar os pacientes sobre a função do trato urinário, modificar comportamentos inadequados e implementar técnicas específicas para melhorar o controle vesical. Esse tratamento é especialmente relevante para crianças, que podem sofrer com incontinência urinária ou outras condições relacionadas ao controle vesical, gerando impactos importantes ao seu desenvolvimento social.
Entenda o que é a uroterapia e os benefícios dessa prática!
Índice
O que é uroterapia?
A uroterapia é um tratamento multidisciplinar que combina técnicas educativas e comportamentais para solucionar disfunções urinárias no adulto e, principalmente, na criança. Para isso, a pessoa é estimulada a conhecer seus próprios hábitos urinários e a criar hábitos saudáveis de alimentação, hidratação e micção.
Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), a uroterapia pode ser utilizada como forma isolada de tratamento, visando evitar a necessidade de outras abordagens mais invasivas.
Como a uroterapia é realizada?
A uroterapia é realizada através de um programa personalizado, desenvolvido de acordo com as necessidades específicas do paciente. Esse processo começa com uma avaliação detalhada da história clínica pelo uropediatra, incluindo hábitos urinários e intestinais, e a realização de exames complementares, se necessário.
Assim, a partir do diagnóstico e da sua avaliação, o especialista pode sugerir intervenções diversas, tais como:
- Treinamento da bexiga: estabelecer horários regulares para micção;
- Exercícios do assoalho pélvico: fortalecer os músculos responsáveis pelo controle urinário e fecal para reduzir a incontinência;
- Biofeedback: modificar a função muscular tendo como base informações registradas por eletromiografia;
- Modificação de hábitos: orientar sobre a ingestão adequada de líquidos, alimentação saudável e a importância de evitar fatores que irritem a bexiga, como cafeína e alimentos picantes;
- Educação: nas crianças maiores e nos adolescentes com disfunções urológicas, o conhecimento sobre a anatomia e fisiologia do sistema urinário pode gerar bons resultados e melhorias na disfunção.
Cada uma dessas intervenções é adaptada às necessidades específicas do paciente, garantindo um tratamento personalizado e com maior chance de eficácia. Dessa forma, o objetivo da uroterapia é proporcionar as ferramentas e conhecimentos necessários para o paciente gerenciar o hábito urinário tanto quanto lhe for possível.
Quando a uroterapia é indicada?
A uroterapia é indicada para uma variedade de condições que afetam o trato urinário inferior, tanto em adultos quanto em crianças, tais como:
- Incontinência urinária diurna;
- Enurese noturna;
- Bexiga hiperativa;
- Retenção urinária;
- Síndrome da bexiga dolorosa.
Além disso, a uroterapia pode ser especialmente útil para pacientes que não respondem bem a tratamentos convencionais ou que querem evitar ou tentar adiar intervenções cirúrgicas e invasivas.
Conheça mais sobre a importância da uroterapia em crianças!
Quais são os benefícios da uroterapia?
Como a uroterapia permite recuperar o controle do hábito urinário, o maior benefício relatado pelos pacientes é a melhoria da qualidade de vida. Afinal, os resultados dessa abordagem aumentam a confiança e reduzem a ansiedade social relacionada às disfunções urinárias e intestinais. Além disso, essa é uma intervenção não invasiva, que evita a necessidade de recorrer a procedimentos cirúrgicos ou a medicações excessivas.
Importância da uroterapia em crianças
Grande parte dos problemas urológicos da criança pode ser solucionada quando ela aprende a controlar os próprios hábitos urinários através da uroterapia, o que também ajuda no seu desenvolvimento social.
Os principais exemplos de condições para as quais a uroterapia é indicada é a enurese noturna (xixi na cama) e incontinência urinária. Ao tratar essas condições (que são bastante comuns na criança e que muitas vezes envolvem questões psicológicas), é comum haver, também, uma melhora na dinâmica familiar.
Ou seja, a uroterapia é uma forma de tratamento que confere maior independência ao paciente e, muitas vezes, evita a necessidade de realizar tratamentos mais invasivos. Por isso, crianças com problemas urinários devem sempre passar por uma avaliação com um urologista pediátrico especializado e experiente no tratamento de disfunções urinárias.
Agende uma consulta e tire todas as suas dúvidas com o Dr. Rafael Locali.
Fontes: