Curvatura peniana congênita: causas, sintomas e tratamentos

Imagem anatômica ilustrativa

22 junho, 2023

Quanto mais cedo a curvatura peniana congênita for diagnosticada e tratada, menores serão as complicações emocionais para o paciente

A curvatura peniana congênita é uma condição urológica causada por uma anormalidade no tecido peniano que impede o seu crescimento normal e faz com que o órgão se curve para um lado. A curvatura peniana congênita habitualmente direciona o pênis para baixo, quando ereto, porém, pode variar em grau e direção. Em alguns casos, a intensidade da curvatura é tão grande que pode interferir na função sexual, impossibilitando a penetração ou provocando dor no homem e/ou parceira(o) quando consegue penetrar.

Causas e fatores de risco da curvatura peniana congênita

Não se conhece completamente a causa exata da curvatura peniana congênita, apesar de uma variedade de fatores estar associada à ocorrência da curvatura peniana congênita, como aspectos genéticos, hormonais ou ambientais. Além disso, a curvatura peniana congênita pode associar-se a outras malformações penianas como as hipospádias.

Um outro aspecto importante é diferenciar a curvatura peniana congênita da curvatura peniana adquirida, que ocorre nos homens adultos, mais maduros, e é chamada de doença de Peyronie. É uma condição completamente diferente da curvatura congênita, tanto em aspectos etiológicos quanto em formas de condução e tratamento, apesar de algumas técnicas cirúrgicas serem semelhantes.

Uropediatra Dr. Rafael Locali.

Ajudamos você a encontrar a melhor solução para a saúde do seu filho.
Entre em contato e saiba mais.

Agenda sua consulta

Sintomas da curvatura peniana congênita

Habitualmente, a curvatura peniana congênita é assintomática, e muitas vezes não é percebida pelos pais ou pediatras que fazem a puericultura da criança. Por isso, o diagnóstico desse problema acaba sendo realizado na adolescência, quando próprio paciente percebe que existe algo anormal no formato do pênis durante a ereção.

No entanto, não devemos deixar o diagnóstico ser realizado nessa idade, pois o tratamento é tão mais desconfortável para o paciente, quanto maior ele for. Por isso, é importante que os pais observem seus filhos, especialmente quando tiverem as ereções espontâneas, para avaliar se existe alguma curvatura que julguem anormal. Além disso, é imperioso que durante o exame físico das crianças, o médico avalie com cuidado a haste peniana, eventualmente até estimulando uma ereção durante o exame físico, pois somente assim é possível diagnosticar a curvatura peniana congênita.

Diagnóstico da curvatura peniana congênita

O diagnóstico da curvatura peniana congênita, geralmente, é feito através de um exame físico genital, em que o médico avalia a curvatura do pênis e sua intensidade, os eixos dessa curvatura, além da associação dessa curvatura com outras malformações penianas.

Tratamento da curvatura peniana congênita

O tratamento para essa condição depende do grau da curvatura peniana congênita e de outros sintomas apresentados pelo paciente. Vale lembrar que nenhum pênis é completamente reto, sendo normal a presença de pequenos desvios ou curvaturas, e isso NÃO precisa de qualquer tratamento.

No entanto, nos casos de curvatura peniana mais acentuada, habitualmente com ângulos superiores a 30 graus, existe a indicação de tratamento cirúrgico, pois certamente acarretará dor, desconforto ou prejuízo na relação sexual no futuro.

Dessa forma, em curvaturas pequenas, recomenda-se apenas a observação, sem tratamento ativo, principalmente nos pacientes jovens que ainda estão em desenvolvimento e se beneficiam da espera vigilante. Por outro lado, em curvaturas mais acentuadas, o tratamento cirúrgico é imperioso. Habitualmente, em crianças, usam-se as técnicas de plicatura, e, muito menos comumente, a colocação de enxertos.

No entanto, um ponto fundamental do tratamento da curvatura peniana congênita é a individualização da abordagem, assim como uma conversa clara e com os pais e paciente, especialmente quando ele já for adolescente.

Prevenção da curvatura peniana congênita

Não há uma forma conhecida de prevenção da curvatura peniana congênita, uma vez que está presente desde o nascimento, mas sabe-se que distúrbios hormonais e condições genéticas costumam estar associados. Especificamente no caso da curvatura peniana congênita, o mais importante é o diagnóstico precoce, e não exatamente uma forma de preveni-la.

Complicações da curvatura peniana congênita

A curvatura peniana congênita, quando não tratada, traz algumas complicações ao longo da vida, principalmente após a puberdade, como constrangimento, insegurança, problemas psicológicos, emocionais, disfunção erétil e dor durante o sexo.

Por isso, é importante que os homens que apresentam curvatura peniana congênita procurem um uropediatra para diagnóstico e tratamento adequado. O tratamento auxilia na melhora da curvatura, alívio dos sintomas, autoestima, bem-estar emocional e qualidade de vida geral.

Tire dúvidas ou marque sua consulta para saber mais a respeito com o urologista Dr. Rafael Locali.

Fonte:

Sociedade Brasileira de Urologia