Agende sua consulta
Agende uma consulta Fale conosco pelo WhatsApp

Varicocele na adolescência: o que é, causas e tratamentos

Imagem ilustrativa anatômica.
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

11 setembro, 2023

Na maior parte dos casos a varicocele é assintomática, mas alguns pacientes relatam dor e redução do volume testicular

A varicocele é uma condição médica caracterizada pela dilatação das veias que drenam o sangue dos testículos, resultando em vasos aumentados e tortuosos na região escrotal, além de uma deficiência na drenagem, podendo causar alguns sintomas e até mesmo infertilidade no futuro. Essa condição é mais comum em adolescentes e em adultos jovens, podendo afetar um ou ambos os testículos.

Preciso de um uropediatra para o meu filho!

Qual a causa da varicocele na adolescência?

A causa da varicocele na adolescência está relacionada à falta ou uma “insuficiência” de válvulas que são naturalmente encontradas dentro das veias e que têm a função de direcionar o fluxo do sangue venoso. Pode ser um quadro congênito, ou seja, não relacionado a fatores externos, mas também existem situações em que a varicocele é um sintoma de um outro problema, como síndrome de nutcracker (compressão da veia renal esquerda pela artéria mesentérica superior) ou tumores retroperitoneais.

Qual a incidência da varicocele na adolescência?

A varicocele é um quadro urológico relativamente comum nesta época da vida, estando presente em até 25% dos adolescentes, e rara antes da puberdade.

Por que a varicocele tende a aparecer na puberdade?

A varicocele tende a aparecer na puberdade devido às mudanças hormonais e ao rápido crescimento comuns a essa fase da vida dos meninos. Acredita-se que os hormônios sexuais, especialmente a testosterona, possam desempenhar um papel no aparecimento da varicocele na adolescência, bem como o aumento do fluxo sanguíneo para os testículos durante a puberdade pode sobrecarregar as veias do cordão espermático, tornando-as mais propensas à dilatação.

Preciso de um uropediatra para o meu filho!

Quais são os sintomas da varicocele na adolescência?

Na maioria dos casos, a varicocele na adolescência é assintomática, ou seja, não causa sintomas perceptíveis e que impactam a vida do menino. Porém, alguns pacientes podem relatar desconforto ou dor na região escrotal, que aumentam durante atividades físicas ou períodos prolongados em pé. Além disso, nos casos mais acentuados de varicocele, o paciente conta que as veias do escroto estão muito exuberantes.

Como é feito o diagnóstico da varicocele no adolescente?

O diagnóstico da varicocele na adolescência é realizado através do exame físico realizado por um especialista. Durante o exame, o médico pode verificar a presença de veias dilatadas ou tortuosas no escroto enquanto o paciente está em pé, e em alguns casos, podem ser realizados exames complementares, como o ultrassom doppler escrotal, para confirmar o diagnóstico e avaliar o grau da varicocele.

Quais são os graus da varicocele no adolescente?

A varicocele na adolescência é classificada em graus de acordo com a sua gravidade:

  • Grau I (leve): As veias dilatadas não são palpáveis e só podem ser detectadas por meio de exames de imagem;
  • Grau II (moderado): As veias dilatadas são palpáveis e podem ser sentidas apenas quando o paciente está em pé;
  • Grau III (importante): As veias dilatadas são facilmente palpáveis, mesmo quando o paciente está deitado.

Preciso de um uropediatra para o meu filho!

A varicocele pode acarretar quais problemas no adolescente?

Embora muitos adolescentes com varicocele não apresentem problemas significativos, a condição pode, em alguns casos, levar a complicações, tais como:

  • Dor que incapacita algumas atividades físicas;
  • Atrofia testicular;
  • Infertilidade;
  • Sensação de peso na região escrotal.

Dentre essas, a preocupação mais frequente é a infertilidade ou subfertilidade, pois embora o quadro muitas vezes seja assintomático, a varicocele pode causar uma elevação da temperatura nos testículos e prejudicar a produção de espermatozoides de qualidade, levando a problemas de fertilidade no futuro.

Essa, que é a principal causa tratável de infertilidade masculina, está presente em aproximadamente 40% dos homens que nunca tiveram filhos e em 80% daqueles que já tiveram filhos, mas que não conseguem mais engravidar devido a uma perda na qualidade do sêmen.

Por que pode ocorrer diminuição do volume do testículo com varicocele no adolescente?

A diminuição do volume testicular pode ocorrer devido ao acúmulo de sangue nas veias dilatadas, que causa pressão e danos ao tecido subjacente, levando a uma atrofia testicular, ou seja, um testículo com menor volume.

Preciso de um uropediatra para o meu filho!

Qual o tratamento da varicocele no adolescente?

O tratamento da varicocele na adolescência é recomendado quando há sintomas significativos ou alterações no tamanho dos testículos. A intervenção cirúrgica, chamada de varicocelectomia, é o procedimento padrão para o tratamento da varicocele. Existem algumas formas de realizar esse procedimento, e, atualmente, a melhor opção é usar um microscópio para fazer a ligadura das dilatadas do cordão espermático.

Assim, todos os meninos com varicocele devem ser avaliados por um urologista, independente de sentir dores, incômodos ou outros sintomas. A partir dessa consulta, é possível classificar o grau de varicocele e definir a melhor conduta de tratamento.

Tire dúvidas ou marque sua consulta para saber mais a respeito com o urologista Dr. Rafael Locali.

Fontes:

Portal da Urologia

Hospital Albert Einstein

Dr. Rafal Locali
Dr. Rafael Fagionato Locali
Urologista
CRM 133874
Logo Dr. Rafael Locali
planeta_22 planeta_11 planeta_22 planeta_11menino_footer_blog_interno