Agende sua consulta
Agende uma consulta Fale conosco pelo WhatsApp

Circuncisão: o que é e como é feita?

Imagem ilustrativa de uma circuncisão.
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

8 julho, 2024

Procedimento de baixa complexidade, a circuncisão é geralmente indicada para tratar complicações associadas à fimose

Um dos procedimentos mais antigos e mais realizados em todo o mundo é a circuncisão – ou postectomia –, uma cirurgia realizada pelo urologista com o objetivo de remover o prepúcio (a pele que cobre a glande do pênis). Dentre suas indicações estão as complicações associadas à fimose, algumas profilaxias e motivos religiosos ou culturais

A circuncisão é um procedimento rápido e de baixa complexidade que, se realizado por um profissional especializado, é praticamente livre de complicações. Por isso, compreender melhor o procedimento, suas indicações e como encontrar um urologista para realizá-lo são medidas importantes para aqueles que se submeterão a uma postectomia.

Logo Dr. Rafael Locali

Consulte um urologista pediátrico para tratar complicações associadas a fimose!

O que é a circuncisão?

A circuncisão é uma cirurgia de pequeno porte, realizada pelo urologista, com o objetivo de remover parcial ou totalmente o prepúcio, que é a camada de pele que cobre a glande. Historicamente, a circuncisão tem sido realizada por motivos religiosos e culturais, especialmente entre judeus e muçulmanos, sendo que em algumas sociedades, a circuncisão é amplamente realizada como um rito de passagem.

Para quem a circuncisão é indicada?

Os motivos pelos quais a circuncisão pode ser indicada se dividem em três categorias: questões culturais ou religiosas, medidas profiláticas e tratamento de doenças. Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, as principais indicações médicas para a circuncisão incluem:

  • Fimose patológica congênita: quando a criança nasce com excesso de pele sobre a glande, causando repercussões patológicas;
  • Parafimose: quando o prepúcio é retraído e forma-se um “anel constritivo” que impede seu retorno sobre a glande – uma urgência médica;
  • Balanopostite de repetição: quando há recorrência de infecção do prepúcio e da glande devido à dificuldade de higienizar a região;
  • Malformações do trato urinário: algumas condições, como o refluxo vésico-ureteral, podem ser indicação para a circuncisão, de modo a diminuir o risco de infecções;
  • Pacientes com alguma síndrome que o impeça de realizar a higienização adequada sozinho.

Porém, muitos outros motivos podem, de fato, serem indicados para fazer a cirurgia, sendo que o urologista é o profissional mais adequado para avaliar o paciente e orientar quanto à necessidade de circuncisão.

A circuncisão reduz o risco de doenças graves?

Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, alguns estudos têm demonstrado que a circuncisão pode reduzir em até 60% o risco de infecção pelo HIV, além de diminuir o risco de o homem desenvolver câncer de pênis. Por esse motivo, muitos pais e pacientes adultos têm procurado informações sobre a postectomia.

Porém, é preciso lembrar que esse é um procedimento cirúrgico e que, embora seja de baixa complexidade, não é totalmente livre de complicações – motivo pelo qual a indicação profilática da circuncisão não é ainda tão bem estabelecida entre a comunidade médica. Por isso, todos os benefícios e desvantagens devem ser avaliados e conversados entre equipe médica, paciente e familiares.

Como é feita a cirurgia?

Circuncisão é o nome popular para a cirurgia de postectomia, um procedimento relativamente rápido e simples, mas que deve ser realizado por um profissional de saúde qualificado, experiente e em um centro de saúde adequado. O procedimento em si consiste em remover o prepúcio de forma parcial ou completa.

A finalização da cirurgia pode variar de acordo com a técnica utilizada, podendo incluir uma sutura com fio absorvível ou até a inserção de um pequeno anel de plástico que cairá sozinho após alguns dias. Portanto, é extremamente importante conversar com o urologista antes da cirurgia de circuncisão e esclarecer todas as dúvidas referentes ao procedimento.

