Agende uma consultaFale conosco pelo WhatsApp

A cirurgia robótica realmente é melhor?

A cirurgia robótica realmente é melhor?
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

A cirurgia robótica realmente é melhor?

12 julho, 2016

O câncer de próstata é o tumor mais comum no homem, e a cirurgia é uma excelente opção de tratamento definitivo. Os procedimentos minimamente invasivos tem ganhado força, especialmente com o uso da cirurgia robótica, em contraposição à clássica cirurgia aberta para remoção da próstata. Apesar de a cirurgia robótica oferecer melhores resultados estéticos e melhor recuperação pós-operatória, não existem dados consistentes para afirmar essa técnica oferece menores chances de incontinência, impotência e margens positivas, quando comparadas com a cirurgia aberta.

Por isso, recentemente, foi publicado um estudo retrospectivo, americano, que avaliou se a cirurgia robótica oferece menor risco de margens positivas, necessidade de radioterapia (RT) no pós-operatório, necessidade de reinternação precoce e mortalidade, quando comparado com a cirurgia aberta.

Os pesquisadores avaliaram 26662 pacientes que foram submetidos à prostatectomia radical, pela técnica aberta ou com cirurgia robótica. Os resultados mostraram que a cirurgia robótica tem menores chances margens positivas, menor necessidade de RT no pós-operatório e, ainda, menor chance de reinternação precoce e mortalidade relacionada ao procedimento.

No entanto, precisamos ter em mente que, apesar da excelente impressão que esse estudo mostra do uso da cirurgia robótica para tratamento do câncer de próstata, esse não é o melhor tipo de pesquisa para se provar que uma técnica é melhor que a outra. Entretanto, esses resultados já apontam para uma possível superioridade da cirurgia robótica.

Referência:

Comparison of perioperative and early oncologic outcomes between open and robotic assisted laparoscopic prostatectomy in a contemporary population based cohort. Journal of Urology. 2016; 196:76-81

Desenho de pesquisa: Estudo retrospectivo

Nível de evidência: 3b

Grau de recomendação: C

Para mais informações agende uma consulta com o Dr Rafael Fagionato Locali

Dr. Rafal Locali
Dr. Rafael Fagionato Locali
Urologista
CRM 133874
Logo Dr. Rafael Locali

planeta_22 planeta_11 planeta_22 planeta_11 menino_footer_blog_interno