Quais podem ser as causas de dor testicular na criança?

Criança deitada na cama com dor e mãos na barriga.

1 novembro, 2023

O escroto agudo é uma emergência médica, que deve ser rapidamente reconhecida e tratada

Durante os primeiros anos da vida de uma criança, muitas doenças e condições precisam ser tratadas em caráter de urgência para que sejam revertidas e não deixem sequelas a longo prazo. Por isso é fundamental que os pais e cuidadores estejam atentos a qualquer sinal ou sintoma de dor ou desconforto em seus filhos para buscar atendimento médico especializado e realizar as abordagens necessárias o mais breve possível.

No caso dos meninos, é recomendado ter uma atenção especial à região genital, pois existem diversas causas de dor testicular na criança, e a maioria precisa ser tratada precocemente para não gerar danos irreversíveis, principalmente se acompanhada de outros sintomas, como aumento do volume escrotal, calor e edema local.

Preciso de um uropediatra para o meu filho!

Causas da dor testicular na criança

Para identificar as causas de dor testicular na criança, é fundamental se atentar às características dos sintomas e ao surgimento de outros sinais, como:

• Inchaço local;
  • Vermelhidão e calor local;
  • Alterações urinárias;
  • Febre;
  • Náuseas ou vômitos;
  • Se há melhora da dor ao elevar manualmente os testículos.

Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, a dor testicular é a situação urológica mais preocupante na emergência, pois pode indicar torção testicular, quadro agudo caracterizado pela interrupção do suprimento sanguíneo para o testículo e uma das mais perigosas causas de dor testicular na criança.

Nesse caso, o paciente sentirá uma dor súbita e intensa no escroto, geralmente unilateral, sendo necessário buscar intervenção médica imediata para evitar danos permanentes ao sistema genital. Essa é a causa mais comum de dor testicular na infância e na adolescência

Outra possibilidade que deve ser investigada mediante queixa de dor escrotal é a epididimite, uma inflamação do epidídimo (estrutura que se localiza na parte de trás do testículo), geralmente ocasionada por infecções virais ou bacterianas. Quando associado a edema e febre, é preciso cogitar esse quadro como uma das causas de dor testicular na criança, condição que corresponde a aproximadamente 10% dos casos.

Além da torção testicular e da epididimite, a Sociedade Brasileira de Pediatria elenca as seguintes situações como causas de dor testicular na criança:

• Torção testicular intermitente;
  • Hérnia inguinal ou hidrocele;
  • Trauma físico;
  • Neoplasias (mais associadas ao aumento de volume);
  • Celulite;
  • Vasculite, como Púrpura de Henoch-Schönlein.

Fatores de risco da dor testicular na criança

Alguns fatores podem aumentar o risco de uma criança desenvolver dor testicular, sendo fundamental que pais e cuidadores estejam cientes desses fatores para tomar medidas preventivas ou procurar ajuda médica quando necessário. Alguns dos fatores de risco incluem:

• Idade, sendo mais comum em crianças mais velhas e adolescentes;
  • Histórico familiar positivo para torção testicular;
  • Atividades físicas intensas;
  • Infecções prévias no sistema urogenital;
  • Anormalidades anatômicas desde o nascimento.

Importância de investigar as causas da dor testicular na criança

A dor testicular em crianças nunca deve ser subestimada, pois pode indicar problemas graves que requerem tratamento imediato, e ignorar esse sintoma pode levar a complicações sérias, incluindo a perda do testículo. Portanto, é crucial investigar as causas de dor testicular na criança o mais rápido possível.

O primeiro passo é a consulta médica com um profissional especializado em caráter de emergência para determinar a origem da dor e fazer um diagnóstico adequado. Assim, dependendo da causa, o tratamento pode variar desde medidas simples, como repouso e analgésicos, até procedimentos cirúrgicos de emergência.

Dicas para a prevenção da dor testicular na criança

Embora nem todas as causas de dor testicular na criança possam ser evitadas, há medidas que os pais e cuidadores podem tomar para prevenir e minimizar os riscos, tais como:

• Promover e educar sobre higiene íntima adequada;
  • Educar sobre autocuidado e a importância de utilizar equipamentos de proteção durante atividades físicas de contato;
  • Realizar acompanhamento e exames médicos regularmente;
  • Promover um ambiente de comunicação aberta para que os meninos se sintam à vontade para relatar qualquer desconforto ou dor.

Como o Dr. Rafael Locali pode ajudar o seu filho?

Em casos de dor testicular, é essencial contar com um profissional de saúde comprometido com o paciente e a família, bem como especializado para avaliar, diagnosticar e tratar a condição. O Dr. Rafael Locali é um urologista pediátrico com vasta experiência no atendimento a crianças com problemas urológicos, e amplo conhecimento sobre as causas de dor testicular na criança. Seus serviços incluem diagnóstico preciso, tratamento especializado para as diversas condições de saúde e apoio às famílias.

Tire dúvidas ou marque sua consulta para saber mais a respeito com o Urologista Dr. Rafael Locali.

Biblioteca Virtual em Saúde

Sociedade Brasileira de Pediatria