Logo Dr. Rafael Locali

Realize a cirurgia circuncisão com um urologista especializado!

Possíveis riscos da circuncisão

Quando realizada por um urologista especializado e experiente na área, as taxas de complicações da circuncisão variam entre 0,2% e 3% e geralmente são leves, como hematomas, abertura dos pontos e infecção local. Porém, assim como qualquer outro procedimento cirúrgico, a postectomia pode ter algumas complicações maiores – como remoção excessiva de prepúcio e formação de cicatrizes –, mas que são extremamente raras se for feita por um especialista.

É importante também frisar que a circuncisão não reduz a sensibilidade e nem afeta o prazer sexual no longo prazo – uma dúvida e preocupação bastante comum entre os adolescentes e adultos que optam pelo procedimento.

Como é a recuperação?

Por ser uma cirurgia de pequeno porte, na maioria das vezes o paciente tem alta no mesmo dia com orientações e cuidados, como:

  • Analgesia caso tenha dor;
  • Manter o local higienizado com água e sabão;
  • Utilizar roupas íntimas leves e “folgadas” para evitar umidade e irritação;
  • Não aplicar pomadas ou outros produtos que não sejam indicação do próprio cirurgião;
  • Manter dieta habitual;
  • Procurar o cirurgião em caso de febre, sangramento ou inchaço importante;
  • Retornar à consulta de acompanhamento, conforme agendado pelo cirurgião.

Nos adultos e crianças maiores, o médico indicará o tempo de repouso necessário após a circuncisão e quais atividades devem ser evitadas nos primeiros dias. Afinal, cada paciente tem uma orientação específica sobre tempo de afastamento das atividades escolares, laborais, relação sexual e exercícios físicos.

Portanto, para garantir uma recuperação tranquila após a circuncisão, é fundamental seguir rigorosamente as orientações médicas e comparecer a todas as consultas de acompanhamento.

Qual médico realiza a circuncisão?

A circuncisão é um procedimento cirúrgico que deve ser realizado por um profissional especializado e experiente para garantir os melhores resultados funcionais e estéticos, assim como reduzir os riscos de complicações. Ou seja, a postectomia deve ser feita por um urologista, que é o médico especializado na saúde do trato urinário e do sistema reprodutor masculino.

No caso de crianças ou recém-nascidos que farão a circuncisão, a orientação é procurar especificamente um urologista infantil, pois esse profissional está preparado para lidar com as especificidades desse público.

Assim, para escolher o profissional adequado para realizar a circuncisão, considere os seguintes fatores:

  • Formação: verifique a formação médica do urologista e confira, no site do CRM, se ele possui RQE, o Registro de Qualificação de Especialidade;
  • Reputação e recomendações: procure recomendações de outros pacientes ou de profissionais de saúde confiáveis;
  • Conforto e confiança: escolha um urologista com quem você se sinta confortável e confiante para discutir todas as suas preocupações e perguntas;
  • Local do procedimento: tão importante quanto a escolha do médico, é a escolha do local onde a cirurgia será feita. Por isso, confirme os locais em que o cirurgião opera.

Portanto, se você está considerando a circuncisão para você ou seu filho, busque um médico especializado para discutir todas as opções e esclarecer todas as dúvidas. O Dr. Rafael Locali é um urologista infantil com experiência internacional, que realiza inúmeros procedimentos, incluindo a circuncisão e cirurgias robóticas.

Agende uma consulta com o Dr. Rafael Locali..

 

Fontes:

Sociedade Brasileira de Urologia

Sociedade Brasileira de Pediatria

Dr. Rafal Locali
Dr. Rafael Fagionato Locali
Urologista
CRM 133874
Logo Dr. Rafael Locali
planeta_22 planeta_11 planeta_22 planeta_11menino_footer_blog_interno